.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sábado, 16 de outubro de 2010

Elogiar nunca é demais



Flores amarelas para uma talentosa escritora que admiro muito e que é a 
amiga Glorinha de Lion. Você escreve lindamente, continue perseguindo seu sonho!


Certamente você já foi elogiado na vida, uma, duas ou mais vezes e isso foi bom para seu ego, elevou sua auto estima e fez o seu dia mais alegre como se estivesse visto passarinho azul.  Como é bom um elogio verdadeiro, generoso, de coração mesmo, sem vestígios de 'puxa saquismo' ou adulação!


É certo que algumas pessoas ficam constrangidas e dizem não gostar de serem elogiadas, que não merecem e nem é aquilo tudo,  mas lá no fundo, beemm no fundo, gostam, regozijam-se, mesmo que sozinhos pensando no elogio recebido.
Relax!  Elogio é bom e rrecomendo!


Noutro dia dei um susto num pintor que estava a pintar a grade de uma casa aqui na vizinhança e, quando me viu passando em direção a ele, estranhou meu sorriso e o elogio que mandei logo na testa dele, dizendo:
Tenho observado seu ótimo trabalho nestes dias todos e meus parabéns, ficou linda a casa e agora esta grade também!
O homem ficou extremamente feliz, dava pra ver nos seus olhos e agradeceu-me sorridente e eu sei que fiz da sua manhã um início de dia esperançoso e mais animado para o trabalho maçante que é pintar toda uma enorme grade.
O mesmo pratico com os porteiros do meu prédio quando fazem um bom serviço, mesmo aquilo constando de seus afazeres diários, mas não custa nada demonstrar que estamos observando quando fazem um trabalho bem feito, fora isso o prazer que dá em ver uma pessoa se sentindo valorizada e os pontos que ganhamos com um simples ato de simpatia.


"Elogiar é louvar as virtudes e os esforços dos outros, da mesma forma como gostaríamos que agissem conosco."


E se a gente estivesse andando pela rua, depois de um dia 'surumbático', um dia de cão como muitas vezes temos, e víssemos um cartaz bem de frente para nós dizendo assim:


Esta idéia já está no Brasil também e você poderá qualquer dia desses, encontrar uns dizeres elogiosos pela frente e toma-os para você, pois um grupo de artistas anônimos de Chicago, está espalhando essa mensagem por meio de adesivos, cartazes, grafites e outras técnicas em muros, sobre outdoors, em postes, atrás de bancos de ônibus e onde mais tiver espaço para estampar.  

A iniciativa já deu certo em mais de 40 países e o foco é capturar as pessoas no meio de sua vida cotidiana e lhes proporcionar um momento de auto-realização. Com um simples elogio, arrancar um sorriso e mostrar que mesmo com muitos problemas, a vida continua e precisamos gostar de nós mesmos e seguir em frente.
  
Muito legal, não acham?  Como você se sentiria?


Agora, se quiser dar risada e ouvir os elogios mais escalafobéticos do mundo, ouçam o vídeo abaixo e divirtam-se com O Rei do Elogio?















28 comentários:

Glorinha L de Lion disse...

Que lindas flores me deu Betita! Logo rosas amarelas, minhas preferidas! Mas estou aqui morrendo de rir desse Carro Velho. Que isso? De onde saiu essa criatura? Só pode ser coisa do Danzinho...hehe
Olha amiga, só uma pessoa generosa como vc pode ter essa delicadeza de pensar em elogiar o cara que pinta as grades de uma casa...sinceramente, acho que nunca fiz isso. E tem toda razão, um elogio levanta a auto estima, faz a pessoa querer fazer melhor. Aprendo todos os dias com vc a me tornar uma pessoa melhor. Obrigada, grande beijo.

Kelly Kobor Dias disse...

Que lindo! Elogiar é uma arte pois não pode ser falso.
Hoje estou em festa, meu blog comemora 1 ano, atrave´s dele conheci pessoas maravilhosas como você, obrigada por sua companhia sempre. beijos

Ivana disse...

Bethinhaaaaaa! Ri Muuuuuito aqui com o escalafobético "Carro Velho"!!! Olha, deu até vontade de ir conhecer Quixeramobim!
Quanto aos elogios, Beth, eu concordo com vc! Deveríamos elogiar com a mesma facilidade que temos para criticar, reclamar. Não custa nada tentar, né?
Um beijo!

Carmen Mesquita disse...

Coisas tão simples podem tornar o dia de alguém muito mais significativo.

Adorei tal iniciativa.

O vídeo...hilário...rsrsrs

beijos

Lúcia Soares disse...

