.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Eis aí as respostas, meninas!


Algumas amigas me fizeram perguntas nos post anteriores e sinto-me na obrigação de respondê-las, afinal o blog não é só para contar minhas andanças e olhares sobre o mundo, é também a forma mais interativa e democrática que encontrei pela internet e que tem me trazido satisfações como estas, de conhecer pessoalmente aqueles com quem convivo por aqui diariamente.

Então, vamos lá às respostas com algumas ilustrações das inúmeras fotos que fiz nesta minha linda viagem:

A Nina me perguntou sobre a comida em Londres s
e é ruim como dois amigos ingleses dela lhe falaram:

-Bem, no primeiro Hotel que ficamos, tinha um bonito bufê self service com algumas variedades, muita coisa considerei o que chamamos aqui de "perfumaria", enchem os olhos, mas não a barriga e não é assim o que brasileiro gosta, ou seja, camarões frios, molhos e peixes moles e branquelos, pouca variedade de carnes (aqui temos demais) e sempre os mesmos legumes, mas bem feitos e apresentação impecável.

Em Londres mesmo, você encontra muita variedade de comidas e restaurantes incríveis, de outras nacionalidades, como persas, tailandesas, indianas, judaicas, chinesas (tem até uma Chinatown por lá), mas as que os ingleses comem direto nos Pubs é o tal Fish and chips (
peixe frito empanado acompanhado de batata frita e vinagre) e que inclusive fomos experimentar uma noite e saimos decepcionados. Parecia uma merluza dessas que compra-se em supermercado brasileiro e a batata frita também não era aquela Brastemp. No café da manhã, costumam servir linguiças ou salsichas, cogumelos fritos, ovos fritos, feijão tipo Heinz (não gostei) e poucas variedades de pães, embora tenha visto numa feira em Nothing Hill, pães deliciosos e fantásticos. As frutinhas silvestres são lindas e bem gostosas também, você pode comprar nas ruas, em feiras de agricultores no meio de artesãos e outras coisas. O Fast food que a galerinha mais nova curte, tem aos montes prá todo lado, portanto se for com jovens eles vão adorar.



(Restaurante persa - a pose foi só para ilustrar, não comi ali não)

(Restaurante chinês em Chinatown - aves douradas penduradas)

(Pães e doces maravilhosos em Nothing Hill)

(Uma delícia os macarons dessa lojinha que data de 1800 e antigamente e os sanduiches ótimos)

(Pães de uma padaria de "Um lugar chamado Nothing Hill)

(Interior de um Pub inglês que serve sempre a comida tradicional - Fish and Chips)

A Kálita perguntou-me onde era a linda porta do post "Antes de mais nada":

- A porta é uma das belezas arquitetônicas que vi na minha visita à Coimbra para conhecer o amigo blogueiro Rui Lucas. O engraçado é que ele ia
andando e contando pra gente cada detalhe sobre a cidade, mas meus olhos giravam em todas as direções, o ouvido atento, mas o olhar se deteve de repente nesta porta e seus lindos afrescos pintados ao seu lado, lembrando um trompe l'oil, talvez seja, mas não posso confirmar, portanto espero que ele, o Rui, descubra isso para nós. Coimbra é um sítio cheio de artes e aqueles que por ali passam às pressas, sem se deterem ou caminharem a pé como nós fizemos, não terão toda esta visibilidade dos detalhes bonitos e impressionantes.


(Pórtico de entrada da Universidade de Coimbra - ampliem para ver melhor os afrescos)


A Luma deve ter ficado intrigada com aquele cachorrão que aparece no vídeo na frente da guarda inglesa e me perguntou que animal era aquele:

- Pois bem, aquele é um cão de origem irlandesa,
uma raça antiga e muito braba, segundo meu maridex que entende de cachorros. Chama-se Irish Wolfhound, o maior cão do mundo e o mascote daquele regimento. Eu também não conhecia e fiquei de boca aberta quando vi o bicho chegando, pensei que era um pônei de tão alto. Detalhe: os ingleses adoram cachorrinhos e cachorrões, mas não vi um "vidro" deles nas ruas de Londres ou no bairro em que ficamos.

(Cão Irish Wolfhound)

A Luciana perguntou-me sobre a repercussão do caso Maitê Proença em Portugal:

