(Imagem-Mark Seelen/Corbis)
Não sabes, criança? 'Stou louco de amores...
Prendi meus afetos, formosa Pepita.
Mas onde? No templo, no espaço, nas névoas?!
Não rias, prendi-me
Num laço de fita.
Castro Alves
(Reminiscências lilases)
Eu tinha meus 7 anos de idade, usava um vestido branco de organdi, rodado e com bordados delicados na barra, sapatos estilo boneca brancos e meias, geralmente brancas e com rendinhas nas bordas.
Na cabeça, bem lá em cima, preso num rabo de cavalo, um laço de fita que minha mãe, carinhosa e pacientemente, prendia em meus cabelos lisos com a ajuda de grampos para não desabar.
O vestido quase sempre era o mesmo, repetido nos fins de semana, para as missas dominicais ou visitas à casa de tios ou amigos de meus pais.
Os tempos eram difíceis para um homem sozinho a trabalhar e três filhos para vestir, alimentar e educar. Mas, a figura materna era presente nos cuidados com a casa, o marido e com os filhos e era primordial, vital e ajudou a fazer o que somos hoje.
Apesar de pouca variedade nas indumentárias das crianças na década de cinquenta, o cuidado que minha mãe tinha em trazer-nos sempre limpos e arrumados com pequenos enfeites como o adereço nos cabelos, causava diferença. Por isso, o laço de fita chamava a atenção, fazendo parecer que mudava alguma coisa a cada semana.
Um dia, minha mãe prendeu meus cabelos com um lindo laço de seda na cor lilás e eu adorei, não parava de olhar-me no espelho encantada com aquela cor diferente e que me transmitia uma influência boa, agradável aos olhos e de satisfação com minha imagem.
Hoje, buscando o significado da cor roxa ou lilás, descubro que são "cores de transformação do mais alto nível espiritual e mental, capazes de combater os medos e contribuir para a paz. Elas têm um efeito de limpeza para os transtornos emocionais. Também nos conectam com os impulsos musicais e artísticos, o mistério, a sensibilidade, a beleza e os grandes ideais - inspirando-nos sensibilidade, espiritualidade e compaixão."
Quando resolvi criar o blog, por medo da exposição, inventei um pseudônimo e a primeira coisa que me veio à cabeça foi lilás do meu laço lilás, alguma lembrança atávica talvez, por isso muitos me conhecem por Lilás e eu acabei gostando, embora com o tempo, sentindo o carinho de amigos reais e maravilhosos, fui me revelando como Beth Lilás.
E sinceramente, descobri que esta cor me cai bem, inclusive tenho muitas peças no guarda roupas que são no tom violeta ou lilás. Mas o meu sonho encantado mesmo é ver de perto um dia e mergulhar nos campos de lavanda da Provence, sentir o aroma e magia que as flores lilases emanam e curam nossas mentes e corpos.
Vejam estas lindas fotografias destes campos de Lavanda que falo. (Imagens daqui)
Uau, que mergulho deliciosamente lilás!
Este post faz parte da Blogagem Coletiva de Cores que a amiga Glorinha em seu Café com Bolo nos convidou para esta semana Lilás.
50 comentários:
Ficou muito lindo esse post LILÁS! ADOREI AS FOTOS E AS FLORES SÃO REALMENTE LINDÍSSIMAS!BEIJOS,CHICA
Estou pensando em uma pintura nova para meu quarto e acabo de escolher qual? ;-)
Beijos, muitos!
Olá Beth Lilás!
Isso é que é sincronicidade...operar na mesma freqüência mesmo!
A diferença que eu reeditei um post criado e publicado em 09/2008 a partir de um PPS que recebi. Não conheço o site que indicou.
Naturalmente me encantei...pela cor que eu adoro, pelo aroma que exala das imagens, pelo frescor e pela beleza deslumbrante dos campos de lavanda.
O PPS não tenho mais...ficou perdido em uma placa mãe queimada...
Mas quando a Glorinha escolheu a cor dessa segunda imediatamente me transportei para esta região da Provence.
