.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A natureza, seus mistérios e belezas.




Chuva de meteoros Geminidas - céu de Killiecrankie, na Escócia - Folha.com
(A Geminids é formada pelos pedaços de detritos de um objeto chamado 3200 Phaethon, um cometa extinto que por muito tempo foi classificado como asteróide. Hoje, sabe-se que o objeto é apenas o esqueleto rochoso de um cometa que perdeu seu gelo após muitas passagens próximas ao Sol.
Todos os anos, a Terra passa por estes restos do 3200 Phaethon em meados de dezembro, fazendo com que meteoros pareçam chegar até nós vindos da constelação de Gêmeos – daí o nome da chuva.)
(Exame.com)


Que coisa maravilhosa é a natureza!  Imaginem olhar para um céu como este e assistir ao espetáculo de uma chuva de meteoros como aconteceu nesta última terça-feira na Escócia?!  Parece um presente de natal para os seres humanos que sentem mais prazer em olhar para cima, do que para as vitrines repletas de artefatos feitos pelos homens.       
            (imagem daqui)
Neste fim de semana também fiquei extasiada com o que vi saindo do muro da casa de meu vizinho lá na serra.  Era um jato grosso d'água, pura, gelada e cristalina.  Ali sempre correu um filete das inúmeras minas d'água que tem naquela região, mas com as chuvas de verão que já vem ocorrendo, a mina aumentou em volume e o que vemos é muita água pura rolando, direta da fonte.  As pessoas param, fazem a mão em concha e bebem, saciando a sede e refrescando-se.

 Não tirei foto porque esqueci-me da máquina, mas esta foto ao lado dá uma idéia perfeita do que estou contando.

A gente não dá muita bola para os confortos que temos hoje em dia em nossas vidas, uma delas é a água que sai das torneiras de nossas casas.  Abrimos a bica e sai a água, ou compramos nos supermercados aquelas que já vêem engarrafadas.  Mas, imaginem se tivéssemos que buscar água na mina mais próxima, como faziam os povos antigos?  Que dificuldade!

O querido escritor Rubem Alves tem um texto muito significativo sobre os misteriosos caminhos das águas e diz: "... Pois a água nasce!  Nasce de dentro da terra.  Nosso corpo está cheio de veias.  Nas veias corre o sangue.  Quando a gente corta um dedo, o sangue jorra.  Pois a terra é igual ao nosso corpo.  Dentro dela há veias.  Dentro das veias da terra corre a água: os veios d'água!  A água é o sangue da terra.  É a água que faz a terra viver.  O lugar onde as veias da terra são cortadas e a água jorra se chama mina ou fonte.  Na mina a gente vê a água saindo de dentro da terra.  Na mina a gente vê a água nascendo.  Vocês já viram uma mina?  Já viram a água nascendo?  Acho que vocês nunca viram a água nascendo!  O que vocês vêem é a água saindo da torneira, a água dentro da garrafa.  Água sem mistério!  Porque quando a gente olha para a mina, e vê a água saindo de dentro da terra, a gente sente que está diante de um milagre.  Se vocês quiserem ver um milagre acontecendo, tratem de procurar uma mina..."

Portanto, minha gente, dê um jeito um dia de conhecer uma mina de perto. Vocês sentirão uma sensação maravilhosa de presenciar a natureza nascendo.


Para pensar

  • Por amor à água é preciso replantar às margens dos rios, regatos e fontes.  Por amor à água é preciso que paremos de jogar lixo nos rios.  Quem faz isso somos nós (quanta porcaria eu vejo flutuando nas águas de rios e riachos!  Quem faz isso são as indústrias que jogam seus detritos químicos nos rios.  Você conhece alguma indústria que esteja fazendo isso?).
  • Que coisas poderiam ser feitas para proteger nossas reservas de água?
  • Seria bonito se as prefeituras e escolas fizessem uma campanha para a limpeza das águas.  Já imaginaram:  prefeitos, vereadores, juízes, médicos, advogados, padres, pastores, professores, adultos, crianças, todos juntos, andando pelas margens dos rios e limpando a sujeira? 
Isso agrada mais a Deus que milhares de rezas e promessas.

(Rubem Alves)










19 comentários:

Lúcia Soares disse...

Ótimos os lembretes de RA.
Conheço algumas minas, não há água mais gostosa!
Bj

Caca disse...

Belo Horizonte foi escolhida para ser construída sob a Serra do Curral por ser considerada uma região que era chamada de caixa dágua de Minas, devido ao grande número de minas d'água. Hoje, já está se falando em escassez dessa dádiva divina daqui a 12 anos por causa da poluição e da especulação imobiiária. É, Beth, parece que cada dia mais o verde está indo morar definitivamente no dicionário. As próximas gerações no entanto, são nosso alento; parecem mais conscientes da necessidade de preservação. Bom dia! Paz e bem.

cucchiaiopieno.com.br disse...

A natureza é uma grande benção de Deus e agua é vida! Tudo isso esta' em nossas mãos, devemos cuidar desses bens que Deus nos confiou.
Um abraço
Léia

Nós disse...

