.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sábado, 11 de outubro de 2014

E Viva as Crianças!


Todos somos unânimes no pensamento de que as crianças são criaturinhas maravilhosas, almas puras, inocentes e sem maldade no coração. Por isto devemos festejar estes pequenos seres neste dia especial a eles dedicado.  Lembrando que todos fomos um dia iguais a eles, vimos nos olhos do pai e da mãe, o amor, segurança e esperança, com isso crescemos e agora, temos a alegria e a responsabilidade de direcionarmos nossos pequenos também.

Admiro os pais e avós que se dedicam amorosamente na tarefa de educar antes de seus pequenos irem para a escola, pois etiqueta social hoje, é o que chamávamos no passado "educação de berço".
Ensinar a cumprimentar as pessoas, a ceder lugar aos mais velhos, a esperar o momento para falar e comportar-se à mesa, são itens que aprende-se em casa e não na escola. Basta ter carinho, atenção, paciência e jeitinho, pois criança não gosta de sermão, mas antes de tudo, imitam a gente. 
Portanto, sejamos um bom modelo para elas, pois um mundo de amor, pode durar a vida inteira neles.

E deixo aqui pérolas em palavras do inesquecível Rubem Alves, para todos os pais e avós neste dia da criança:


"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".













12 comentários:

chica disse...

Beth, que lindo texto trouxeste para leitura! Maravilha e a homenagem às crianças perfeita! bjs, feliz dia pra todas nós,chica

Célia disse...

Bela homenagem... texto que nos leva à reflexão como conviver e educar nossos pequenos! Sensibilidade, que eles têm de sobra e o adulto é louquinho por destruí-la! Que fiquemos atentos... E, tenhamos humildade para aprendermos muito com eles!
Abraço.

Maria Célia disse...

Ei Beth
Palavras bonitas, querida, que traduzem meu pensamento a respeito das crianças.
O amor, carinho, a fala mansa, os limites dados e o exemplo, são aliados muito importantes na educação de uma criança, sobretudo para que ela se transforme num adulto generoso, confiante e amoroso.
O pensamento de Rubem Alves é uma joia.
Um beijo.

Silvana Haddad disse...

Beth:
Também sou adepta a antiga tarefa de transmitir os bons modos dentro de casa.
Um bom exemplo vale muito mais do que horas de sermão e castigos.
Bjs.:
Sil

Anne Lieri disse...

Que bonita msg de Rubem Alves! De fato a criança aprende mais fazendo e sentindo que decorando teorias sem sentido. Um excelente texto em homenagem ao dia das crianças! bjs,

Cristina Pavani disse...

É exatamente assim, Alfazema! E esta criançadinha esperta é o melhor creme rejuvenescedor que existe...
Conhecer cada história de vida, compreender cada comportamento, antecipar cada atitude-chave, embarcar em cada jogo simbólico. Assim, nos impregnamos de criancice.

Beijão procê

Unknown disse...

Saudades daqui...

Bjos.

Camille disse...

Muito lindo. E isso mesmo, educação vem de berço. E quando não vem aprende na rua, pior. Adorei o texto e tb o texto do seu escritor favorito.
Bjos e boa semana!

Vane M. disse...

Lindo texto adocicado com a doçura de Rubem Alves. Tenho certeza que a adultos está faltando de fato compreender que a beleza precisa vir primeiro. Um abraço!

Calu Barros disse...

Deliciosa e reconfortante mensagem vc nos traz Betinha; a doçura e os cuidados com a "educação dos pequenos" deveriam ser a principal preocupação dos adultos.
O brinde de Rubem Alves, adorna tudo.

Bela semana.
Bjkas,
Calu

Beatriz disse...

Oi Beth!!!
Rubem Alves é tudo de bom, não é!?
Não tenho filhos, portanto não terei netos.....mas procuro cuidar um pouquinho das crianças que encontro pelo caminho, dar um pouquinho de alegria, pois elas são pura magia!

Beijinhos querida
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Lúcia Soares disse...

Beth, a magia de se ser criança não pode se perder de nós. Agora, vivendo a vida com os netos, sei verdadeiramente como é bom ter uma criança por perto, sempre. (para curtir, como avó, não para pajear...)
Ter os netos está sendo um momento mágico para mim, é indescritível tê-los.
Eles despertem em mim os melhores sentimentos e eu os entendo mais do que entendi aos pais.
O texto de Rubem Alves é lindo.
Beijo.