.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sábado, 16 de outubro de 2010

Elogiar nunca é demais



Flores amarelas para uma talentosa escritora que admiro muito e que é a 
amiga Glorinha de Lion. Você escreve lindamente, continue perseguindo seu sonho!


Certamente você já foi elogiado na vida, uma, duas ou mais vezes e isso foi bom para seu ego, elevou sua auto estima e fez o seu dia mais alegre como se estivesse visto passarinho azul.  Como é bom um elogio verdadeiro, generoso, de coração mesmo, sem vestígios de 'puxa saquismo' ou adulação!


É certo que algumas pessoas ficam constrangidas e dizem não gostar de serem elogiadas, que não merecem e nem é aquilo tudo,  mas lá no fundo, beemm no fundo, gostam, regozijam-se, mesmo que sozinhos pensando no elogio recebido.
Relax!  Elogio é bom e rrecomendo!


Noutro dia dei um susto num pintor que estava a pintar a grade de uma casa aqui na vizinhança e, quando me viu passando em direção a ele, estranhou meu sorriso e o elogio que mandei logo na testa dele, dizendo:
Tenho observado seu ótimo trabalho nestes dias todos e meus parabéns, ficou linda a casa e agora esta grade também!
O homem ficou extremamente feliz, dava pra ver nos seus olhos e agradeceu-me sorridente e eu sei que fiz da sua manhã um início de dia esperançoso e mais animado para o trabalho maçante que é pintar toda uma enorme grade.
O mesmo pratico com os porteiros do meu prédio quando fazem um bom serviço, mesmo aquilo constando de seus afazeres diários, mas não custa nada demonstrar que estamos observando quando fazem um trabalho bem feito, fora isso o prazer que dá em ver uma pessoa se sentindo valorizada e os pontos que ganhamos com um simples ato de simpatia.


"Elogiar é louvar as virtudes e os esforços dos outros, da mesma forma como gostaríamos que agissem conosco."


E se a gente estivesse andando pela rua, depois de um dia 'surumbático', um dia de cão como muitas vezes temos, e víssemos um cartaz bem de frente para nós dizendo assim:


Esta idéia já está no Brasil também e você poderá qualquer dia desses, encontrar uns dizeres elogiosos pela frente e toma-os para você, pois um grupo de artistas anônimos de Chicago, está espalhando essa mensagem por meio de adesivos, cartazes, grafites e outras técnicas em muros, sobre outdoors, em postes, atrás de bancos de ônibus e onde mais tiver espaço para estampar.  

A iniciativa já deu certo em mais de 40 países e o foco é capturar as pessoas no meio de sua vida cotidiana e lhes proporcionar um momento de auto-realização. Com um simples elogio, arrancar um sorriso e mostrar que mesmo com muitos problemas, a vida continua e precisamos gostar de nós mesmos e seguir em frente.
  
Muito legal, não acham?  Como você se sentiria?


Agora, se quiser dar risada e ouvir os elogios mais escalafobéticos do mundo, ouçam o vídeo abaixo e divirtam-se com O Rei do Elogio?















sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Action Day 2010 - Water





Hoje, neste dia 15 de outubro, milhares de Blogs estarão postando em conjunto sobre o mesmo assunto - Água - a importância da água em nosso planeta e a ação de todos sobre a água limpa que precisamos para nossa sobrevivência.  Estamos, pois, plugados neste movimento internacional ao Blog Action Day 2010 Water para uma ação global e condução da ação coletiva.

Sabemos que nosso Brasil concentra 12% do volume de água doce do mundo e o rio Amazonas que é o maior em volume e extensão de todo o planeta. Mas, sabemos também que mesmo sendo um país com enorme disponibilidade hídrica no mundo, a poluição, o descaso, a incompetência das nossas autoridades e ignorância do povo comprometem este maravilhoso recurso em todo o país, refletindo no resto do planeta.

Moro em uma cidade que tem o mar ali na esquina e, mesmo quase não colocando os pés na água durante o ano todo, o prazer que tenho em passar e ver o movimento do oceano ou da própria Baía de Guanabara, tão linda, cantada em verso e prosa, mas tão abandonada e desprezada com os atos insanos das pessoas, mesmo assim, sinto-me privilegiada por ter este contato tão próximo com a natureza divina.


No feriado passado, fui com meu marido ver o Oceano numa das praias a poucos quilômetros de minha casa.

Aí está, chama-se Praia de Piratininga e fica na Região Oceânica no bairro de Piratininga que é um dos bairros em que se divide a cidade de Niterói no Estado do Rio de Janeiro.  
Este lugarejo antigamente tinha na pesca a sua atividade mais marcante, tendo inclusive sediado uma colônia de pescadores, mas com a especulação imobiliária crescente, durante o processo de nova configuração espacial do bairro, os posseiros sempre tiveram presença marcante sendo até hoje motivo de impasse, envolvendo as empresas imobiliárias, proprietários e o poder público. A área ao redor é a de maior conflito e também a que reúne o maior contingente de população de baixa renda. Os pescadores são os mais prejudicados nos dias atuais. Porque?


