.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A ira dos boçais



Sobre o terrível incidente que envolveu uma estudante de turismo, de saia justa e curta na UNIBAN, muito já se falou, criticou e até expulsão da moça da Universidade aconteceu neste final de semana. E agora as manifestações começam a pipocar daqui e dali. Ainda há pouco soube, pelo blog da Denise que os movimentos feminista, sindical e estudantil convocam todas as pessoas para uma manifestação contra a violência sexista na UNIBAN nesta segunda-feira, dia 09 de novembro, às 18h.

O que eu não entendo é a atitude dos jovens neste episódio! Serão estes mesmos que estarão em cargos públicos dentro em breve? E o que será desta nação?!

Não me interessa se ela é ou não prostituta, pois em todas as universidades do mundo tem criaturas que já estão envolvidas com uma ou outra atividade e sabemos que garotas de programa ou prostitutas, que é o mesmo, tem aos montes, talvez até estudando um curso superior para largarem este tipo de vida. O fato é que se eu ver uma garota de programa passando por mim na rua, não vou xingá-la de puta ou outra coisa, simplesmente ela passará, não tenho nada a ver com ela e com o que ela faz.

Lendo diversos comentários por aí, dois deles me chamaram a atenção pela lucidez de raciocínio.
São da Revista Veja de 11/novembro da coluna de Augusto Nunes.

"A Saia da moça e a ira dos boçais

Os estudantes da Uniban de São Bernardo engolem em silêncio mensalidades abusivas, professores medíocres e o sistema de ensino que fabrica fortes candidatos ao desemprego. Só não engolem uma jovem com a saia curtíssima."

Comentários dos leitores:

"Vergonhosa toda a situação, especialmente porque ela se deu entre jovens, de quem não esperamos tanta intolerância. Mais grave ainda: dentro de uma instituição de produção de conhecimento."
(Liz Nunes)

"Que tal essa universidade mudar o nome para Tuliban? Pois os estudantes já estão plenamente treinados em intolerância medieval."
(Siará)


13 comentários:

Lucia disse...

Voltei... rs

Eu acho hipocrisia total e parece mesmo que vivemos em paises subdesenvolvidos mentalmente com atitudes iguais a essa. Achei o cumulo de ridiculo fazerem isso com essa garota.

Cada um faz e se veste como quer. Nao eh a minha praia, mas se ela se sente bem assim, bom pra ela, apesar de achar desnecessario. Agora, aborda-la desse jeito? Entende por que eu prefiro a companhia dos animais do que os seres humanos?

bjos

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Foi uma situação absurda, referendada pela UNIBAN.
Gostei também do que escreveu a Nina, no seu blog http://meninadecachos.blogspot.com/2009/11/de-eva-geisy.html, e deixei um comentário por lá.
Beijo.

Unknown disse...

Eu fiquei chocada... Totalmente desnecessário e leviano o que fizeram com essa moça. Após ler esses comentários que você postou, não é preciso falar mais nada.
beijocas

Luciana disse...

Beth, realmente, absurdo demais tudo isso. Ando com tanta vergonha alheia.

Beijo

rocosta disse...

Quando a gente pensa que já viu de tudo... acontece coisas ainda mais bizarras :-(
Beijos

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Pelo comentário que você deixou no meu blog, entendi que não recebeu os e-mails que lhe enviei. Escrevi 5 mensagens para você. Será que elas estão se perdendo pelo caminho?
Recebi as fotos trabalhadas e adorei. Falei, e repito, que você é uma amiga muito delicada e querida. Espero que nosso correio se restabeleça.
Beijos.

Lúcia Soares disse...

Beth, desanimador, né?
Tão inadmissível, num mundo como o de hoje, tão permissivo em tantas coisas e intolerante com uma bobagem dessas, uma moça se vestir como lhe apraz. Não entendi esse falso moralismo. Bj

Sonia H. disse...

É Beth,
Concordo com tudo o que você disse. É muita hipocrisia....
Beijos,

ML disse...

Perfeito, Beth!

A galera publicou frases geniais, mas a sua coruja é imbatível.

Diz tudo!

Parabéns pelo artigo - bjnhs

Isabel disse...

Li sobre isso lá no blog da Luciana, Daqui e de Lá. Fiquei super surpreendida, um absurdo. Num país com mentalidades abertas como achamos que é o Brasil, custa até a acreditar.
Os colegas dessa garota tiveram uma atitude boçal mesmo!
Bjs

aminhapele disse...

Não acreditava que isso fosse possível numa Universidade!
Está tudo louco?!

Dani dutch disse...

OI Beth, tudo bem?
Outro dia liguei a tv no canal da Record Internacional, e estava a moça no Hoje em Dia. A atitude os colegas foi muito irracional e tinha também um professor dando entrevista, um absurdo total.
bjuss

Laura disse...

Sei la viu Beth, eu acho que esse pessoal devia ter algum problema maior com aquela menina. Ja estudei com cada tipo e nada disso aconteceu.
E pra juntar um tanto de gente pra fazer aquela bagunça toda... sei nao.