.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O Castelo da Charlô e do Bimbinho


-Google- 

Minha amiga Leila certo dia quis morar no interior, ter uma vida mais simples, curtir uma cidade pequena e fazer coisas novas e que lhe dessem prazeres diferentes do que a vida urbana de compras, gastos e badalações.  Então, resolveu procurar a casa que via na mini-série Presença de Anita que estava passando na televisão, soube por uma amiga que era na cidade de Vassouras e num final de semana resolveram ir juntas, conferir onde ficava aquele belo sobrado, quem sabe alugá-lo, não devia ser mais caro do que os preços em Ipanema. E foram. Chegando ao hotel, antes mesmo de preencherem a ficha na entrada, Leila foi logo perguntando ao recepcionista:  - Onde fica o sobradinho da Anita?
e ele prontamente respondeu-lhe:  - No Projac!

Foi um balde de água fria nos sonhos da Leila, e penso que de muita gente que, ao verem certas imagens nas novelas pensam que existem verdadeiramente, afinal as cidades cenográficas criadas são perfeitas em arquitetura e paisagismo e confundem muitas cabeças. Então, existem ou não existem? Algumas existem e estão facilmente à visitação.

Tem um cenário mostrado atualmente na novela global das sete, de um belo castelo onde moram os protagonistas Otávio e Charlô. Uma iluminação festiva, de gosto duvidoso, feita especialmente para a novela. Mas este tal castelo existe realmente, e fica lá na serra de Petrópolis, no distrito de Itaipava.
Foi construído em 1920 pelo Barão J. Smith de Vasconcellos, é famoso por ser uma reprodução de castelo renascentista, projetado pelo arquiteto Lúcio Costa.

Eu já estive lá visitando seu interior numa bonita mostra anual do Master Casa na Serra. Há mais de 20 anos este local é utilizado como espaço de eventos.
E para provar que ele existe, mostro algumas fotos que fiz, dentro e fora.
Pena não ter encontrado a Charlô e o Bimbinho!








Neste Reveillón o Castelo de Itaipava estará promovendo uma das mais belas e inesquecíveis festas, onde os convidados vão aproveitar da ceia até o café da manhã, com fogos de artifício e muita música em seus salões.

Se quiserem conhecer mais sobre este local, visitem este site aqui.





16 comentários:

Mariana Chatelain disse...

super interessante! e ainda mais do Lúcio Costa... hihi, na Universidade nao me contaram que ele tinha feito castelos renascentistas além de cidades modernas :)

chica disse...

Lindo esse castelo e como nos encantam,né? E realmente a Globo faz altas produções sempre, parecendo verdade! beijos,chica( Imagino o ano novo no castelo!)

Priscila Ferreira disse...

Nossa que lugar liiindo!!!

Rs, o Projac também é lindo né? como nos engana!
beijos dinda!

Calu Barros disse...

Um local que habitava os nossos sonhos infantis agora materializado nos atuais. È um prazer podermos nos sentir rainhas por um dia.Desfilar elegantemente por salões e aléas tão romanticamente arquitetados preenchendo doces fantasias.

Ainda passarei um revèillon neste castelo deslumbrante e se possível na companhia dum certo casal amigo.Já pensou, que espetáculo?

Tuas fotos nos transportam, Betinha.
Bjos de bom dia.
Calu

Isabel disse...

Parece um castelo europeu! É muito bonito. O Baasil é mesmo uma caixinha de surpresas :)

Pitanga Doce disse...

Olha, se tivessem deixado o castelo sem a iluminação Global ficava mais bonito. É coisa de sonho.

beijos e será que esse tempinho vai mudar justo no final de semana???

Márcia Cobar disse...

Betinha!!!
Eu não tinha idéia da existência desse castelo fofolete na região de Itaipava!
Adorei!
"Gramú" total!
Imagino as pompas da festa de reveillon por lá... Fiquei até com vontade de participar!
Lindas suas fotos, Betinha! A dos gerânios pendurados no poço está divina!
Bjim
Márcia

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Que lugar lindo, Beth!
Parece dos contos de fadas.
Beijos.

Anne Lieri disse...

Beth,que lindo esse castelo!De sonhos mesmo e é legal saber que existe de verdade!...rss...parabéns pelas fotos tão bonitas!bjs,

pensandoemfamilia disse...

São lindas as reproduções que a globo realiza. Adorei suas informações e fotos. Vou olhar o site, instigou-me a CONHECER MAIS.
BJS

Teredecorando disse...

Olá Beth,
Quantas vezes imaginamos e sonhamos com lugares mágicos mostrados nas novelas. Alguns...Puro cenário e nada mais.
Belas fotos. Em se tratando de Itaipava gosto de tudo por lá...Saudades mil dos momentos maravilhosos...Deliciosos que passo nesta cidade encantadora...Magia total.kkkk
Beijos mil..

ML disse...

Lindo mesmo, nunca estive lá.

bjnhs, Beth!

Maria Célia disse...

Oi Beth
Lindo demais este castelo, gostaria muito de conhecê-lo.
A Globo é expert na montagem de cenários que juramos serem verdadeiros.
Beijo

ONG ALERTA disse...

Fantasias....
Beijo Lisette.

Vivian disse...

Bom dia,Beth/Lilás!

Que castelo lindo!!Se um dia eu for para o Rio vou com certeza querer visita-lo!!
Lindas suas fotos!
Beijos!

Nina disse...

ui, olha que chique, entao um casal de novela vive aí, é?!
Petropolis tem predios incriveis e deve ser rodeadinha de Historia, ne Beth? Acho que deve ser um local onde todo brasileiro deveria ir um dia. É assim como imagino?