- Foi vergonhoso para nós, brasileiros, que estávamos no país naquele momento, mas até mesmo o modo como eles comentaram conosco, vendo logo quem éramos e como somos verdadeiramente, educados e de boa paz, foi mais uma maneira de se lamentarem, de dizerem como aquela atriz que por eles era até considerada uma pessoa interessante e querida, pôde ter feito tamanho agravo ao povo que sempre recebeu muito bem nossas telenovelas e seus atores.
Eu soube do caso, quando li o post de chamada no blog do Rui, ficando estupefata, afinal era nosso primeiro dia naquele país tão querido e aquilo me tocou profundamente, fiquei ferida por eles, portugueses, tanto quanto por nós, brasileiros que amam e respeitam outras culturas e vi que estávamos numa verdadeira 'saia justa' para dizer que aquela pessoa louca desvairada, idiota e ridícula nas suas colocações, não nos representa, não pode ser uma pessoa assim, insensata, que fará as relações entre estes dois países irmãos se deteriorarem. Fui então ao blog dele e repudiei a atitude da atriz, assim como o fiz no blog da Denise do Síndrome de Estocolmo que aquela hora da noite, já tinha mais de 240 comentários a esse respeito.
No dia seguinte, conheci as duas amigas Gabriela e Isabel que comentaram sobre a atitude grotesca da atriz, manifestando também suas insatisfações. E depois, quando estávamos na cidadela de Fátima, ouvi de donos de lojas comentários que demonstravam claramente suas mágoas com a postura da atriz e que aquela hora já tinha ido se desculpar pela tv. O povo comentava em geral e a mídia estampava a cara da 'dita cuja' em muitas revistas e jornais. Foi muito séria a coisa toda e, pelo visto, aqui no Brasil, conseguiram abafar bastante o caso.

O povo português está se adequando maravilhosamente, como todos os outros povos europeus, aceitando e convivendo com as mais variadas raças e culturas, por isso acho que comentários como da Maitê só demonstra como o Brasil ainda não cresceu e aprendeu sobre a boa convivência neste mundo globalizado. Quem somos nós para gozar, fazer brincadeirinhas de mau gosto sobre um povo com aquela história toda e ainda por cima vivendo hoje uma qualidade de vida bem superior à nossa, fruto de muito trabalho dos próprios.

O fato é que tudo isso deixa a nós, brasileiros, envergonhados e entristecidos, pois jamais vi algum comentário da parte deles de maneira xenófoba e sempre só falam muito bem do Brasil, assim como presenciei o quanto de nós está enraizado no dia a dia deles com a invasão das Organizações Globo e, já que ganham tanto dinheiro ali dentro, deveriam ter mais cuidado nas edições de tais programinhas para não causarem mais problemas como este.

Imaginem se algum português viesse ao Brasil fazer um programa para sua televisão e ao subir ao Cristo Redentor cuspisse no monumento? E mesmo achando o humor de certos portugueses um tanto melancólicos, fechados ou carrancudos como vi em alguns no comércio, acho que há coisas que não se brinca de jeito nenhum, nem aqui e nem lá.

O que sei é que a tal atriz perdeu totalmente sua credibilidade com o público português, principalmente agora que lançou um livro e pensava em faturar horrores nas terras lusas. Bem feito pra ela! Quem fala o que quer, ouve o que não quer, já diz o ditado.


(Variedade de turistas caminhando por Cascais)

(Turistas e a famosa Torre de Belém)

(Turista fotografando outros no Mosteiro dos Jerônimos)

(Flagrei Ana Maria Braga comendo pastéis na famosa Pastelaria de Belém)

19 comentários:

Anônimo disse...

Beth, que postagem maravilhosa e muito esclarecedora. Nada como ler comentários sem pretensão comercial. Nos esclarecem muito. Adorei. Beijos paulistas. Manoel.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Post muito esclarecedor, e fotos lindas.
Quer dizer que você flagrou a Ana Maria Braga? Parece que ela vai bastante a Portugal, não?
Beijos.

Beth/Lilás disse...

Oi, Manoel!
Obrigad e agradeço também o fato de vc estar sempre por aqui.
grande abraço

----------------------------------------------

Helô querida!
Pois é, fiz estas duas fotos dela, falei com ela, inclusive, disse-me que estava em Portugal mais uma vez como sempre para ir à Fátima agradecer as bençãos recebidas. Pareceu-me uma mulher de fé e muito simpática com as pessoas.
Pena que meu marido não teve coragem de se aproximar para fazer uma foto de nós duas!
Mas eu, já viu, né, fui, falei e fiz a foto, sem incomodá-la muito, claro.
beijocas

----------------------------------------------------------

Anônimo disse...

Que delicia tb quero!!

ML disse...

Oi, querida Beth, já voltou á ativa, hein? Quanta energia!
E energia super talentosa - dá gosto aprender cultura e ortografia aqui no seu MG.
Com relação à Londres (que não conheço, "ainda" - que os anjos passem, digam amém, e providenciem logo, pls) amei as dicas - eu que não como um monte de coisas vou "sofrer" - ou me fartar de pão, depois corro atrás do prejuízo :>)
Com relação à Portugal, eu nem sei o que a Maite Proença falou ou fez em portugal, mas só de passar (rapidinho pois acho o programa bem "mérdio") vez, por outro, no Saia Justa já tinha a maior rejeição (para dizer o mínimo) à ela. Tenho alergia a gente "qc" (que se acha). Que vergonha para nós.

bjnhs e parabéns pelo post cultural.
E pelas fotos!

ML disse...

Mais uma perguntinha: quem é a "criatura" ao lado da AM Braga?
É o tal do marido?

bjnhs

Luma Rosa disse...

