.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Às vezes dá um desânimo!


Relendo um daqueles excelentes textos de Luis Fernando Veríssimo, minha cabeça encheu de pensamentos a respeito do que vem ocorrendo hoje, ou será desde sempre, não sei, mas como cresce a mediocridade, a burrice em si, e é como ele mesmo diz "... um paradoxo angustiante. Infelizmente, temos de viver segundo essas regras absurdas que transformam a inteligência numa espécie de desvantagem perante a vida."


Eu fico passada ao ver a pouca importância que as pessoas dão às coisas boas,fazem pouco caso das escritas, não lêem até o final um texto, não reconhecem o esforço e o talento empreendidos. Na verdade, têm preguiça, textos grandes cansam, assim me disse certa vez alguém para justificar o fato de que ler alguns blogs que contém poesias, contos ou crônicas tomam muito tempo e preferem aqueles que têm poucas linhas ou linguagem simples.  O mesmo ocorre na televisão brasileira que despeja diariamente programação para telespectadores pouco exigentes. 

Mas é isso mesmo que os governos esperam de um povo como o nosso, pois povo que pensa, que lê e reflete, dá trabalho.


Assim sendo, deixo apenas o início desta famosa crônica de Veríssimo:



"Quando Winston Churchill, ainda jovem, acabou de pronunciar seu discurso
de estréia na Câmara dos Comuns, foi perguntar a um velho parlamentar,
amigo de seu pai, o que tinha achado do seu primeiro desempenho naquela
assembléia de vedetes políticas. O velho pôs a mão no ombro de Churchill e
disse, em tom paternal: "Meu jovem, você cometeu um grande erro. Foi muito
brilhante neste seu primeiro discurso na Casa. Isso é imperdoável. Devia
ter começado um pouco mais na sombra. Devia ter gaguejado um pouco. Com a
inteligência que demonstrou hoje, deve ter conquistado, no mínimo, uns
trinta inimigos. O talento assusta".







25 comentários:

Liza Souza disse...

Voce tem razao Beth! Hoje em dia as pessoas tem preguica de pensar, se contentam com pouco conhecimento e se acomodam diante do pouco. O que eh melhor para a minoria que se aproveita disso e leva a maioria aonde querem.
Beijos

Yo Neris disse...

Sim amiga...É vero. Seres pensantes, competentes e inteligentes, assustam muito, principalmente aos políticos brasileiros.


Ah! Não saia apagando ainda suas imagesns, não. Não sei se isso resolve (no Flickr, por exemplo, uma vez enviada a foto, mesmo que você apague, sua cota "vai pro espaço").
Vou tentar descobrir como funciona no blogger, e depois conto.

bjo no core

Leci Irene disse...

Menina, seia para rir ou chorar??
Eu sou meia burrinha, mas sempre digo aos jovens que conheço - estudem, pois ninguém hoje se importa com a Educação - e vai chegar o dia em que "em terra de cego, quem tem um olho será rei..."

Lu Souza Brito disse...

Bethinhaa, tô tão feliz que consegui acessar seu blog de novo.

Você tem razão, as pessoas tem preguiça de ler textos longos. Mas eu penso de outro modo: geralmente quem escreve textos longos o fez com atenção, escreveu e reescreveu e por isso mesmo merece atenção.
Algumas vezes nao estamos com o tempo necessário para ler naquele momento: que nao seja desculpa, volte outra hora.
Eu confesso que nao escrevo textos longos porque nao sei, nao sou assim tao boa com a escrita, dou cada tropeço de dar medo. Mas adoro ler. Voce costuma publicar longos textos, a Glorinha, a Luma, a Mila ás vezes e eu gosto muito!

Bjinhos

chica disse...

Grande verdade,Beth e hoje ainda, estava pra fazer um CLIC e acabar com o meu blog da natureza...

Acho que vou fazê-lo ainda...

É dura a coisa,Beth um beijo,tudo de bom,chica

cucchiaiopieno.com.br disse...

