.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

quarta-feira, 20 de março de 2013

E você, quer ser pé de quê?


-Imagem Corbis-

Assunto morte ou morrer não é lá uma coisa muito interessante pra se falar em redes sociais ou blogs, mas antes de tudo é uma realidade e não podemos tapar o sol com a peneira ou fugir de pensarmos sobre este outro lado da vida.

Mas, quem sabe o assunto poderá tornar-se mais leve, mais esperançoso, mais . . . digamos assim, frutífero!

E se você pedisse para ser uma jabuticabeira cheia de frutinhos agarrados ao seu caule ou com florezinhas brancas na primavera? Quem sabe um enorme e exuberante ipê amarelo chamando atenção de todos que passassem por perto ou uma mangueira frondosa que ficasse carregadinha de mangas suculentas e desse uma sombra acolhedora nos dias quentes?

É que eu vi uma ideia linda demais lá no Facebook na página do Ybá-design e pesquisa e vim mostrar aqui também pros amigos da blogosfera. Trata-se de uma bio-urna, feita de casca de coco, contendo turfa compactada e celulose, com as quais as suas cinzas serão misturadas. A urna, que é completamente biodegradável, contém uma semente de árvore, que irá germinar quando enterrada. O legal é que você pode até mesmo escolher que árvore você gostaria que crescesse. O projeto foi criado visando o ciclo natural da vida.  Não é bárbaro???

Então, eu vou agorinha explicar aqui pra turma de casa que eu quero mesmo ser cremada e virar uma Goiabeira, ficar bem rechonchuda de goiabinhas de setembro a março e ter aquele caule bonito e ao mesmo tempo delicado, onde me sentei debaixo por várias vezes na minha infância e me deliciei com seus frutos.

E você . . . quer ser pé de quê?







21 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Olá, queria amiga Beth
Feliz dia do blogueiro!!!
Queria ser pé de amora (amor + a)..
Tive 4 numa enorme casa no ES (onde vivi por 8 anos) bem como outras árvores frutíferas e sei do bem que faz à nossa saúde feminina... Tive uma menopausa intensa e rápida por causa dela...
Ajudara a curar males existências ou passageiros é bom demais!!!
Um raminho de flores do campo também me encantaria... quanta delicadeza no ar!!! Meu Deus!!!
Goiabeira é uma preferida minha e como fiz doces que colhi do próprio pé no ano passado onde morava (aquele de cachopinha, sabe como???)... Hum!!! Delícia e me lembra da infância tão feliz...
Bjm festivo de paz e bem

Lúcia Soares disse...

Nossa, Beth!Que tema! rsrs Mas é isso, não gostamos de falar da única coisa certa da vida, que é a morte. Hoje mesmo falamos, muito levemente, sobre ela, no FB. rs
Olha, jamis imaginei, estou tentando pensar, enquanto escrevo. Podemos apenas ser árvore frutífera, ou árvore grande? Ou pode-se optar em ser uma roseia, por exemplo?
Realmente, não sei um pé de que gostaria de ser..
Talvez, um pé de mexerica (tangerina, bergamota), que tem florezinhas lindas e o fruto cheio de gomos suculentos. Uma linda poncã. rs (Se mudar de ideia, volto pra contar).
Beijo!

chica disse...

Que legal isso! Adorei a idéia, mesmo com esse tema...

Gostaria de ser um oliveira...Assim a tradição da família do Kiko estaria mantida...

Mas se fosse de flores, gostaria de ser as primaveras...Acho lindas! beijos,tudo de bom,chica

Unknown disse...

Eu quero dividir minhas cinzas e virar um elder tree (nao sei como chama em portugues) e uma cerejeira ^^

Wanderley Elian Lima disse...

Oi Beth
A ideia é ótima. Eu com toda certeza gostaria de ser um abacateiro, pois é a fruta que mais gosto, e quando criança em minha casa tinha um pé enorme.
Bjux

cucchiaiopieno.com.br disse...

Querida Beth
Que interessante!
Assim como você, gostaria de ser uma goiabeira!
Ela dá o meu fruto preferido e na minha infância brincava sempre numa enorme goiabeira na casa na minha avó!
Bjos
Léia

Calu Barros disse...

Ah, eu quero ser uma laranjeira carregadinha de frutos dourados e suculentos e na época da floração encher os arredores com minhas flores brancas e perfumadas que tanto encantam e alegram as casas, as noivas,a vida...