Agora não tem mais jeito...definitivamente temos algo em comum!!!!rsrss
Adorei sua história delicada como o lilás! Deu para visualizar você se olhando no espelho toda prosa!!!
Lindo post!
Parabéns!
Um beijo gostoso.
Astrid Annabelle
Essa semana, a cor lilas eh dedicada a voce. Eh uma que mais gosto depois do azul e amo todos os tons, desde de o roxo mais forte a um lilas mais suave!
Lindas as fotos, imagino so voce ali no meio desse campo florido, deve ser uma sensacao maravilhosa. Ja pensou?
bjinhos, Lu
Lindo, Beth!
Bj
Adorei a história da fita lilás!
Sabe que eu também sonho com esses campos de lavanda? Um dia, eu também ainda irei conhecê-los
Bjo
Yoyo
Beth, esse sonho com a Provence tb é meu!Desde que li os livros do Peter Mayle sobre a Provence, fiquei louca pra conhecer esses campos perfumados...e lilases....lindo seu post com lembranças da infância....tem coisa mais doce e encantadora que um laço de fita no cabelo?
adorei.
Beijos. Inté...
Beth,
Gostei muito do post.
Como você, adoro o lilás, e toda a gama de cores dessa família do roxo.
Beijos.
OI Beth, muito fofa sua história. Dá para imaginar sua imagem no espelho e o rostinho de criança encantada com seu laço de fita. COm certeza a sensação foi forte, para que a mantivesse em você a ponto de torná-la pseudônimo.
Adorei. Um beijo.
Deslumbrantes as imagens, boas lembranças...
beijinho
Lillas queridona,
claro que eu tava ansiosa para quando chegasse o post lilas e au ver o que voce, dona do lilas, criaria...
e que mergulho delicioso.. juro! eu vontade de correr pelos campos e sentir o cheiro e me deitar ali...
este post cheio de sensibilidade, dessa sua infancia, desse cuidado lindo de sua mãe com voce, de como voce se revelou nessa cor lilás é um excelente jeito de iniciar a segunda feira.
um beijo enorme na sua bochecha lilas
Lillas queridona,
claro que eu tava ansiosa para quando chegasse o post lilas e au ver o que voce, dona do lilas, criaria...
e que mergulho delicioso.. juro! eu vontade de correr pelos campos e sentir o cheiro e me deitar ali...
este post cheio de sensibilidade, dessa sua infancia, desse cuidado lindo de sua mãe com voce, de como voce se revelou nessa cor lilás é um excelente jeito de iniciar a segunda feira.
um beijo enorme na sua bochecha lilas
Viajei no tempo com você e fiquei te imaginando mais doce do que já é com esta fitinha lilás nos cabelos.
Foi muito legal conhecer a essência da Beth/Lilás na qual tinha grande curiosidade. Lindas fotos, dá vontade de ficar só contemplando!
Boa semana,
Bjos lilases ....
Françoise
Beth, adorei o post! Sabe que em todos os blogs que li sobre a blogagem coletiva dessa semana quando lia sobre o lilás me lembrava instantaneamente de voce. rs
Beijos
Beth, lembranças de laços no cabelo, as tomo emprestadas, as faço minhas tambem...usei muito. depois já moça feita,com mais de 20 anos usei novamente, adorei usar. e hoje conforme meu estado de espirito aindo uso. linda postangem, fotos divinas. bjs
Que lindoooooooooooo!!!!
Linda a história...lindas as fotos...tudo muiiiito lindo mesmo!!!
bjs
Bom dia querida
Que lindas reminicências!
Me transportaram para um outro tempo, em que também eu era adornada por minha mainha com lindos laços de fita no alto da cabeça...tempo bom que não volta mais!
Adorei!!!
um beijão
Beth, fiz a postagem no meu blog e tomei a liberdade de colocar uma foto sua...representando a cor Lilás!Porque é isso...não sei mais se a cor lilás me lembra vc ou se é vc que me lembra a cor lilás..rs
Fiz até uma rima lá:
"Se a cor lilás eu olhar da Beth vou me lembrar"
Beijos
Minha amiga,
Bom dia!