Cara Beth
Quando estou sem tempo prefiro nao ler um blog amigo do que fazer um comentário "por cima"! Respeito conta muito.
Hehehe, adorei - "O talento assusta" realmente.
Bjim
Léia

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Menina, é verdade. Isso cansa!
As pessoas banalizam tudo hoje em dia e não dão valor à nada, praticamente.
Um absurdo e uma tremenda falta de respeito, as vezes quando chego em um blog que tem um longo texto e estou com pressa, prefiro nem ler a comentar, dou valor, porque as vezes, mesmo sem talento para boa escritora, gosto de desabafar em muitas linhas, rs

Beijinhos

Maria Célia disse...

Oi Betty
O interessante deste seu tema de hoje, é que todo mundo concorda com isto, mais continuam fazendo.As pessoas têm preguiça com a cultura, preferem as coisas prontas, fáceis e rápidas; engolem tudo o que lhes é imposto,reclamam, murmuram mais preferem continuar na mediocridade.
Como você disse, os governantes querem que o povo seja assim.
Bjos

Kelly Kobor Dias disse...

Então vamos nós dar trabalho e espalhar esse pensamento por ai. beijos

lolipop disse...

Beth,
Aqui em Portugal, o panorama não é muito diferente em relação ás "exigências" dos espectadores de televisão ou leitores de jornais, ou livros. Por outro lado, essa ferramenta fantástica que é a Internet, tem como reverso facilitar um conhecimento superficial, uma "leitura em diagonal" de quase tudo, que faz com que fácilmente qualquer um ache que domina o suficiente de assuntos diversos.
Acho que vc tem razão. A maior parte das pessoas não gosta de ler textos grandes ou complicados nos blogues. Mas pior do que não ler, é achar que se leu, porque se apanhou uma frase sonante que serve o comentário.
E, sim, nos tempos que correm, mais do na época da juventude de Churchill, o talento, a inteligência, o espírito crítico, nem sempre são bem vindos.
O meu aplauso pelas suas reflexões, pelo seu brilho...no escuro.
TERNURAS

Macá disse...

Beth
Verdadeiríssimo (existe né?). Sabe que ao ler a frase "O talento assusta", me lembrei de uma amiga, já na casa dos 35 anos, e ainda solteira, resolveu: quando arrumasse algum cara pra sair, na conversa já iria dizendo que, o apartamento que morava era do pai, que o carro também e o salário era baixo e que não era formada em nada. Pra ver se assustava menos, pode?
beijos

Unknown disse...

Perfeito!
É isso mesmo, pior que é. O povo tem preguiça de pensar. Dão mais valor a tudo o que já vem "mastigado", ou melhor, valor não, atenção.

Realmente, vendo pela crônica do ilustre Veríssimo, às vezes é mais vantagem começar na sombra, pois o talento assusta e provoca inveja. Daí como já é tão difícil encontrar o nosso "lugar ao sol", ainda temos que lidar com os tais "inimigos". Fora os que percebem o talento do outro e preferem desfiar críticas e comentários maliciosos para denegrir ao invés de absorver.

beijinhos!

Manuela Freitas disse...

Como te dou razão querida Beth, de facto hoje em dia as pessoas preferem ir pelo mais fácil e pelo mais superficial!...
Ando com «carradas» de desânimo e sem me apetecer fazer nada, ando mesmo sumida!...
Beijinhos,
Manú

Glorinha L de Lion disse...

Concordo com todos os que escreveram aí em cima. Talento assusta e causa inveja. A mediocridade impera em nosso país e por que não dizer, no mundo.
O mais fácil, o pronto, o que não dá trabalho é bem vindo. Isso me cansa. Ando tão cansada da mediocridade e da burrice que às vezes penso em parar com tudo.
Mas a vontade da escrita fala mais alto. Infelizmente, Veríssimo tem toda a razão. Aliás: Talento Assusta! E como! Já dizia Tom Jobim, no Brasil, "sucesso aqui é motivo de inveja e não de orgulho".
Beijos, ótimo post!

