.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

E aí, Genteeeeee!


Noutro dia ouvi pelo rádio, no carro, que a crítica britânica massacrou a atriz Anne Hathaway no filme One Day que estreou por lá estes últimos dias.   Chamaram o sotaque da região de Yorkshire no norte da Inglaterra que ela usou para a personagem Emma de absurdo, horrível, inadequado e até nômade que nem sei explicar o que querem dizer com esta palavra. Questionaram se ela era a atriz certa para fazer o tal personagem, embora seja lindinha e querida por tantos.
Mas aí já é uma coisa muito de inglês, porque não vai mudar em nada de quem não é falante da língua nata.
Eu, por exemplo, não notaria nadinha se visse o tal filme.

O preparador de pronúncia faz este trabalho para que os atores se coloquem de forma apropriada nos filmes ou novelas, mas convenhamos, tem ator ou atriz que não consegue passar fidelidade ao personagem, fica uma coisa assim meio falsa, não combina a cara e nem a fala.  Óxente!

A Globo gosta de botar uns sotaques no ar que valha-me Deus!  Já viram como o Tony Ramos usa aquele sotaque italiano pra tudo - italiano, grego, mexicano, todos a mesma coisa.
E Marcos Pasquim falando caipirês?  Ele é da rrrróça!  Ah fala sério!  Eu acho que os personagens ficam muito caricatos, principalmente os nordestinos, afinal a comunicação de massa que temos hoje, com predominância dos sotaques sudeste/sul, influencia em lugares bem longínquos deste país.  Mas eu não quero dizer que não percebamos os sotaques de um ou outro estado deste Brasil brasileiro.

E, sotaque é o que mais tem nesta blogosfera, pena que não possamos ouvir nos comentários as vozes de cada um amigo com quem vivemos interagindo.  Na rede somos todos iguais, apesar dos usos e costumes que nos diferenciam de região para região.  Até quem usa certos termos regionais, como por exemplo, 'daí' no início e final de frase, como escutamos no interior do Paraná, aqui, nos blogs, não usam, já repararam?  Assim como não vejo nenhum gaúcho escrevendo no final de cada frase o tal 'bah!".

E à propósito, vocês sabiam que o site Terra fez neste agosto, uma pesquisa para saber qual o sotaque estrangeiro é o mais sexy?  Adivinhem quem ficou em primeiro lugar? Dizem que "o romance do Renascimento e um estilo insaciável e possessivo está impregnado no idioma falado por lá".  Vejam aqui quem foi o ganhador.

E no Brasil, qual o sotaque que vocês acham mais sexy?














25 comentários:

Valéria disse...

Oi Beth!
Este negócio de sotaque é meio complicado.rsss
Noooossa, quando chegamos em outra região logo nos denunciamos pela maneira de falar. Só digo uma coisa os sotaques das regiões daqui de cima não são nada sexy, mas para falar de amor falamos mesmo com a voz do coração, não é mesmo?rsss

Beijos e uma super semana!

ManDrag disse...

Não vou falar do que não sei. Como estrangeiro, embora saiba reconhecer que hajam vários sotaques no Brasil, não tenho conhecimento de todos para comparar em termos de favoritismos.
Mas posso contar um caso que se passou comigo à dias. No supermercado eu falava com o garotito que me empacotava as compras no saco de plástico (mas isso não é exploração de trabalho infantil???) fornecido pelo estabelecimento (donde venho cada um empacota as suas compras; e por favor fazê-lo bem depressinha pois à mais gente atrás para passar).
Mas, como ia dizendo, falava eu para o garotito (deveria ter uns 12 anos) e percebi, pelos olhos arregalados, que ele não estava a perceber nada do que eu falava. O que foi confirmado por ele, com um lamentoso: "Não entendo nada". Querendo lhe explicar que falávamos a mesma língua e que eu apenas tinha um sotaque diferente, perguntei-lhe: "Que língua falas?" Ao que ele me respondeu: "Damião." Era o nome dele.
Ok! Desisti! E fui embora pela rua lembrando da cena do velho filme de Hollywood:
"Me Tarzan! You Jane!"

Abraços dum português aqui no nordeste.

Luma Rosa disse...