Começo por dizer que vc fica muito bem de roxo!
Não existe nada melhor que lembranças de uma infancia feliz... tenho certeza que vc jamais vai esquecer do laço lilás!
E os campos da Provence, que por sinal também fizeram parte da minha postagem...ah...se eu fechar meus olhos posso me sentir no meio daquelas flores...
Belíssima postagem!
Gostei muito das suas memórias. E das ilustrações, também. Abraço.
Beth, lindo post!
Amei saber o pq chamamos de Beth Lilás, sua história é incrivel!
beijos querida e boa semana!
Que gostoso seu relato sobre a infancia, até te vi no espelho.
beijos
Ah que legal! Pensei que Beth Lilás era verdadeiro, mas se não é "de documento", é de personalidade! :)
Gostei da história do laço. Não me importa se é mt antigo, mas se tiver uma filhinha, tb vou enfeitar com lacinhos. Acho lindo!
Bjs
Olá Beth/Lilás,
Para já os meus parabéns, por esta blogagem ser dedicada a si, que é de facto uma inspiração.
Adoro ir buscar as minhas recordações de infância e este post foi de encontro a esse meu espaço tão querido! Gostei de te ver de laço lilás!
Quanto a Provence, é um sonho e quem me dera andar por esses campos e sentir aquele intenso perfume!...
Beijinhos,
Manú
Que lindo, Beth! Agora entendi o seu pseudônimo... rs. Tb gosto demais dessa cor e suas variações e tenho algumas peça de roupas e acessórios nestes tons (saias, blusas, chinelos, etc.). É a cor da Era de Aquário regida por Saint Germain, cor da transmutação e espiritualidade. Tb é a cor que rege o nosso 7° chakra, o da coroa.
O perfume de lavanda é tudo de bom e é o que o meu filho usa todos os dias, uma delícia.
Lembrei também das fitas que minha mãe prendia meus cabelos cacheados, geralmente, em marias chiquinhas sempre que eu ia para a escola. Cada dia uma nova cor e um novo estilo de fita. Eu achava aquilo o máximo também. Bom recordar!
Amei o seu post.
beijinhos violetas!
Por momentos me transportei á minha infância, tal como a sua mãe a minha também era assim, pobres mas sempre muito limpinhos com roupas já usadas que nos davam.
Pois é amiga o roxo também é a minha cor de eleição,adorei o seu post as imagens lindas parabéns pelo seu bom gosto.
Beijinhos
Beth, acho que sou muito real nesse mundo virtual. Ou pelo menos tento ser. Por isso, as vezes numa loucura momentanea e insana falo coisas que nem deveria falar, escrevo textos que não deveria postar. As vezes também lendo os posts das amigas blogueiras fico na dúvida se é real ou virtual. Por exemplo, não acredito que vc tinha 7 anos na década de 50. Compreendi o texto como seu, sua história, mas parece que criei uma imagem sua que não combina com o tempo narrado. Será? Adorei os campos de alfazema, imagens belíssimas. Bjs
Saudações pra Beth Lilás!!!
Mas vem cá,,, também vou querer ir pra Provence,,,, que beleza!
Xeros.
Que imagens maravilhosas...me senti nelas...amei a idéia desta viagem..
beijos
violeta
Olá, já tive essas fotos de Provence, devo ter gravado nalgum
CD. Está mtº. bom o seu dia roxo,
parabéns.Obrigada por ter estado
no meu blogue. Beijinhos e volte
sempre.Irene
Beth:
Só lembrei de você e da Glorinha quando vi a cor do dia.
Que maravilha...
Muito lilás para você.
Beijos.
Anny.
Beth,
Apenas um pedido: me leva com você para conhecer os campos de lavanda em Provence? Que lindooooooooooooo!
Ficou "porreta" seu post.
Ah, e sempre tive curiosidade para saber porque Beth Lilás, rsrs. E assim que li que a cor da semana era o Roxo / Lilás, a primeira pessoa que me veio em mente foi claro, você.