Nilce disse...

Gente inteligente pra quê, Beth?
Para brigar por seus direitos?
A ignorância ainda é o melhor enchimento de urnas eleitorais.

Bjs no coração!

Nilce

Ivana disse...

Beth, é verdade. E infelizmente, é daí pra pior!
Beijos!

Monica Lidizzia disse...

Éisso aí, Beth, "pensar enlouquece"!
E vamos de futebol e carnaval, é disso o que o povo gosta.
E também de sujeitos no plural e verbos no singular, cotas nas universidades, bolsas família...
Panes et circenses.

Que medo do dia das bruxas!

bjnhs

Caca disse...

Crer é bem melhor do que pensar. Por isso há tão poucos dominadores para tantos dominados no mundo. Brilhante, Beth! Meu abraço. Paz e bem.

Teredecorando disse...

Por isso que temos que cultivar o GOSTO pela leitura desde a infância, senão....Fica um adulto preguiçoso.
Acho que os valores se perderam pelo caminho de uma jornada...
Está tudo muito rápido...Até mesmo quando conversamos com algumas pessoas não temos um retorno, nem no olhar...As pessoas não lêem não escutam e não enxergam coisas tão importantes. A leitura enriquece, mas...
Bjs mil

Wilma disse...

Aaahhh!! discordo que a inteligência se torna uma desvantagem perante a vida, ela é justamente pra não se seguir regras absurdas, eu penso. O problema está no conceito que temos de inteligência. Importante pra um, sem importância pra outros, sempre foi e será assim,é a vida real, desanima não!!
Particularmente, procuro só comentar o que leio na íntegra e penso, acredito ter entendido a msg, do contrário, fico muda, e espero q façam o mesmo comigo, comentar é opcional.

pensandoemfamilia disse...

Tem toda razão. Mas fico também pensando se hoje a quantidade de informações também não acaba contribuindo para este olhar mais ligeiro sobre os assuntos.
bjs

Bombom disse...

Cara Beth, que bom este teu alerta!
de há umas décadas para cá, entendeu-se internacionalmente nos domínios da Psicologia, que as crianças não tem "maturidade" para apreender certos conceitos. E eles foram sendo retirados, a pouco e pouco, dos currículos dos Programas de Ensino. Só que esses sumidades, se esqueceram de os introduzir nos currículos da idade conveniente!!! O mesmo é dizer que eles foram retirados dos Programas e estes têm vindo a ser de tal maneira simplificados, que já pouco se ensina e nada se exige, para não "traumatizar" as criancinhas! Isto aconteceu em Portugal e continua! Não será pois, de admirar este panorama que aqui descreves e que foi implementado a nível internacional, a começar nos EUA e importado para a maioria dos países da Europa. Assim se criam os "betas" para servirem os "alfas"...
Que os jovens Pais e Mães de hoje estejam àlerta para saberem como querem educar os seus Filhos.

Andei à procura do e-mail do Mãe Gaia, mas não encontrei. Assim, o comentário ficou mais comprido que o desejado, (para poder ser lido, he,he!)
Continuarei sumida até ao fim deste mês, por muito boas razões! Bjs. Bombom

Unknown disse...

Beth
soltei um p.m. aqui quando li a crônica.
Gosto de W. Chirchill.
Agora "talento assusta" !
ufa.
Eu acredito nisso, de verdade.
Que triste, que chato, que droga.
Por isso tanta gente inútil no mundo porque o talento não é valorizado e nem estimulado.
Bufei.....
Triste realidade.
Mas não me conformo.
Beijos.

She disse...

Na verdade as pessoas têm é uma enorme preguiça pra ler... :(

Bjo, bjo!
She

Dani dutch disse...

Beth, é verdade, e com isso tudo vamos nos afundando cada vez mais, pois acredito que a única salvação e ainda a longo prazo do nosso país é a educação... bjuss