Beth, muito estrambótico e inoxidável esses elogios! rsrrs
Elogio tem que sair do coração, senão soa falso mesmo.
Não me sinto bem recebendo-os e só de poucos anos para cá aprendi a fazê-los com naturalidade. Antes ficava inibida, não conseguia elogiar ninguém.
Através do blog tenho aprendido a elogiar mais.
Beijo!

Irene Moreira disse...

Beth

Que linda e merecida homenagem.

Parece que sempre só sabemos dizer isso, mas é verdade e não tenho como usar outras palavras.

Cada vez que venho aqui conheço mais um pouquinho da Mãe Gaia, da Beth e me surpreendo, me emociono, aprendo mais uma forma de se doar, de amar.

Obrigado

Beijos e uma linda semana

Teresa Cristina Martins disse...

Olá, elogio é muito bom mesmo. Sempre sinto um "sem graça" pois não estamos acostumados a elogiar e sermos elogiados. Eu com certeza ao ler uma dessas placas abriria um sorriso que alegraria o meu dia!bjus

Beth/Lilás disse...

Alexandre meu querido!
Agora só faltou você morrer de rir vendo este vídeo que é mesmo o fim da picada. Não deixe de ver!
beijos e você é outro que merece muitos elogios por sua postura sempre amiga e conciliadora. te adoro!
bjs
--------------------------------------------------------------------------

pensandoemfamilia disse...

Olá Beth
Elogios sinceros sãobons de serem recebidos e seus gestos de carinho merecem também elogios.
Bonita homenagem a amiga e boa dose de humor com o video.
Amei a imagem...

Bjs,

disse...

Olá Beth! Alguns anos atrás, enquanto eu ainda engatinhava profissionalmente e conversando com um antigo chefe ele me dizia resumidamente para não elogiar a equipe no todo e sim individualmente, isso daria mais ânimo e tornaria cada funcionário mais feliz. Individualmente, porque dependendo do estado de ânimo da pessoa esse elogio não seria absorvido por ela. Ela não sentiria que era para ela ou retiraria o mérito individual, sei lá. Até hoje penso sobre isso e você completou algumas lacunas do meu pensamento com seu post. Bjos no coração.

Misturação - Ana Karla disse...

Bom dia Beth!

Esse post está demais e que rosas amarelas são essas? Lindas!

Você tem toda razão, quando elogiamos alguém do nada mesmo, essas pessoas se sentem mais felizes e mais animadas para prosseguir, ir mais.

E a idéia das placas parecem bem interessantes, funcionariam como uma reflexão.
Muito bom.

Bom domingo!

Xeros

chica disse...

Lindas flores que mercem elogios ...E podemos fazer o dia dos outros tão melhor se tivermos um gesto assim,elogiando oque fez de bom,não? Reconhecendo! um beijo,tudo de bom,chica

Astrid Annabelle disse...

Beth querida!
Que mensagem e homenagem deixou aqui!
A Glorinha com toda a certeza merece o nosso mais caloroso elogio e sorriso...sou fã do que escreve e da maneira como escreve!
Quanto à sua atitude de elogiar o pintor:
Isso só acontece quando se é uma alma de luz como você!
Belíssima dica essa de de elogiar as pessoas. Que maravilha...eu adorei!
Depois verei o vídeo...hoje a net voltou mas está um pouco lenta ainda...
Um post lindo criado por uma linda pessoa!
Beijo grande e um abraço gostoso.
Astrid Annabelle

Yo Neris disse...

Adorei a idéia dos elogios espalhados por aí. Tem dias que realmente precisamos muito disso.
Quanto as rosas amarelas, nossa amiga Glorinha merece mesmo esse carinho.
Parabéns pelo seu gesto sempre tão delicado, Beth.
bjo no core

Bordados e Retalhos disse...

Beth, somos de uma geração que não podia ser elogiada pois ficava metida. Hoje percebo como isso foi ruim na nossa formação e tenho me policiado para perceber sempre o valor do outro. Adorei esse post. Muito interessante e estou querendo elogios mesmo que sejam assim estranhos como esses do vídeo rsrsrs. Obrigada pelo carinho em seu comentário no meu post. Tenho outro filho meloso e beijoqueiro, que me sustenta nesses tempos de tristeza. Aproveite bem e sempre os abraços apertados e os beijos do seu filhão. Bjs pra vc.

Unknown disse...

Com os elogios, os bons tornam-se melhores...

Beijo.

lolipop disse...