Seria engraçado se os blogues falassem! O meu sotaque seria um pouco duvidoso, porque tudo depende de onde eu estou. Se estou em Minas, pensam que sou Paulistana. Se estou em São Paulo ou Rio, pensam que sou do Sul. Se estou no sul, bah! Pensam que sou mineira e só por isso, por causa dessa esperteza gaúcha, elejo o mais sexy do Brasil. Adoro esse cantadinho baixinho ;) Boa semana! Beijus,

Lúcia Soares disse...

Sexy, sexy, não acho que nenhum o tenha! rsrs Mas adoro o sotaque mineiro, claro!
Quando me encontrei com a Ivana, do Jamévú, que é do Pará e tem seu sotaque, mas mora há anos em SC, ela se ria, deliciada, com o meu sotaque mineirim.
Lembrei-me agora, de parte da família que mora em Vitória, ES. Taí, achei o sotaque que mais gosto: o do capixaba. rsrs
Boa semana!

Lúcia Soares disse...

Ah! Apesar de adorar a Itália, ter primos legitimamente italianos, (um tio é casado com uma italiana e vive lá há mais de 40 anos), não acho que seja o mais bonito sotaque. Nem conheço todos pra comparar, mas um que amo de paixão é o sotaque inglês, o legítimo britânico.Adoro!
Bj

Márcia Cobar disse...

Ai Beth, que post engracado... Me fez pensar nos sotaques brasileiros, como sao engracados... Eu acho o sotaque paulista mto sexy. Morei la e achava lindo. O meu sotaque goiano e bem parecido com o mineiro, de forma que todo mundo que me escuta pergunta se sou mineira, antes de sugerir que venho de Goias. Uai, ta bao ne...
Bejim querida!
Marcia

Menina no Sotão disse...

Eu não sou muito ligada nessa história de sotaque não. Acho interessante as diferenças e respeito-as, mas não saberia dizer qual é melhor ou pior, mais interessante ou menos interessante.
Mas no caso dos ingleses, sempre que ouço o inglês britânico me encanto porque é um inglês mais puro, agradável aos ouvidos...

bacio

Bordados e Retalhos disse...

Beth vou pensar em qual sotaque acho mais sexy. Mas, sabe aquele sotaque paulista(não do interior), acho lindo. Peguei uma imagem do seu blog emprestado, mas dei crédito e postei hoje no aniversário do meu blog. Bjs

Pitanga Doce disse...

Sexy não me lembro de nenhum. Agora, engraçado é do baiano. Quando estive em Salvador para Formatura do rapaz cá de casa, dava vontade de mandar "correr a fita" de tanto que eles falam devagar! Fomos visitar a igreja de São Francisco (aliás o que mais tem lá são igrejas) o guia era assim pro meu filho: "Ô meu rei, tu trabalha mesmo aqui e tá assim tão branquinho? Tu trabalha aonde"?

Mas isso em "slow-motion" hehe

Beijos Beth. Olha só o calor!

Celina Dutra disse...

Ah! O baiano! A malemolência também no falar do baiano é uma gostosura e um convite!!! rsrs

Girassóis nos seus dias!
Beijos

Paulo Rideaki disse...

Sabe, acredito que esses "críticos" são um bando de pessoas que não tem o que fazer!
Alguns deles, não todos, como toda profissão existem os bons profissionais, que sabem fazer uma crítica positiva, capaz de colaborar com o nosso desenvolvimento.
Duro mesmo deve ser o artista que muitas vezes tentam fazer um trabalho com os sentimentos do coração, e acabam ouvindo criticas rudes, só observando técnicas e deixando de lado a emoção.
Nos anos 80 e 90 , a cantora Madona ouviu severas críticas por partes destas pessoas, com falta do que fazer, um deles a considerou uma artista mediocre, sem voz apropriada para uma cantora.
Tempos depois, nesta época surgiram vários artistas que se inspiraram nela, e a própria crítica, considera a rainha do pop número um!
Aliás a Madona foi e é considerada a artista mais bem sucedida no seu estilo!
Cabe ao artista severamente criticado , fazer das criticas negativas um trampolim para exaltar a sua qualidade máxima, e continuar a fazer o seu trabalhar se divertindo, a exemplo da Madona!
Hoje esta cantora está com 53 anos com um corpinho de 20 anos e está trabalhando numa nova turnê mundial!Folego para poucos!
Sobre sotaques, saiba que acho muito sexy, um sotaque caipira, tipo da apresentadora do panico na tv Sabrina Sato.
Acho muito bonito o jeito de falar humilde meio inocente de quem não conhece nada rsrsrsrsrsrssrs
Beijos e abraços afetuosos do amigo!