Achei sensacional esta ideia.Como já tenho oficializada a minha cremação, vou providenciar este desejo de virar semente.
Grande dica, Betinha.
Um lindo dia pra vc, amiga.
Bjkas fresquinhas,
Calu

Pitanga Doce disse...

Nem é difícil adivinhar, né não, frô? PITANGUEIRA!!! Frutinho vermelho, inconstante (às vezes doce, às vezes azedinho)tem florzinha branca e delicada...
Ah, "esse cara sou eu". hehe

Mas o que eu queria mesmo ô "goiabinha", era fazer essa pose da imagem que ilustra teu post. Perninha lá no alto feito garça.

Teredecorando disse...

Olá Beth,
Já que é assim...Eu quero ser uma jabuticabeira...Adoro jabuticabas e além disso acho lindo demais quando está carregadinha, com o caule pretinhos de deliciosas frutinhas.
Parabéns pelo tempo e diversidade do seu blog.
Beijos mil

Misturação - Ana Karla disse...

Que legal Beth, ache muito interessante.
Agora pé de quê eu seria?
Vou pensar.
Xeros

pensandoemfamilia disse...

Oi Beth na infância subia em tantas árvores que escolher uma fica dificil. Penso que gostaria de seré de uma árvore que desse flores e frutos. quem sabe maruja.
bjs
Parabéns pelo niver da sua mana.

sheyla xavier disse...

OI, Beth

Seu blog está lindíssimo, faz tempo que não pssso por aqui. Poxa, que legal, assim eu quero morrer e virar semente logo rsrs Ideia mesmo incrível e interessante.
Eu quero ser um pé de pitanga, que dê frutos bem vermelhinhos e saborosos.

Bjokas e uma linda quinta.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Beth, vc e suas idéias, rs.

Eu gostaria de ser pé de Pêra, porque adoro pêras, rs.



E estou só passando para um abracos e desejar uma linda Páscoa!

Bjao

Somnia Carvalho disse...

hahaha ta parecendo eu em aula de filosofia! rs...

eu cheguei a conclusao que so a gente, ou seja, velha, pensa nessas coisas... meus adolescentes alunos acham, tem certeza de que morrerao muuuuito velhos e isso parece que levara uma eternidade. O que e triste, mas fato e que nos vamos perdendo gente pelo caminho e sentimos cada dia mais que so existe algo muito seguro nesta vida...

eu nao iria ser goiabeira, porque penso nos bichinhos nojentinhos que dao nas goiabas muito maduras... rs... tadinha de vc lilasona! rs... mas tudo bem, eu amo cheiro de goiaba! e amo goiaba boa!

eu seria com certeza uma jabuticabeira ou um pe de siriguela... amo os dois com aquelas frutas coladas nos troncos... e o sabor delas. e quando maduram caem e ja servem de adubo ali mesmo...

beijos lindona

Beatriz disse...

Oi Beth!!!

Sempre pensei em um dia voltar ao mar, em cinzas, onde toda a vida na Terra começou........mas se tiver que ser árvore.....SIM! Seria com certeza um jequitibá, típico de nossa mata atlântica, que significa em Tupi Guarani "Gigante da Floresta". Este sim é resistente, a floresta pode se acabar, mas lá está o jequitibá, firme e forte!
Beijinhos querida!

Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Vivian disse...

Bom dia,Beth/Lilas!!

Que ideia linda!!!Adorei!!
Quero ser Cerejeira japonesa.
O engraçado, lembrei agora, é que suas flores significam a brevidade da vida para os samurais.

Amo as flores de cerejeira!
Beijos! Tudo de bom!

Celia disse...

Beth, desconsidere o que escrevi antes com relacao ao meu blog. Tudo voltou ao normal. O esperancaeamor é o que continua valendo. Bom fim de semana. Bj

Unknown disse...

Puxa, eu sonhava em ser goiabeira também... Que bom, agora dá! Amei a idéia!
Beijos,
Sigried.
Rio de Metal
É Feito com Amor!

Cristina Pavani disse...

Oi Beth!
Adorei a ideia... e como "Chica Benta" que sou, também prefiro a goiabeira, e elas vão muito bem aqui no leste paulista!
Posso colar de você?

ML disse...

Ideia e solução linda, Beth, pergunta difícil...

Eu poderia ser um pé de... lavanda

Adoro a cor, o cheiro, o "look" ; > )))

bjnhsssssssssss

Selma Helena. disse...

Oi flor!

Que postagem legal!

Não conhecia esse projeto. Vou pesquisar sobre ele...

Ahhh... Eu acho que seria pé de sapoti.

Beijos


Selma