.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Apague a luz para enxergar a maravilha do Universo



Há dias olho pela minha varanda e uma outra varanda de um prédio quase em frente está acesa, noite e dia ela está acesa. O dono do apartamento não se incomoda com isto ou não é ele quem pagará a conta de eletricidade de sua casa no final do mês. O desperdício e a falta de noção de alguns poderá prejudicar enormemente o futuro deste planetinha!

Nosso mundo hoje é iluminado intensamente e isso é uma das maravilhosas invenções que tivemos no século passado e fez muita diferença na vida dos seres humanos. Entretanto, os pobres animais que habitam conosco a mesma cidade, como pássaros ou alguns outros silvestres, devem sofrer muito, pois imagino a dificuldade para dormirem com tanta luz de postes e casas iluminadas em volta de suas árvores, seus habitats!
E as crianças que moram em grandes cidades, provavelmente nunca viram uma Via Láctea num céu estrelado de inverno, quão maravilhosa é!

Porém, não consigo mais imaginar um mundo sem luz.

Mas, o fotógrafo Thierry Cohen conseguiu, e olhem que céu impressionante do Rio. Ele fez mais fotos de cidades com o céu estrelado, fotografado na mesma latitude.

Veja neste link a série completa. Vale a pena, é lindo!
Rio de Janeiro 22° 58’ 38’’ S 2011-06-04 lst 15:08

“Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto..” 
(O.Bilac)




17 comentários:

Inaie disse...

quando vi a foto de Dubai achei que vc estava por aqui...kkk

As luzes dos postes, da casa do vizinho me incomodam muito. Minha cortina do quarto nao tem black out e parece que é sempre claro lá fora. Dá uma sensaÇao pessima.

✿ chica disse...

Beth, também não me imagino num mundo sem luz e adoro olhar para os céus aqui na praia à noite e ver as luzinhas piscando, me chamando, brilhando... Lindo post! beijos ,chica

Wilqui Dias disse...

Eh lindo, mas só nas fotos...
Uma das coisas que eu nao gosto aqui da Noruega é o que eles chama de tempo do escuro(que acontece no inicio do inverno) é uma época horrivel e triste, por que alem do frio, chuvas geladas, nao ha luz solar(no Norte) aqui onde moro nao chega a ser extremo Norte, ainda tem luz das 10: as 15:00 mas mais pra cima no Nortao mesmo nao tem um tico de luz, só noite 24 horas é pesado, nos abala fisicamente e mentalmente, contamos os dias pra que esse tempo passe rapido, no reinventamos, e criamos coisas que nos ocupem ao maximo, quando a neve chega todos ficam muiiiiito felizes por que ela traz um certo claro ao escuro, e a luz volta a reinar... eu vi as fotos e pensei....O Rio é lindo mesmo no escuro, mas que bom só sao fotos rsrs.

Calu disse...

Ficamos nós, divididas entre estas oposições: luz natural ou artificial.Impossível negar os benefícios da luz elétrica e a nossa total impossibilidade moderna de prescindir dela, mas se houvesse um uso mais sensato, mais ecológico por parte de nós usuários,os benefícios aumentariam em escala planetária.
È bem verdade que um céu em luz lunar é surpreendente.
Bjos, amiga,
Calu

R. R. Barcellos disse...

Apague a luz.
Vá para o quintal.
Faça silêncio.
Olhe para o céu.

Na noite de 22 Júpiter dançará com a Lua...

Beijos.

Priscila Ferreira disse...

Linda essa foto dinda! poder ver as estrelas, muito bom!
beijos

Léia Silva disse...

Querida Beth
Também não consigo imaginar um mundo sem luz, mas nunca tinha parado para pensar nos sofrimentos dos animaizinhos com tantas delas acesas pelas cidades.
Não tem nada mais lindo do que observar as estrelas!
Linda foto.
Desejo a você, ao teu querido esposo e a teu filho um 2013 cheio de muitas bençãos e lindas realizações.
Um grande abraço
Léia

pensandoemfamilia disse...

Ah! Beth. Houve um tempo em que tinhamos a possibilidade de ver o c[eu pontilhado de estrelinhas, mas a poluição hoje já não nos permite mais.
Coloquei mais fotos do chile .
bjs

Regina Rozenbaum disse...

Que céu!!! Vejo-o assim, maravilhoso, quando estou na roça. Pouca iluminação, poluição etc e tal. É sim, sem dúvida, uma invenção fantástica. Mas quando perguntada entre a eletricidade e a água...hum, sem titubear: água. E me (pre)ocupo em demasia com esse recurso que ainda é esbanjado, sem o menor cuidado e consciência, em todos os cantos desse nosso planetinha azul! Fonte inesgotável? Sabemos que não e mesmo assim as mangueiras do desperdício estão escancaradas!
Beijuuss e um fds iluminado procê Bethita

Márcia Cobar disse...

Que fantástica essa sequência de fotos... San Francisco, NYC, Rio... Como seria diferente a nossa vida sem energia... Nem o fotófrafo poderia fotografar cenas tão bonitas.
Quanto estou na praia Betinha, gosto muito de olhar para o céu à noite, no rumo do mar infinito. Dá pra ter uma leve noção desse universo iluminado que temos acima de nós!
Bjim
Márcia

Teresinha disse...

Olá Beth,
Na minha infância, quando ia visitar a minha avó, era assim...Sem luz...Lamparinas, lampiões e um céu repleto de estrelas que iluminavam até a alma!
O desperdício está ai. Visível para vermos que algumas pessoas não se preocupam com nada mesmo. Economizar é a palavra de luxo e a palavra chave para um futuro sem racionamento, mas...
Sem luz e sem água é difícil demais. E ainda tem pessoas lavando as calçadas ao invés de varrer. Indignação total!!!
Essas imagens são belíssimas. Uma verdadeira obra de arte.
Você recebeu as fotos pelo e-mail?
Beijos mil

Toninho disse...

Para encantar todos os Bilacs do mundo amiga.
O museu de Petropolis ficou lindo.
Otima e grata partilha Beth.
Lindo fim de semana na serra ou não,mas que seja de paz e muita alegria.Com estas chuvas talvez a serra não seja uma boa né?
Carinhoso abraço amiga.
Bjo.

Georgia Aegerter disse...

Bethinha que coisa mais linda!

Aqui na Alemanha a gente nao vê tantas estrelas no céus.

Mas qdo dá eu fico estaziada com tamanha beleza.

Um lindo fim de semana

Bjao

Georgia Aegerter disse...

Bethinha que coisa mais linda!

Aqui na Alemanha a gente nao vê tantas estrelas no céus.

Mas qdo dá eu fico estaziada com tamanha beleza.

Um lindo fim de semana

Bjao

Maria Célia disse...

Olá Bety
Fotos encantadoras, achei a do Japão maravilhosa.
Brasileiro é um povo que não sabe poupar nada, muito menos energia elétrica, água e por aí vai.
Beijo

ML disse...

Lindíssimo, Betíssima!

E esse poema é uma gracinha, né?

bjnhs e ótima semana, Querida!

Lúcia Soares disse...

A foto é linda. A luz é necessária, não é à toa que se chama energia. Realmente os animais sentem muito a interferência do homem na natureza.
Ora, direis, ouvir estrelas.
Eu as ouço.
Beijo!