.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sábado, 14 de setembro de 2013

Os tesouros do Rio


-GuaRantiga-Facebook-

Com a iminência da Copa do Mundo e das Olimpíadas, o Rio de Janeiro é uma cidade no presente momento, complicada de se locomover, com obras para todos os cantos e um stress cotidiano para quem trabalha no centro e mora distante. Por sinal, a maioria das pessoas mora distante, muito poucos residem no centro da cidade, embora tenha sido ali que começou a vida do povo carioca. Entre o Morro do Castelo e a zona portuária onde desembarcaram mais de 200 mil escravos africanos que foram se misturando aos índios e com os portugueses. Depois, já no século XIX, com a finalidade do saneamento e ampliação da malha viária, Pereira Passos, grande engenheiro e prefeito da cidade, demoliu casarões, abriu diversas ruas e alargou outras. O alargamento das ruas permitiu o arejamento, ventilação e melhor iluminação do centro e aquela cidade conhecida pelo apelido de Cidade da Morte, ganhava então o título de Cidade Maravilhosa.

Mas, o que este inteligente homem não podia prever é que seu plano implicou em alto custo social e muitas pessoas não podiam pagar para morar no belo centro todo renovado e com ares europeus, assim, muitos foram para os subúrbios e outros, principalmente os escravos, recém libertos, foram para os morros, formando então as favelas e isto marcou a configuração da cidade até os dias de hoje.

Agora temos um prefeito e um governador empenhados em mostrar serviço para a Fifa e, novamente, a heróica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro está sendo esburacada, viaduto na mira para ser demolido e mais uma linha de metrô sendo construída. Assim,  não só Operários trabalham e convivem com o ritmo frenético do canteiro de obras da Linha 4 do metrô carioca, como Arqueólogos, em número de 26 profissionais, que desde março resgataram e estocaram milhares de peças, algumas relíquias datadas dos séculos XVII, XVIII e mais atuais do século XIX, como uma escova de dentes, uma caixa em louça para pasta de dentes, itens que ajudam a reconstituir os hábitos sociais, principalmente da elite e da família imperial, pois usavam a região como área de descarte, já que na época não havia  coleta de lixo, então os moradores enterravam resíduos nos seus quintais.

Estes objetos que falam muito da memória do Rio, serão mostrados para visitação ao final de toda esta obra, mas achei tão interessantes as imagens de alguns desses objetos que vi hoje neste site, que resolvi trazê-las para dividir esta bonita descoberta com os amigos que não estão plugados nas notícias daqui.



Xícaras francesas e inglesas encontradas no sítio arqueológico da Leopoldina-RJ.


Quem sabe daqui há alguns duzentos ou trezentos anos, quando outro prefeito resolver fazer novas obras e dar, enfim, solução para todos os nossos problemas de locomoção e moradia, o que será que vão achar de nossas lembranças materiais?







19 comentários:

Unknown disse...

Gente que legal né?
Deve ser muito emocionante encontrar objetos de outras épocas, tentar recriar como viviam, seus costumes na época.
A história antiga me fascina, notar como evoluímos, como os costumes mudaram, o modo de pensar de agir.

Lindo demais.

Obrigada por partilhar..

Beijinhos e um final de semana super lindo viu?

chica disse...

Beth, sei bem desse problema de escavações, buraqueiras, prefeitos querendo fazer para aparecer , Copa onde não cabia ser feita como aqui em P.Alegre e tantas coisas mais. Agora os resquícios dessa história que foi descoberta, vale a pena ver... Gostei das peças e do azul delas.

Lindo fds, beijos, chica

chica disse...

Beth, voltei ..Esqueci de falar que certamente o que sobrará de nós não será lindo assim... Cacos de cristais "cica", certamente sim,rs beijos,chica

Elisa T. Campos disse...

Beth

E cada vez mais as grandes cidades como a sua e aqui em S.Paulo vao ficando complicadas . Aqui nem alargamento de ruas não é mais possível e o trânsito nas horas de picos fica um caos. Ver para crer com a copa do ano que vem.

Mas graças a essas escavações ai no Rio foram descobertos esse acervo arqueológico. Mais um marco a acrescentar na história da época imperial

Um bom dia para você.
Bjs

Anônimo disse...

