.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sábado, 17 de abril de 2010

Consciência ou Morte


Eu reciclo
Tu reciclas
Ele(a) recicla
Nós reciclamos
Vós reciclais
Eles(as)  reciclam


Como assim, ainda não?!  


Então, neste endereço você achará o ponto da coleta seletiva de lixo mais próximo da sua casa.
E, mãos à obra!


Nossa Mãe Gaia está implorando socorro. Não vê o que está acontecendo a cada dia em todos os cantos do planeta!


"É difícil criar uma consciência ecológica ampla, sabemos que sim. Mas isto 
é uma guerra que não podemos perder", diz José Saramago.









15 comentários:

Anônimo disse...

Verdade! Aqui na Turquia acho o povo ainda menos consciente! Uma amiga minha disse que viu aquele documentário sobre o aquecimento global do Al Gore na faculdade,junto com uma galerinha bem jovem, e depois viu as pessoas que acabaram de assistir o filme jogarem as garrafas plásticas no lixo. Puxa, jovens universitários...É triste!
Eu tenho umas 3 garrafas pet cheias de óleo que usei durante esse tempo que estou aqui, não tenho coragem de jogar fora...Até eu descobrir um ponto de reciclagem ou o que fazer, não jogo!

Muito importante essa sua mensagem.

Bjs, Beth!

Luciana disse...

Ai Beth, sempre que falo em reciclar, em moderar o consumo, o povo me olha como se eu fosse um bicho estranho, uma maluca chata. Estou quase desistindo, fazendo minha parte mas não propagando mais, porque parece que além de não adiantar ainda estressa (a mim).
Por aqui separamos o lixo, como eu e Camila já postamos sobre, mas no lugar onde moro não temos coleta de plástico, metais e vidros, esses eu separo em casa e levo pra o posto de coleta. Quando falo sobre isso dando a dica, o povo acha estranho, afinal se não tem a caixa de coleta em casa para esses materiais, então não tem obrigatoriedade, sim, obrigatoriedade porque somos obrigados a separar o lixo comum e o papel, mas näo os outro materiais que citei, então acredito que pouca gente o faz, que eu lembre agora somente eu e outra brasileira. O povo tá cada vez menos se lixando pra isso, querem mais é ter e ter, sem consciência de consumo, jogar lixo nas ruas, separar o lixo obrigatório por medo de multa e de resto que se dane, já que não querem perder tempo e nem gastar gasolina até o posto de coleta. E por aí vai.
Meu comentário é quase um desabafo, depois farei um post sobre isso, mas se colher outros comentários similares e quiser postar sobre,seria interessante.

Beijo

Beth/Lilás disse...

Mari e Luciana,

O link aqui deixado poderá auxiliar a algumas pessoas que náo sabem onde deixar seus reciclados, mas nada impede de fazermos também por aqui, um forum de idéias, tirarmos dúvidas, ajudarmos uns aos outros nesta questão que, ao que parece, tanto é difícil aqui como até mesmo em alguns países já desenvolvidos.
Entáo, quem quiser ou tiver idéias, por favor, deixem aqui, pois irei depois fazer um post sobre tudo o que falarmos a esse respeito.
Obrigada, gente!

=============================================================================================

Unknown disse...

Palavras sábias de José Saramago.

Beijo.

Luciana disse...

Beth, vou repassar amanhã o seu post com os enderecos de coleta.
Vencendo pequenas batalhas um dia pode ser que se ganhe a guerra.
Beijo

Luciana disse...

Voltei, fui ao link, não tinha ido antes porque sabia que era só no Brasil, claro. Achei fantástico, o link leva ao site que colocando o endereco mostra postos de coleta no Brasil inteiro, coloquei o endereco dos meus pais e achei um posto relativamente perto de onde eles moram.
Beijo

Lu Souza Brito disse...

Beth,
Separar o lixo para mim sempre foi questão de honra. Tive maior trabalhão para fazer om que o restante da minha nova familia entrasse nessa também. E sabe o que acabo de descobrir??? Que a prefeitura que faz a coleta seletiva, lá na frente mistura tudo, acredita?
A gente com maior trabalho para lavar, separar, tals, eles recolhem aqui e depois misturam tudo?
Tô P da vida!
Mas não desisto não!

Unknown disse...

Bacana, Beth! Assim que eu tiver reunido um material legal farei um post em relação a isso.. Mas primando para o reaproveitamento. Acho importante trocarmos idéias de como descartar e/ou reutilizar o lixo que produzimos.

beijos!!!

Bordados e Retalhos disse...

Beth, reciclar é o mínimo que podemos fazer né? Querida sou bibliotecária chefe do Centro de Documentação e Informação da Arqudiocese de Vitória do Espírito Santo. Trabalho na capital e simplesmente amo fazer o que faço. Hoje trabalho principalmente com documentos históricos. Bjs

Luma Rosa disse...

Fiquei brincando com a ferramenta e vi que aqui só tem reciclagem de embalagens tetra pak. Informalmente existem pessoas que passam pelos condomínios resgatando esses materiais, certamente para levar a esses postos. Nunca pensei para onde levavam, pois sei que são pessoas necessitadas que fazem do que para nós é lixo, sustento. Dentro do link que disponibilizou, encontrei outro bastante interessante - http://www.cempre.org.br - Parece clichê mas é a pura verdade: Se cada um fizer um pouco, a soma deste pouco trará grandes resultados! Bom fim de semana! Beijus,

Dani dutch disse...

OI web-mãe, aqui an Holanda temos um container verde para os organicos, azul para os papeis e o preto para o lixo que não tem como ser separado... e todos os bairros possui containers gigantes para colocar os vidros... o plástico normalmente devolvemos ao supermercado e recebemos uns centavinhos de volta.. E quando vamos ao depósito de lixo com entulho extra é tudo separadinho por nós também em containers diferentes.. bjuss

Lucia disse...

Como escrevi la no blog da Lu, eu nao reciclo e nao reciclarei ate quando comprar minha casa, quando ai sim sera conviniente pra mim. Agora, se eu for ter que achar lugar pra levar meu lixo reciclavel e leva-lo ate la... fica totalmente fora de cogitacao. Entao nao, nao reciclo e nem me sinto culpada, rs. Eu nao sou uma pessoa totalmente "green" como dizem por aqui.

bjos

Glorinha L de Lion disse...

Eu separo meu lixo! E já há muuuuito tempo!
Super importante Beth! Tá na hora de todo mundo colocar a mão na consciência e começar a se mexer...por pequena que seja a contribuição, se cada um fizer um pouco, serão milhares, milhões de gestos fazendo a diferença...é por aí que se muda!
Beijos.

ML disse...

Aqui no prédio, o lixo tb é separado há muito tempo. MAravilha, já que síndica é uma mulher conscientíssima e super gente boa, amiga de todos, dos animais, das plantas, de todo o mundo.

bjnhs e parabéns pela divulgação.

Somnia Carvalho disse...

Lilas,

acho que o que deixa mais de queixo caido e que nem aquelas atitudes mais basicas de cuidado com meio ambiente eu ainda nao vejo em tanta gente que conheco... gente da familia ou amigos queridos proximos...

se for ai no Brasil entao eu nem comeco a contar...

desperdicio de agua, jogar lixo tudo junto, comportamento irresponsavel em parques etc...

e acho que precisamos mesmo divulgar ainda COMO SEPARAR LIXO e ONDE fazer a coleta...

quem sabe assim...