.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sábado, 21 de agosto de 2010

Pela Tolerância

(Bouganville sobre telhado colonial em Tiradentes-MG)



O ensaio 'Prece pela Tolerância' foi escrito há cerca de 250 anos, porém o coração do homem, ainda mostra que ele é mais atual do que nunca. 




Não é mais aos homens que me dirijo. É à você, Deus de todos os seres, de todos os mundos e de todos os tempos: Que os erros agarrados à nossa natureza não sejam motivo de nossas calamidades. 

Você não nos deu coração para nos odiarmos nem mãos para nos enforcarmos. Faça com que nos ajudemos mutuamente a suportar o fardo de uma vida penosa e passageira. 

Que as pequenas diferenças entre as vestimentas que cobrem nossos corpos, entre nossos costumes ridículos, entre nossas leis imperfeitas e nossas opiniões insensatas não sejam sinais de ódio e perseguição. 


Que aqueles que acendem velas em pleno dia para te celebrar, suportem os que se contentam com a luz do sol. 

Que os que cobrem suas roupas com um manto branco para dizer que é preciso te amar, não detestem os que dizem a mesma coisa sob um manto negro. 

Que aqueles que dominam uma pequena parte desse mundo, e que possuem algum dinheiro, desfrutem sem orgulho do que chamam poder e riqueza e que os outros não os vejam com inveja, mesmo porque você sabe que não há nessas vaidades nem o que invejar nem do que se orgulhar. 

Que eles tenham horror à tirania exercida sobre as almas, como também execrem os que exploram a força do trabalho. Se os flagelos da guerra são inevitáveis, não nos violentemos em nome da paz. 


Que possam todos os homens se lembrar que eles são irmãos! 



Tratado da "Tolerância" - Voltaire - 1763 









































8 comentários:

Hugo de Oliveira disse...

Eu precisava ler isso agora noite...nossa, passei a tarde toda debatendo sobre isso com um colega.

abraços

Hugo

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Querida!!

Estou com o coração pulsando de alegria!! Foi uma tarde maravilhosa, encontrar você que há tempos sonhava com isso, foi incrível!!
Aliás, conhecer todas aquelas moças maravilhosas, lindas e com boas energia me fez um bem danado.
Muito bom saber que agora começa nossa amizade real!!

beijos

chica disse...

Isso é explêndido,Beth! Que mensagem!um beijos,tudo de bom,chica

Dani dutch disse...

Beth, com essa vida agitada de hoje em dia, a pressão no trabalho, contas e mais contas pra pagar, as coisas subindo no supermercado e o custo de vida também está alto.. as pessoas vão ficando meio que tolerância zero..
Já presenciei cada caso, nossa em onibus, trabalho, no trânsito, não podemos nem fazer um movimento que alguém desce do carro com uma arma e pronto lá se vai mais uma vida.
AS pessoas precisam cultivar a paz interior, só assim estarão equilibradas para a vida, com o equilibrio vem o respeito, o amor ao próximo. bjuss e otimo domingo, ( estou esperando uma visita querida também com coxinhas e bolinho de queijo)

Glorinha L de Lion disse...

Eu ando precisando disso...ai como sou intolerante, meus deuses...falo sério, preciso melhorar muito isso em mim...belo tratado sobre esse "defeito" que preciso consertar urgentemente em mim.Obrigada pela reflexão...quando eu me mostrar assim, me dá uns puxões de orelha...te dou esse direito! Na hora posso até te dar uma coelhada, mas depois, a ficha cai. Obrigada pelo toque mana! beijos.

Liza Souza disse...

Lindo, lindo, lindo!

Lúcia Soares disse...

Qualquer prece a Deus é maravilhosa. E dá resultado.
Beijos!

Lia Noronha disse...

Bem atual...e comovente..precisámos ler todos os dias...que lugar encantador o seu blog!!!
Uma noite d epaz pra ti.
Abraços diretamente do meu Cotidiano.