Yess! A chica disse o que eu estava pronta para dizer também. Que nós não deixaremos tão lindas recordações. Acho mesmo que só deixaremos lixo! Muito boa a postagem Beth, adorei. Beijos e um lindo sábado. Marli

JAN disse...

Oi Beth!
Por aqui (Curitiba) as obras estão causando muitos transtornos... e aqui não foram encontrados objetos interessantes como aí.
GOSTEI DO POST.

Abração
Jan

Lulú disse...


Olá Beth
Difícil imaginar o que as escavações no futuro, vão encontrar o que sobrou dessas gerações atuais.
Peças muito bonitas estas que você
postou.
Beijos
Maria Luiza (Lulú)

Lu Souza Brito disse...

Olá Beth,

No meio do caos, uma coisa boa não é? Lembro da época que pretendiam construir um novo condomínio em Ilhabela e descobriram muitos artefatos do período colonial. Tornou-se um sitio arqueológico e as escavações e estudos duraram mais de 4 anos.

O que acharam da gente? os lixos eletrônicos talvez, rsrsrsr.

Anne Lieri disse...

Achei lindas as peças encontradas e é bom que sejam preservadas.Pena que o custo seja tão alto pra população,quanto transtorno,não?bjs,

Beatriz disse...

Ah, meu Rio querido......pena que ultimamente só temos vivido das boas lembranças de tempos atrás.... Vi as peças no site, são lindas! Mas bem que o Rio precisava de uma faxina de VERDADE, começando pelo prefeito e pelo governador, que tal!?

Saudades cariocas!

Bia

ONG ALERTA disse...

Uma maravilha....beijo Lisette.

Calu Barros disse...

Betinha,
vc sabe que sou uma arqueóloga frustrada(rsrs), e vibro com estas descobertas reveladoras do cotidiano de outras épocas.Teu post está lindamente entrelaçado entre o histórico e o atual.

Acredito que daqui a uns trezentos anos serão achados lixos tóxicos e contaminadores do solo bem ao estilo de filmes de ficção científica.Pena!

Belo domingo aí.
Bjos,
Calu

Camille disse...

Que reforma na cidade. E que transtorno para todos. Lembro no começo do ano que toda essa coisa ja dava para sentir. O nao saber para onde virar, o transito mudou todo. Mas ainda assim, que foto linda!!!
E não deixo de pensar que não foram 200 mil escravos, mas X africanos que se tornaram escravos aqui. Mania... de mãe de aluna em idade escolar.
Beijos Beth, parabens pelo blog como sempre lindo. E boa semana para voce.
Cam

Teredecorando disse...

Olá amiga Beth,
Acho fascinante essas descobertas. Espero que o Rio fique no padrão Fifa. E vou amar ver tudo que foi encontrado nas escavações.
Beijos mil

ONG ALERTA disse...

O pais inteiro esta um caos em função da copa....
Beijo Lisette.

Regina Rozenbaum disse...

Eiii Bethita!
Então pelo que li no seu texto e nos comentários acima a "EMOBRÁS" é por toooodo o Brasil e os transtornos idem! Aqui em Beagá está um caos e eles nos pedem paciência para aguardamos o final das obras e verificarmos as melhorias. Tanta desapropriação...ai ai. Tô com a Chica rsrs creio que vão encontrar só cristal cica rsrs
Beijuuss

ML disse...

Beth, só quero ver se as obras vão durar ou se não passam de + 1 make up
; > )

bjnhsssssss

Crista disse...

Lindo!!!!!!!!!!!
Fico imaginando o que escavarão sobre o que nós deixamos...
Triste pensar que não será essa beleza que nós estamos tendo a chance de ver.
Beijão...

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Beth
Gostei muito das louças azuis... Lindas!!! me fez lembrar doas que tinham meus pais pelo casamento... há mais de 60 anos atrás...
Fui ao RJ e vi tanta obra esparramada que parecia demolição do Rio antigo... rs...
Engarrafamentos tem sempre por tanta obra ou similares... Tenho visto que é assim como vc diz!!!
Por ora, o RJ está intransitável...
fora que o trajeto atual das ruas confunde os motoristas... Haja GPS!!!
Bjm de paz e bem