.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Se você não assina e só rubrica, vote Tiririca


E a TPE aumenta a cada dia, principalmente quando vemos o crescimento da ignorância com relação a como votar corretamente.  Hoje mesmo, conversando com dois funcionários de supermercado aqui do bairro, pude constatar que não sabem o que irão fazer diante da tal urna eletrônica e os dois me disseram que vão votar em branco.  Tive que explicar-lhes que não se vota em branco, pois apesar de hoje em dia não termos cédulas em que poderiam corromper nossos votos, votar em branco é o mesmo que dizer que aceita e concorda com qualquer um que se apresenta por aí, portanto ou vote nulo se não concorda com nenhuma proposta apresentada e neste caso, coloque 00 e confirme ou vote naquele em quem acredita e que já viu ou leu sobre seu trabalho.  Se quiser saber mais sobre como votar corretamente entre aqui.

Nosso povo, mesmo morando nas cidades mais populosas e  com recursos do país, como Rio, S.Paulo e Belo Horizonte, não sabe quase nada a respeito de eleições, na verdade alguns levam na brincadeira tudo isso e na hora H é que se tocam que não sabem operar a bendita urna. Gostam mesmo é das brincadeiras e barulho que alguns candidatos gaiatos fazem e que acabam ganhando milhares de votos, entram para a política com o aval da ignorância e desinformação humana,  haja vista o que vem acontecendo desde as últimas eleições, onde 'pseudo-artistas', candidatos famosos e sem formação intelectual nenhuma além da total falta de engajamento político, oportunistas que buscam o eleitorado mais desinformado e despolitizado.
Para o cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política, Rui Tavares Maluf, o fato de ser uma celebridade não é garantia de boa votação. "Depende da área de atuação, se foi famosa no passado e não é mais tanto hoje, e se essa pessoa tem tempo de atuação política. Apenas ser celebridade não é tudo, mas pode facilitar.  Não se trata de voto de protesto. É voto de preguiça. O candidato capta esse tipo de eleitor."

Enquanto isso cresce e assusta a idéia de ver um Tiririca, palhaço sem graça, puxador de votos para a legenda e que vai fazer ainda mais o povo de palhaço se ganhar estas eleições como tudo indica. 



Se você não assina e só rubrica, vote Tiririca
 
(Nelito Fernandes-jornalista humorístico de Época)
 
Se você não assina e só rubrica, vote Tiririca

Se não sabe ler e se complica, vote Tiririca

Se a declaração do TRE você falsifica, vote Tiririca

Se fugiu da escola e não lê nadica, vote Tiririca

Se a tua fonte de conhecimento é na verdade uma bica, vote Tiririca

Mentiu pro tRE e vai dar zica? Vote Tiririca

Se a tua letra é uma titica, vote Tiririca

Se você vê um livro e se pinica, vote Tiririca

Assina com a digital e todo mundo implica? Vote Tiririca

Se o seu diploma você mesmo fabrica, vote Tiririca

Não fez o mobral, te dou a dica: vote Tiririca

Se para o mobral todo mundo Te indica, vote Tiririca

Se placa diz " siga" e você fica, vote Tiririca

Se mandam você ler e vc se trumbica, vote Tiririca

Estava escrito Congonhas mas você foi parar em Cumbica, vote Tiririca

Se na escola você não se aplica, vote Tiririca

Se te flagram na mentira e sua candidatura mica, vote Tiririca

Se a sua cultura não é rica, vote Tiririca

Trocou o livro por uma cuíca? Vote Tiririca

Só lê livro que tem figura que explica? Vote Tiririca.









20 comentários:

Unknown disse...

Boa noite Beth,

É muito triste vermos nosso país nas mãos de futuros políticos como Tiririca...

Infelizmente ainda acontecem coisas assim. Fui hoje ver com meus pais O Bem Amado e nossa realidade não mudou muito desde Sucupira e Odorico Paraguaçu.

Beijos,

Isadora disse...