(Lagoa de Piratininga-foto Ney Rocha-Olhares)

Percebam que lugar maravilhoso.  Tem o Oceano Atlântico de um lado e do outro a Lagoa. Veja minhas fotos abaixo:

(Oceano e Lagoa de Piratininga- foto Beth Q.)


Todos querem isto, aproveitar um pedacinho desta beleza, usufruir o que a natureza dá de graça e ela é tão bendita, pois vejam só, além do Oceano Atlântico, avista-se todas as montanhas do outro lado do Rio, Pão de Açúcar, Copacabana, Pedra da Gávea, Dois Irmãos, Serra Grande e do lado direito a Lagoa que hoje, está praticamente ... morta.

Os domicílios do bairro de Piratininga apresentam características sanitárias que seguem o padrão predominante na Região Oceânica, ou seja, a ausência de rede geral de água e esgoto. (Wikipédia)

Nas últimas chuvas de verão no estado, assitimos o transbordamento da mesma, causando sérios prejuízos e destruição na região.  Mas, de quem é a culpa, o que será que aflige a Lagoa?
  
Visivelmente a ocupação humana.


Tantos são os itens que prejudicaram enormemente o ecossistema da região, reduzindo o volume e espelho d'água e com isso o consequente surgimento de áreas marginais secas, somados aos frequentes aterros irregulares, possibilitando o parcelamento e a ocupação do seu entorno.  Por sua vez, esta ocupação desordenada e irregular sentenciou a fauna e a flora originais do local, sobretudo no que diz respeito às formações vegetais típicas de restinga, praticamente extintas de suas margens.

Outro grave problema que aflige a lagoa diz respeito à poluição causada pelo despejo do esgoto domiciliar sem tratamento em seu interior. Pela inexistência de uma rede de tratamento de esgotos em toda a Região Oceânica, as Lagoas de Piratininga e de Itaipu acabam transformando-se em grandes receptáculos de esgoto doméstico, situação esta que causa frequentes mortandades de peixes. (Fonte aqui)


Tais fatos ilustram nosso modelo social e político no país, pois antes de estudarem se podem ou não construir em determinadas áreas como esta, simplesmente fazem vista grossa e a ocupação cresce em ritmo acelerado, mais do que a própria natureza que sequer tem tempo de reagir, de renascer para proteger nosso bioma.

Não podemos nos calar diante disso, principalmente hoje em que a água é produto dos mais caros e raros no planeta.

Esta é então a contribuição que gostaria de dar neste dia 15 de outubro, relatando, alertando, mostrando os fatos e a pérola de lugar que temos e devemos preservar para a humanidade. 

(Foto Ney Rocha-Lagoa de Piratininga)

...Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
(Guilherme Arantes)

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Meio zen, meio hippie.


Todos temos nossas manias e uma das minhas é chegar em casa e ir tirando tudo de cima de mim. 
Explicando melhor: não consigo chegar da rua e ficar nem mesmo de brinco, tenho que me libertar de tudo que uso e gosto para enfeitar minha casca.

Sim, adoro um badulaque, sou mulherzinha desde criança e chegada nos enfeites. No entanto, em casa, gosto de  ficar completamente à vontade.  É assim como um encontro comigo mesma.

E aí visto minha roupa oficial de ficar em casa que, podem rir, mas estou viciada nelas, comprei-as há duas semanas e fico revezando para que o filho ou marido não pensem que só uso a mesma roupa sempre.

Dois caftã ou caftan, roupas indianas que lá no oriente tanto homens quanto mulheres usam.  Uma espécie de túnica larga, geralmente de tecidos leves, fluidos e que dão um caimento bonito, principalmente se a gente está um pouquinho acima do peso que nem euzinha. A moda indiana já passou aqui no Brasil depois que a novela da Glória Perez encheu as lojas com este tipo de roupas, mas digo-lhes, sinceramente, para ficar em casa não tem igual, além do toque simpático e alegre que ela inspira e está baratinha para se comprar agora.

Abaixo, dois exemplos desta roupa confortável e colorida que lhes falo:

Como é bom ficar em casa com algo leve e ao mesmo tempo que não deixe você feio, que ao se mover tenha leveza e se harmonize com o ambiente. Eu curto um lugar sereno, sem barulho, priorizo música à televisão ligada, gosto de me energizar acendendo um incenso vez ou outra, ouvir o barulho do sininho da felicidade que fica bem ao lado da minha mesa de computador, na varanda, juntar tudo isso e fazer do meu espaço pessoal o melhor lugar do mundo para ficar. Então, essa roupa é tudibom e combina com este meu jeito atual de ser. Meio zen, meio hippie.

E assistindo neste momento ao programa Saia Justa do GNT, ouço a âncora e jornalista maravilhosa que eu admiro muito,  Mônica Waldvogel, dizer que esta liberdade que a gente adquire com uma determinada idade para fazer e usar o que gosta e que se sente bem, é como se fosse um portal que se abrisse para uma nova aceitação na vida.
E aí, percebo que nunca liguei tanto para essas coisas como agora, ou seja, beleza e conforto, principalmente.