Roselia Bezerra disse...

Querida
Pra dizer a verdade... o sotaque do coração... como anda o meu ultimamente, por exemplo...
rsrsrs...
Bjs de paz

Socorro Melo disse...

Vixe, sabe que eu não sei dizer qual o sotaque mais sexy no Brasil!

Ôxente, gostei demais desse post, kkk


Um grande abraço
Inté
Socorro Melo

Yasmine Lemos disse...

rss Beth o sotaque de Pasquim é de matar rsssssssss entre outros.
obrigada pela visita e carinho
beijão

Maria Izabel Viegas disse...

Beth querida,
adorei o post!
E fiquei aqui imaginando se pudéssemos ouvir as vozes nos blogs!
Aqui no Brasil, não acho nenhum sexy não!
Acho sim, pessoas com as vozes sexys!
Isso sim!
Em termos de idioma, acho o espanhol o mais sexy. Nossa! Um poema falado em espanhol é demais!
Um beijinho no seu coração!

Nina disse...

Hihihihi.. mas que pergunta!
Tbm nao acho que tem sotaque sexy nao Beth. Eu adoro o do nordestino, especialmente o de Pernambuco, mas eu adoro aquilo! Mas tá longe de ser sexy :-) Eu fico ouvindo e fico rindo bem baixinho dentro de mim, sabe? È mt gostoso ouvir o sotaque nordestino.

Gosto e acho fofinho os mineiros, mas se demora mt, fica meio enjoativo, assim como o do sulista, que é uma delicinha,mas enjoadinho, enjoadinho, rsrs. Ah sei lá, acho que prefiro o nao sotaque, assim como os jornalistas do jornal nacional falam, curto e direto :-)

Wanderley Elian Lima disse...

Adoro sotaques, e pego com a maior facilidade. Sexy não acho nenhum, mas o mais bonito para mim é o dos gaúchos. Acho o maior charme.
Bjux

Macá disse...

Beth
Eu não tenho "bom ouvido" nem pra música nem pra sotaque, e isso é engraçado porque, como sou do interior, é só me apresentar para um grupo de pessoas que logo perguntam de onde sou.
Agora, eu acho o sotaque carioca, quando não muito carregado com os shshshshshshsh, muito bonito e sexy.
bjs

Unknown disse...

Todo o sotaque brasileiro é delicioso...

Beijo.

Glorinha L de Lion disse...

Pra mim, o sotaque mais sexy do mundo é o francês...com aquele biquinho,sil vous plait...ai, é lindo! No Brasil, acho que o carioquês...aquele que fala feito surfista, não o meu, que o meu não é tão carregado, mas o sotaque de algumas pessoas da zona sul do Rio acho bem sexies...beijitos,

gabriela disse...

Oi amiga querida, tenho andado ausente férias este ano passeei muito,com o marido que pena já acabaram.
Quanto ao sotaque , eu adoro todos de vocês, amo o vosso português tenho vários amigos/as brasileiras eu adora a vossa pronuncia.
Beijo grande com muita saudade

Toninho disse...

Boa pergunta para dificil resposta, puxando sardinha diria o do mineirim,kkkkkkkkkkkkk.
Mas concordo que forçar sotaque em personagens fica horroroso,como os da Globo para os nordestinos e sei que não é bem assim.Ela mistura sotaque de Sergipano com baiano.
Um abraço minha querida amiga.
Bju.

Palavras Vagabundas disse...

Beth essa boa! Acho que o sotaque mais sexi depende da boca de quem fala, rs
bjs
Jussara

Paloma disse...

BETH, gosto do sotaque nordestino,aquela maneira de falar cantando.

Beijos

Taia Assunção disse...

Eu gosto desse lance caricato, porque no interior é tudo assim carregado mesmo. Os gaúchos não escrevem báh ao final de frase, mas escrevem pequenas peculiaridades que quem conhece logo identifica, por exemplo: que coisa mais 'querida', guria, daí...e por aí vai. Lá no MT falamos assim: TcháporDeus o quê quê esse agora Vôte!!! (Meu Deus, que coisa estranha) Rsrsrsrs...e em Minas: Ahnemsô larga mão de bobiça (Pare de bobagem). Adooooooooooooooro! Sem contar o baianês: Diga aí preta, onde é o reggae hoje? Minha casa tá um brega. Empolguei...rsrsrsrs. Beijocas.