Beth é uma triste constatação. Não tenho assistido TV, ultimamente, mas em eleições anteriores tínhamos propaganda mostrando como votar. Pode até ser que não seja o melhor, mas como a TV Aberta ainda é capaz de chegar ao maior número de lares ajuda bastante.
Li recentemente que um padre de uma cidade do interior de São Paulo, não aguentou e disse aos fiéis que quem votasse no Tiririca tinha titica na cabeça. É, vamos ver o que acontecerá.
Um beijo

Bia disse...

é cada uma, cada candidato... que as vezes dou graças a Deus por não puder votar esse ano.

bjs

ML disse...

Post MEGA utilidade pública, Beth.

Mas quem não tem "saco" de ler, se trumbica : > )

Te falei que um sujeito (simples, do "povo")quando perguntado sobre "sigilo fiscal", pelo O Globo, disse que "sigilo não conhecia", mas "fiscal tinha na feira"?

É duro, sister, é muito duro.

No próximo domingo, planejo vestir preto.

bjnhs

Hugo de Oliveira disse...

Nossa é o fim esse rapaz viu...aff. Que Brasil.


Hoje completo 02 anos de blog, da um pulinho lá.


abraços
de luz e paz

Renata Lopes Costa disse...

Muito me entristece ver pessoas como esse cara candidatar- se e ser eleito pelo povo. Chega a ser degradante ler essa música tema de sua campanha. Agora eu me pergunto: Por que as pessoas gostam tanto de serem enganadas, ridicularizadas? Sim, porque votar num camarada desses é ridicularizar-se também. A ignorância me repudia, porque no fundo, quem vota nesse Tiririca, sabe o quão sem preparo ele é, e votam dessa forma pra ajudar o nosso país ficar cada vez mais de cabeça pra baixo.

Lamentável, Beth...

VELOSO disse...

Tiririca é só a ponta do iceberg...

Nilce disse...

Beth, tô pasma.

Quanto absurdo junto, Meu Deus!
O pior é que temos muitos "tiricas" candidatos e que estão no topo das pesquisas.
Onde vamos parar com tudo isso?
"Para o Brasil que eu quero descer".

Bjs no coração!

Nilce

Luciana disse...

Ai Beth, é tão difícil escolher e acreditar em algum político, poiis a maioria são tiriricas mesmo, e talvez os alfabetizados ainda sejam piores, sabem mais artimanhas, será?!!!
Acho que é bem na base do 'se correr o bicho pega, se ficar o bicho come'.
Mas vamos ter fé.

Beijo

www.comtextosdavida.com disse...

Para completar:Se você é uma titica vote em Tiririca, que continuará sendo.
bjs Lais

Luma Rosa disse...

Aff!! Não somente a sociedade tem que se manifestar contra os ficha suja, mas também quanto as escolhas feitas pelos partidos. Enquanto não houver reforma eleitoral, veremos esses absurdos e não sei como eles não enxergam essas candidaturas como um deboche a máquina política. Os verdadeiros políticos em nome da sociedade deveriam se indispor em favor do respeito! O que presenciamos são os votos dos interesses de alguns x os ditos conservadores que não querem mexer em casa de abelhas, o destino de toda uma classe de políticos x a nossa esperança de que haja uma nova cultura política no país. Beijus,

ManDrag disse...

Uma muito triste realidade.

Não basta ter petróleo e fazendeiros visitando de jacto as suas imperiais fazendas, para se ser um país civilizado. É necessário dar cultura ao povo, não apenas futebol, carnaval, religião e cerveja.
O sucesso do Tiririca é o resultado duma educação popular feita à custa dum péssimo serviço de televisão.

Mas como pretende o Governo brasileiro (seja ele qual for) educar o povo se nem uma televisão pública oficial tem? É tudo privado. Hoje em dia a televisão (infelizmente) é o grande educador de massas.

Abraços africanos

Lucia disse...

Eu procuro nao comentar em qualquer post sobre politica brasileira, pois nao tenho a minima ideia do que anda acontecendo com isso por ai, mas uma coisa eu posso dizer:

Sempre achei um absurdo ser obrigacao de todas as pessoas votarem ai. E acho que por ser obrigacao, voce encontra muitos desses que nao entendem e acabam votando em branco ou pior.

