.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Um up para o Rio

(Foto minha do Túnel Novo que liga Botafogo à Copacabana - feita sábado passado)



Esperança

É a palavra que exprime este momento de alegria que o povo carioca está sentindo.
É o que meu filho lá em Maringá me ligou para dizer e eu não quis ouvir, porquê já estou ficando velha e chata e, confesso, fiquei alegre e desconfiada.
É o que esperam milhões de jovens deste país para superar a tragédia nossa de cada dia.
É o que queremos provar ao mundo com o fato de que podemos receber milhões de turistas com o coração e amor que só brasileiro sabe fazer.
Esperança de preservar o que conquistamos com o esforço de trabalho de milhares de brasileiros que saem cedo e voltam tarde do trabalho, porquê aqui não se respeitam horários, nem tempo com as famílias, quanto mais siesta como fazem em Espanha.
Esperança de unir a América do Sul num evento centrado na mais linda cidade tropical.
Esperança de um país melhor, mais justo e fraterno e pode ser o início tudo isso.
Esperança de levantar nossa auto-estima tão carente.
Esperança de que isso não passe de ufanismo e euforia ou de plataforma eleitoreira.
Precisamos dessa Esperança!


A foto acima é a luz no fim do túnel que nós, "cariocas sangue bom", esperamos daqui pra frente, até 2012.




12 comentários:

aminhapele disse...

É mais que uma esperança,querida amiga.
Há poucos anos(20/30),o seu país(que só por acaso não é o meu),além do futebol,do samba e das praias,o que "dizia" ao Mundo?!
Hoje,o Brasil é uma grande referência mundial:na investigação,na ciência,na cultura,nas tecnologias,na indústria avançada,nas artes,na economia(como o polo mais importante de um continente),etc.etc.
Claro que haverá questões mal resolvidas e outras por resolver.
Mas um povo de alegria e esperança,hoje mais que nunca,tem todos os motivos para festejar e continuar a LUTAR e ACREDITAR!
Um abraço.

ML disse...

Cara Amiga Beth:
Eu confesso: torci contra o Rio.
Mas, já que ganhou tenho de reconhecer que há um lado muito positivo: o establishment vai ser obrigado a fazer "bonito" posto que será expiado pelas lentes mundo a fora (palavras de um "restaurateur" amigo).
O resto da história, quem não imagina?
Vai ter sobre faturamento?
O resultado do esforço conjunto (municipal,estadual, nacional) foi um tiro no coração da oposição (que, qualquer um menos "naive" sabe que é melhor do que a que se nos apresenta, ou seja o time da confraria dos companheiros?)
Entre a execução e o resultado quem vive na cidade vai se f...errar?
Mas, no final das contas, o Rio vai, a forceps, melhorar.
Hotéis, restaurantes, bares, o comércio em geral (e o preço dos imóveis) serão beneficiados.
E o controle da violência - questão de vontade política - vai sair do discurso. Terá de "rolar"! Aparentemente só daqui a um bom tempo...
Falta de sorte do PSDB, sorte dos "cariocas".

bjnhs

Lucia disse...

Ah Web-mae, eu so acredito nessa mudanca qdo realmente acontecer. Na minha opiniao, vao arrumar tudo por ai pra esse evento e dali voltara ao "normal" de sempre. So vendo pra crer.

Bjos

Ivana disse...

Ah, Bethinha, eu não tava nem contra, nem a favor. Na verdade, sinto que no final tudo vai acabar em pizza, como sempre. Vi o Lula chorando, o Pelé chorando... Acredito na emoção, mas percebi em alguns olhinhos um brilho extra que parecida dizer: Oba! Vamos meter a mão na grana! ´Vamos lavar a égua!!
Sei não... só eu vendo, Beth. Só eu vendo...Não acredito em mudança a toque de caixa ( que são 7 anos pra o que dura mais de 500?) ou como passe de mágica.
Beijos.

Dani dutch disse...

OI Beth, tudo bem?
Beth aqui na Holanda é tudo bonitinho, mas o povo é tão triste, as festas .. sem comentários, agora entendo porque eles bebem tanto,e no Brasil com certeza somos muito abençoados por Deus, a alegria do brasileiro não tem igual, e a atmosfera do nosso páis também é outra.
Estes tipos de eventos são otimos para nós também, por que agora eles vão investir muito em infra-estrutura, em tudo porque não vão querer fazer feio perante o mundo todo.
Bjuss e otimo fim de semana

Beth/Lilás disse...