Beth, onde eu trabalho tem área de preservação ambiental EXATAMENTE por ter VÁRIAS nascentes na região! "Protegemos" a maior parte delas, mas algumas ainda escapam à ignorância do 'cerumano'... é triste...
Mas é triste tbm ver uma pessoa q tem a possibilidade de beber dessa água e dizer q tem nojo pq os animais devem fazer suas necessidades nela! Oi? Não é dali que vão beber tbm?
Sabe... eu AMO ver uma nascente. Paro pra tirar fotos qndo dá, bebo direto dali e, se tiver uma garrafinha, coloco dentro! É deliciosa! Água é bênção!
Um beijo!

Hugo de Oliveira disse...

A natureza é divina. Gostei muito da reflexão do Rubem Alves.


Abraços

Anônimo disse...

Adorei, gosto mto do Rubem Alves!

pensandoemfamilia disse...

LINDO POST, JÁ PRESENCIEI ESTE MILAGRE. AVANTE! VAMOS PROTEGER A NATUREZA.
Fico triste quando veja as nossas águas na praia de Niterói cheia de lixos....

lolipop disse...

Bom dia Beth!
Que deslumbramento essa chuva de meteoritos!!! Parece até presente de Natal...
Tenho mesmo que procurar livros do Rubem Alves que tenho conhecido pela sua mão e estou a adorar.
Vi no post anterior a foto dos telhados da minha Universidade...nossa, que surpresa!
Gostei muito do seu post!
TERNURAS
PS Viu meu recadinho???

Glorinha L de Lion disse...

Que lindo Betita! Aqui no meu quintal acho que tem mina d'água...lembra na chuvarada do ano passado a cachoeira de água límpida que se formou atrás do meu quintal...? Só não sei aonde, deve ser no meio da mata. Água de mina dá muita vontade de beber...eu vi uma do seu vizinho quando estive na sua casa da serra. Os homens deveriam se preocupar mais com isso mesmo, pois como diz o sábio amigo Rubem Alves: a água é o sangue da terra! Linda imagem essa! beijos,

Teredecorando disse...

Olá Beth,
Saí correndo para tomar um copo de água...rsrs...
Que delícia!!
Bom tomar uma água da mina. Temos que preservar o meio ambiente e fazer campanhas e campanhas para colhermos coisas boas.
Tudo de bom.
Bjs mil

Lu Souza Brito disse...

Que presente esta chuva de meteoros. Gostaria mesmo de estar lá para presenciar esta beleza.
Beth, é mesmo lindo ver agua brotando direto da terra. Na cidade onde nasci tinha varias nascentes e também já visitei o Parque das Nascentes, em Salesópolis, onde nasce o Rio Tietê. Dá orgulho de ver o que uma pequena mina gera de agua e qua ainda abastece tantas cidades. E tristeza de ver em que se transformou este Rio na capital paulista e arredores. Aqui em Santana de Parnaiba mesmo, do alto da cidade se avista o Rio, há epocas em que até as escolas e comercio proximo precisam ser fechadas devido a poluição que vem do Rio (cria-se camadas de espumas e o vento espalha pela cidade). Uma judiação.

Beijos

Kelly Kobor Dias disse...

Fiquei aqui babando nessa queda de água, deve ser uma delicia o barulho dela!!!!
beijos

chica disse...

Que maravilha,Beth e essa água é das boas.Tomara as pessoas se conscientizassem mais e mais em preservar a netureza que é tão linda! beijos,chica

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Bethinha, mesmo com tanta neve pelo caminho, fiz um cartao de natal para os amigos. Venha pegar o seu na Saia Justa.

Bjao

Unknown disse...

Muito bonito e interessante este texto.

Beijinho.

Coisas Di Karol disse...

Amei o blog !!!Passei para te deixar um abraço e convidá-la para conhecer meu cantinho!!! Já estou te seguindo.

TE ESPERO LÁ

COISAS DI KAROL
http://coisasdikarol.blogspot.com

Manuela Freitas disse...

Excelente post Beth! Fantástica essa chuva de meteoritos! Gostei muito do texto de Ruben Alves, autor que quero conhecer melhor.
Eu já tenho dito que gosto muito da musicalidade da água e de me meter dentro dela! Realmente a água é fundamental à vida, como o ar que respiramos!
Beijinhos, querida,
Manú

Unknown disse...

Beth
vendo aquela fonte maravilhosa me lembrei de Caxambu_MG. minha terrinha conta com 12 fontes de aguas minerais com diferentes propriedades, um dos maiores complexos hidrominerais do planeta (segundo pesquisadores)
a gente que vai embora e toma água tratada sente tanta falta, mas não sei se os que ficaram percebem o tesouro que tem nas mãos.
Cuidar da natureza, realmente é cuidar da riqueza divina.
Já vi tanta gente de Bíblia debaixo do braço quebrando árvores, sujando as fontes, hum, e acreditam que servem a Deus.
será?

beijos e carinhos lá de Minas procê

Unknown disse...

Beth
dediquei um selinho pra ti no Sonhareser.
com muito afeto e amizade, agradeço o carinho que sempre me tratou, viu?!
e o seu esposo operou, está bem?
um abraço