Aqui voce tem uma escolha. Voce vota se quiser e acho que dessa maneira, muitos problemas sao evitados.

bjos

Lúcia Soares disse...

Beth, tenho pena dos estados que deixam pessoas sem preparo entrar.
Não tenho nada contra o palhaço Tiririca, que é como ele se chama, tem orgulho de ter começado como palhaço. Mas tenho contra esse homem, esse cidadão brasileiro que faz uma campanha como se estivesse brincando. Pior para o partido, por aceitar um cidadão desses e pior para o estado que o eleger (se for eleito).
Beijos!

She disse...

Queridonaaaaa demorei, mas cheguei por aqui! Obrigada por divulgar o meu livro que ficou lindo ali... hehe Adorei, valeu pelo apoio e carinho, viu?! ;)

Qto ao seu post ficou muito bom! Eu sou meio radical porque sou totalmente contra o voto ser obrigatório a partir do momento em que vivemos num país que se diz democrático... logo, se a democracia impera por aqui qual é a lógica do voto ser obrigatório?

Eu juro que me esforço para entender essa lógica, mas não consigo...

E enquanto o voto for obrigatório Tiriricas da vida irão ganhar e é LAMENTÁVEL!

As pessoas acham divertido a campanha dele não ser coisa nenhuma... aff!

Beijo, beijo minha Linda!
She

PS: Olha, estamos organizando uma segunda desvirtualização com tarde de autógrafos do meu livro... :))
Ahhh eu tb quero comprar o da Mila...e descobri tb outras blogueiras que publicaram tb pelo CLUBE, ou seja, muitos livros para comprar... hehe

Ahhh obrigadinha pelo elogio da fotinho lá no meu Cantinho, que bom que gostou...rs bjo, bjo!

Beatriz disse...

Oi Beth,
A ignorância em todos os sentidos é o maior mal deste país! Ainda hoje estava pensando nas pessoas necessitadas, que não têm conhecimento e muito menos um documento com foto (agora obrigatório) para levar no dia da eleição junto ao título de eleitor. Muitos vão gastar dinheiro com passagem de ônibus ou trem e, simplesmente, não poderão votar!!! Já pensou quanta abstenção? E nós ainda somos obrigados a ir e escolher o menos pior!
Beijocas
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Unknown disse...

Que na hora de votar, se vote com inteligencia e consciência.

Beijo.

Kelly Kobor Dias disse...

Beth querida estou com medo é de ver muita gente lá dentro, para presidente, governador e senador também. Nunca vi uma eleição tão ridicularizada como essa! Preocupante!!!!! Beijos

Ivana disse...

Beth, este horário político eleitoral brasileiro, além de ser absolutamente dispensável é completamente NOJENTO! Desculpa, mas é isso que sinto quando assisto! Imprescionante como agora, todos tem a "fómula mágica" que dará jeito em tudo, que resolverá todos os problemas de saúde, educação, moradia, violência, saneamento, etc, etc! Hãnhãn! Senta lá que eu tô acreditando!
É por isso que moro há 12 anos em Floripa e NUNCA transferi meu título! E dá pra se animar?
Beijos!

Manuela Freitas disse...

Olá Querida Beth,
Hoje estive a ler sobre este Titirica!...Aqui os jornais têm feito uma grande cobertura da campanha eleitoral, com correspondente no Brasil e vou lendo assim umas coisas estranhas e desculpa bastante apalhaçadas. Estou a par dos vossos partidos, candidatos e das sondagens, apesar da Dilma ter descido alguma coisa, nos últimos dias e eventualmente não ganhar à primeira volta, ganha à segunda, relativamente ao segundo há uma grande diferença, não é?
Entretanto por cá sairam hoje as medidas de austeridade, aumento de impostos (2x em 2010), corte aos salários e outras coisas, quem se lixa é sempre quem tem menos!...
E assim vamos querida amiga, já não há pachorra para aguentar tanta incompetência!...
Beijinhos
Manú