Amigo Rui,

Muito obrigada pelas belas palavras que disse ao coração de todos nós brasileiros!
Precisamos disso, reconhecimento e valorização do trabalho em nosso país, pois como eu disse numa das frases, aqui se trabalha muito, o povo é sacrificado demais e este acontecimento é como uma fagulha de esperança que nos resta para que realmente toda esta projeção que o Brasil está tendo aí fora, seja sentida aqui dentro, aqui onde as coisas acontecem e não o que levam para mostrar aí fora. Aqui dentro a verdade ainda é outra, a miséria ainda assola e não é lá longe no norte, mas dentro desta que hoje comemora o título para 2016.
grande abraço carioca

----------------------------------------------------------------------------------
ML querida!

Nós sabemos o que é viver no Rio, nós sentimos na pele o abandono e a violência, por isso vimos tudo isso com ceticismo, confesso que também não torci, mas agora que foi repassada esta incumbência tão importante aos nossos governantes, vamos esperar, vamos torcer para que tudo de melhor seja feito nesta cidade tão linda e machucada.
E, prepare-se para aguentar as obras que vão atrapalhar um bocado seu dia a dia.

bjs

-----------------------------------------------------------

Lucinha minha queridinha!

Você pode até ter razão, afinal tem acompanhado sempre, mesmo de longe, tudo o que nos acontece.
Mas, plasme junto conosco este raio de esperança, pois como eu disse "Esperança" é a única coisa que nos resta e nos move.
Eu sei que vc fala isso porque ama o Brasil e veio até aqui depois de tantos anos longe, porquê tem amor à sua pátria e aos seus amigos, então conto contigo para esta celebração, pois não há como negar sua raiz carioca querida.
beijos grandes
----------------------------------------------------------

Ivana mermã!

Eu vi tudo isso que vc falou, eu vi a choradeira daqueles dois e não foi isso que me tocou, mesmo porque o presidente só apoiou agora no final e Pelé, bem você sabe!
Na verdade quem lutou mais por tudo isso foi alguém da política que não suporto que é o César Maia e aquele outro o tal de Nuzman que vem lutando desde 1995 para trazer uma olimpíada para o Brasil.
Agora, só resta esta esperança de que cumpram o que o Comitê vai exigir, senão as cabeças vão rolar.
E tomara!
beijos grandes

----------------------------------------------------------------

Dani querida!

Pois é Dani, se eles não fizerem tudo direitinho dessa vez muita gente vai cobrar e não vai ser aqui dentro, mas aí fora.
Quanto a alegria do brasileiro é mesmo uma coisa estranha, inquestionável, mas pode reparar que quem comemora e bebemora isso tudo é o povão, desempregado, coitado, desde de manhã nas praias.
Quem trabalha mesmo não teve tempo para estas comemorações e só conseguiu saber das coisas no final da noite, como meu marido por exemplo.
beijos grandes

--------------------------------------------------------------------

Cristiane A. Fetter disse...

Também acredito Beth.
bjks

Lúcia Soares disse...

Beth, que Deus olhe pelo Rio e pelo Brasil, agora com mais força, pois o povo está precisando. Acredito que vai ser ótimo.
Acredito no Brasil.
Vou lá agradecer ao Rui, também! Ele falou lindo demais! Bj

Camila Hareide disse...

Eu acredito MUITO! Fiquei muito emocionada, Beth. Acho que o brasileiro tá táo acostumado a levar pedrada (com todsa a bandalheira do Brasil) que na hora que uma coisa boa dessa acontece, nem conseguimos celebrar... Mas o Brasil mudou sim, ao menos aos olhos da comunidade internacional, e isso já é muito!

beijo!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Acho que foi um resultado de grande importância. Mostra que o Brasil está com muito prestígio lá fora.
Ganhar dos Estados Unidos, do Japão e da Espanha, tem um significado enorme.
Torçamos para que tudo dê certo.
Beijo.

Sonia H. disse...

É isso aí, Beth!
Beijos,

Anônimo disse...

Creio que nossa felicidade representa um pouco daquilo que escrevi no blog... Sentimo-nos excluídos de tudo, de todos, marginalizados. Talvez as Olimpíadas possam representar nossa introdução no mundo.