Quando ficamos em casa não precisamos ficar tão despojados a ponto de ficarmos feios, não há necessidade  de roupas rasgadas e velhas, apenas um toque de simplicidade e beleza que podem mexer também no nosso humor.
Isto serve inclusive para os homens que muitas vezes se entregam e ficam envelhecidos antes do tempo, afinal elegância pode não custar muito e começar dentro da nossa própria casa, tô certa?







Não há êxito sem persistência, luta e determinação.

 (Folha online)

Trinta e três homens, mineiros, soterrados quando um muro de sustentação desabou. 70 dias sendo alimentados através de um duto semelhante a um cano doméstico e por onde chegavam cartas, vídeos e até presentes. A temperatura no interior da caverna é de 31 graus e pouca iluminação fornecida pela lâmpada de 500W baixada por um duto.
Um verdadeiro reality show, onde estes seres humanos confinados, transmitiram uns aos outros força, determinação, capacidade de adaptação, diligência, coragem e muitos exemplos verdadeiros de vida.

Quando o primeiro homem foi içado pela fantástica Cápsula Fênix, criada com orgulho pela tecnologia chilena, vimos pelas imagens da televisão seu filho e mulher, emocionados a tal ponto que contagiou a todos ali presentes e a nós, telespectadores, diante da vitória da vida sobre a morte. Foram 17 minutos de percurso na cápsula até a superfície e uma chegada espetacular e Florêncio Ávalos demonstrava uma excelente condição física. Assim,  o que começou em tragédia, parece terminar em felicidade.

Estamos na torcida para que todos os mineiros restantes saiam com vida e possam desfrutar com suas famílias muito mais tempo sobre esta terra. Amém!

Quem não viu, veja neste link aqui.



terça-feira, 12 de outubro de 2010

Seja jovem de espírito!






                                                                                       Ser jovem 

A juventude não é um período da vida, ela é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor ao conforto.
 
Não é por termos vivido um certo número de anos que envelhecemos. Envelhecemos porque abandonamos nosso ideal.

 
Os anos enrugam o rosto, renunciar ao ideal enruga a alma. As preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são os inimigos que lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte. 


Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta, como a criança insaciável... E depois? Quem desafia os acontecimentos encontra alegria no jogo da vida. 

És tão jovem quanto a tua fé. Tão velho quanto a tua descrença. Tão jovem quanto a tua confiança em ti e a tua esperança. Tão velho quanto o teu desânimo.

Serás jovem enquanto te conservares receptivo ao que é belo. Receptivo às mensagens da natureza, do homem e do infinito. 




(Autor desconhecido)
(Imagens Corbis)





















segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Borboletas da Vida







O vídeo abaixo veio na forma de um desses PPS lindos que recebi ontem de minha irmã. Transformei-o neste filminho através deste site aqui.

Cada página tem uma borboleta e uma mensagem, cada mensagem tem sua significância e poderá ser a sua, especialmente para este dia, para o início da semana que se abre.  Escolha a sua e, se possível, deixe-a no comentário.

Uma linda e abençoada semana é o que lhe desejo.






domingo, 10 de outubro de 2010

Abraçando as palavras



Lendo excelente texto do psicanalista e escritor Carlos Eduardo Leal fiquei empolgada com o tema, mas não deu pra colar aqui, pois o site do jornal O Globo não o permite, mas o fundamento de sua matéria é o seguinte:



- Abraçando palavras -


"Palavras são abraçáveis? Você seria capaz de abraçar uma palavra? Se fosse possível, qual palavra que você gostaria de abraçar, ou melhor, por qual delas você gostaria de ser abraçado?... Daria todo o meu dinheiro (que não é muito, infelizmente) para abraçar a palavra saudade e, assim me reconciliar com minhas memórias esquecidas. Mas, gostaria de ser abraçado pela palavra "abraço". Abraço é uma palavra que congrega nela mesma um meio círculo que faz você se avizinhar de você mesmo. Devolve-lhe a paz buscada e reorganiza os laços sociais mais delicados, diria mesmo, em extinção."

................................................



Então, eis aqui minha palavra para abraçar:Vida ; pois é ela que persigo e desejo ainda por muito tempo.

Gostaria de ser abraçada pela palavra: - Esperança ; pois sem ela a vida torna-se incapaz de ser vivida.
................................................



Como este blog tem uma certa tendência à interatividade, assim como botar seus neurônios para trabalhar, ficam aqui as duas perguntas para quem quiser responder.












(*Este post foi escrito em junho/2009 e reeditado para que novos amigos deixem também seus comentários.)


10/10/2010 - Você pode fazer a diferença



One Day on Earth Open Source Global Documentary Project Badge

A amiga Astrid Annabelle me avisou. Gostei, aderi e estou lá hoje. 

10/10/2010 - Você pode fazer a diferença.  Dê o seu apoio, una-se a este movimento fantástico - aqui.

One Day on Earth Open Source Global Documentary Project Badge