Lindas demais suas fotos.
Beijinhos
Que post lindo, Beth!
Quase deu pra sentir o cheiro dessas flores maravilhosas.
bjnhs e uma ótima semana.
Lindíssimo sonho lilás.
Beijo.
Identifiquei-me muito com você nesse post.
Gosto da discreção e optei pelo apelido no blog. Embora, com o tempo tenha colocado o e-mail... Fotos, essas somente uma vez, mesmo assim em sépia!
Minha cor favorida é o lilás e adoraria conhecer os campos de lavanda, mas me satisfaço vendo essas lindas imagens, que já conhecia, mas não me canso de admirar.
Boa semana!
Gente, quanta paisagem de tirar o fôlego!!!!
Beijão!
Memórias da infância são sempre fortes e marcantes não é.
Consigo imaginar o toque meigo do seu laço lilás.
Essas imagens são de tirar o fôlego.
Muito lindo.
Beijo.
Beth,
enquanto lia seu post consegui ver sua mãe lhe prendendo os cabelos...
você se olhando no espelho...
são lindas essas imagens!
Embora as dos campos floridos sejam maravilhosas!
Bjos
Também tenho singular apreço pela cor lilás.
Cadinho RoCo
Que lembrancas gostosas! E vendo suas fotos no final concordo, lilas te cai super bem.
Beijos!
Bethinha, adorei saber sobre a lembrança do seu laço (hoje as crianças não usam mais, reparou?) e principalmente de entender por que és "Beth Lilás".
Esta é uma cor que adoro! Tenho algumas peças de roupas também, mas não sabia do significado...
Agora imaginas meu deleite ao ver estas fotos dos campos da Provance?! Meu Deus, Bethinha, que coisa mais linda! Vamos juntas nos jogar neste "mar lilás" e perfumado? Eu topo!
Beijos!
A vim conhecer você e gostei muito.
Também faço blogagem coletiva e este seu post esta encantador!
Bjos
Su
Ué! Será que meu comentário sumiu? Sei que deixei comentário dizendo também ser fá do lilás.
Cadinho RoCo
Beth Lilas, que lindo. Posso imaginar que gracinha de menina que voce era; com certeza ficou um amor com o lacinho lilas na cabeca.
Hoje sei que voce continua lilas e continua um amor de pessoa. Lindas fotos e tocante a sua reminiscencia dos tempos de menina.
Um abraco
Linda história e belíssimas fotos!
Beijo lilás,
Dani
Amiga...tá bombando ein? Queria estar aí com vcs...deve estar uma bagunça boa!
Tô indo ein...me espera aí....fui....rsrsrs bjs.
Olá, de tanta coisa linda que vc postou (fotos), elegi a da capelinha nesse cenário encantador... Linda demais!
Bjs pra vc e muita serenidade nessa semana lilás.
Oii Beth,
Que lindo post!
Adoro a cor lilás.Amo estas imagens dos campos de lavanda, e também sonho um dia em passear por campos assim.
Beth, que bela idéia esta dos posts semanais para cada cor.
Fiquei imaginando você criança com um lindo laço lilás!Doces lembranças com certeza.
abraços,
Marilac
Beth esta blogagem das cores está sensacional. Tenho lido cada post muito legal. Esse seu com sua história do laco de fita na cabeca que a deixou maravilhada horas e horas na frente do espelho me fez voltar no tempo quando minha mae tb usava os lacos de fita nas minhas Maria- Chiquinhas, rs.
A Vivi está na fase de gostar do lilás, saindo do rosa, do pink, e entrando no lilás. Minha mae é fa dessa cor desde que eu me entendo por gente.
E agora vc com estas imagens realcando o seu post lindo demais.
Venha ver mesmo os campos lilases eles sao divinos.
Adorei te conhecer mais um pouquinho. Geralmente tenho o seu perfil como Beth Q; "Q" de Querida.
Um beijao
web-mãe e a cor combina com vc, e hoje estou com uma blusa de gola alta e manga comprida também lilás que coincidência não?
bjuss
Postar um comentário