Olá Beth!
Do you know? YOU ARE BEAUTIFUL!
E não digo isso por causa da foto, é o que passa do que vc escreve!
Não conheço bem a Glorinha, mas tenho a creteza que merece, e vou tentar conhecer mais.
Desculpa não passar antes, mas tenho estado doente, e só voltei hoje porque tinha blogagem colectiva.
BEIJO Grande

Françoise disse...

Olá minha amiga tão querida,
Primeiro, quero dizer que estava com saudades de te ler e quando chego aqui, é claro, um daqueles posts que nos faz pensar na vida e em nós.
Esta é mesmo uma excelente iniciativa, e nem precisa vir de tão longe como descreveu, você , aqui , consegue nos fazer tão bem e lindamente a ponto de nos contagiar e espalhar auto estima por todos os cantos....

Estamos bem, estou me levantando novamente de uma daquelas crises medonhas que me fazem arrastar sem poder caminhar. Um dia após o outro. Assim vou eu.
Te gosto muitão e te admiro um tantão!
Beijos

She disse...

Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeei o post! E que lindas flores deu para a Glorinha.... ela merece! ;)

E pra vc, minha Querida, muitos beijos, beijos! ;)

She

lolipop disse...

Beth! Estou com dificuldade em registar o comentário...já repeti três vezes...snif!
Do you know? You are beautiful!
E não digo isso pela foto, mas por aquilo que passa do que vc escreve!
Desculpa so vir agora! Tenho estado doente...
Beijos

Maria Célia disse...

Oi Beth
Texto muito lindo. Você escreve que é uma beleza. Adoro seus escritos.
Quem não gosta de um elogio que brota do fundo do coração? Mesmo ficando meio constrangidos, adoramos ter nossos méritos reconhecidos.
Imagem deslumbrante, este vaso de rosas amarelo/laranja.
Vídeo hilário.
Bjos

Teredecorando disse...

Olá Beth,
Ter uma amizade é algo belíssimo. Saber cultivá-las é ainda mais belo.
Lindas flores para Glorinha.
Elogiar é sempre bacana. Nem todos tem uma atitude como você teve. Elogiar alguém que você nem conhece. Isso faz bem para qualquer EGO, não é mesmo???
Linda atitude.
Tudo de bom.
Bjs mil

Naty disse...

Diz uma lenda chinesa que amizades verdadeiras são como árvores de raízes profundas: nenhuma tempestade consegue arrancar."
DESEJO-TE UMA SEMANA ABENÇOADA
BJS COM CARINHO

Beth/Lilás disse...

Alê!
É de rachar mesmo de rir.
Parece até a voz do Maguilla não é mesmo?
Você é uma pessoa inoxidável, quero dizer, brilhante. kkkkkkk
beijuuuuuus


--------------------------------------------------------------------------

ManDrag disse...

Meus amiga!

Eu quero parabenizá tu pela péssoa exdruxulamente explêndizada que você és! Umas pessoa capacitadamente capaz de sabeu enxergá vendo os meulhó qui os outro tém.
Glorinha esmereci este seu vosso eslogio! Elas é umas pessoa apessoadamente talentosa e husmana!
Só uns pessoa brilhosamente isluminada como tus sai no caminho elógiandu uns trabalho simplismentíssimamente ulimilde como os de pintor de grade. Me orgulhos muito de ter Encuntrado tus no meu encaminho das vida.
Como podes lere vendu já istou practissiosamente praticandó com os profissór Carros Velho.

Asbraço du africanos esbranco

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Elogios fazem muito bem à nos, enriquecem nossa alma! beijinhos

Luciana disse...

Eu não conhecia esse trabalho dos cartazes, mas é realmente muito interessante.
Eu só consigo elogiar se for verdadeiro, não consigo emitir um elogio mentiroso, mas muitas vezes penso em elogiar como você fez com o pintor na rua e não o faco por achar intromissão, apesar de saber que na maioria das vezes o elogio é muito bem vindo.
Acho que fazemos um mundo melhor e pessoas mais felizes e confiantes com elogios sinceros e de reconhecimento.
Parabéns pela sua atitude.

Beijo

Lu Souza Brito disse...

OI Beth,

A gente pode até ficar meio sem graça, mas receber um elogio faz mesmo bem para a auto estima, principalmente quando sabemos que é sincero.

Eu fiz isso outro dia com uma atendente na rodoviária Tietê em São Paulo. Ela foi de uma delicadeza tão grande que eu fiz questão de parabenizá-la pelo excelente atendimento e cortesia.

Eu já vi esta corrente dos cartazes. Eles espalham incluisve em banheiros, muito legal!

Bjos