Beth, você é uma garota muito esperta!! Mesmo com tanto sobe e desce, andar pra lá e pra cá, não se esqueceu de nós. Obrigada por esse carinho que tem por seu bloguinho - porque somos nós que usufruimos da sua alegria salutar!

Olha, você encolheu o cão! Ele parecia quase um filhote de camelo no vídeo (rs*)

Esse lance da Maitê repercutiu muito negativamente entre os portugueses mais tradicionais, aqueles que não possuem contato direto com brasileiros ou que de certa forma, já tinham pé atrás com brasileiros. Queira ou não, existem os portugueses 'burgueses' - falo isto, porque uma amiga portuguesa disse que na família dela, são poucos os que se dão com brasileiros - lembra dos diplomas falsos de dentistas? Pois então, desde aquela época a embaixada brasileira vinha fazendo um trabalho duro para mudar a imagem e ó, o que essa talzinha fez!

Eu, não posso me lembrar que me embrulha o estomago. Sério!

Seja bem-vinda à terrinha!! Beijus

aminhapele disse...

Boa noite,querida amiga.
Primeiro:vamos atirar para o lado isso da Maitê.Como sabe,não lhe dei qualquer importância.
Quanto à minha pequena e velha cidade(muito mais pequena que qualquer Bairro do Rio),ela tem vantagens e inconveniências:uma vantagem é estar longe das rotas turísticas e,por isso,os indígenas vão vivendo segundo regras ancestrais;inconveniente:por estar fora das rotas do Poder,também tem sido demasiado desprezada e abandonada.Tem muito para recuperar...
Tem as grandezas e defeitos de qualquer sítio:também tem droga(passámos e fotografámos alguns),roubos,assaltos,etc.
Mas,acima de tudo,tem uma grande beleza e uma vida de aldeia:toda a gente se conhece e dá uma ajuda,quando precisa.
A fotografia que aqui mostra é da Porta Férrea,a entrada nobre da velha Universidade de Coimbra.
O ferro forjado é uma das mais velhas artes desta cidade.Em termos muito mais pobres,também está na porta de minha casa.
Pena que a sua visita tenha sido tão curta.Muito ficou por ver.
Estou disponível,assim a saúde me dê forças,a acompanhar amigos/as por si recomendados.
Creio que,no próximo ano,nos vamos encontrar nesse belo Brasil.
Um abraço.

Lúcia Soares disse...

Beth, também amei seu post.
Quanto ao vídeo da Maitê, fiquei sabendo que este programa foi ao ar há mais de 2 anos. Não sei o porquê da repercussão ter sido agora. Eu o assisti pelo blog da Isabel e até deixei comentário lá.
Uma pena ela ter agido assim, como uma moleca, uma atriz se prestando a esse papel, ainda mais sendo tão bem recebida em Portugal. Lamentável. Amanhã até vou ver se assisto ao Saia Justa, pra ver se vão falar alguma coisa. As risadas no final, das outras participantes, mulheres inteligentes, preparadas, me pareceu tão ou mais ridículo que a brincadeira da Maitê,(pretensamente engraçada) de imitar a escultura que vertia água pela boca, cuspindo ridiculamente, uma saliva grossa. Vergonha por ela, viu? Bj

Ivana disse...

Beth, que posto bom de ler! Acho que deverias ser TURISTA PROFISSIONAL só pra viajar o mundo e ir contando pra gente que fica por aqui, sonhando... Fazes isso muito bem. Desvendas e nos mostras as curiosidades e belezas dos lugares com maestria... Olha lá que devias pensar no assunto!
Quanto à Maitê, foi uma lástima realmente. E olha que sou fan do programa Saia Justa, mas vê-las rindo no final, achando tudo "bonito" - inclusive a Mônica Waldvoguel!! - foi pior ainda! Me decepcionei com todas, confesso.
Agora, Bethinha, tu falastes da culinária Inglesa, mas eu queria saber mesmo foi EM QUE PRATO tu metestes os pés até a coxa lá em Portugal?!!! Sim, porque a culinária portuguesa é de lamber os beiços, né não?!
Beijos!

Nina disse...

Beth, eu tava querendo passar aqui pra te agradecer pelo lindo, forte e dolorido comentário que vc fez lá comigo no post do rio...e ai vc me chama pra ver a resposta a minha pergunta, qt gentileza!

Entao tá, vou falar com meus dois colegas que uma brasileirinha conseguiu achar coisas boas por lá :)

sobre a maitê, menina, o que ela andou aprontando heim? nao to nem sabendo, vixi maria, mais um caso de gente mal educada por ai?? ui! ate'estranho que ela que é tao viajada, tenha feito alguma desfeita com os portugueses... se fosse uma deslumbrada qualquer, dava pra entender, mas acho a maite bem inteligente, pelo menos, ate onde eu a conhecia... :(


um bj Beth! ahh as fotos estao mt bacanas!!

http://graceolsson.com/blog disse...

Beth, LOndres tem restaurantes até perderr de vista. Mas, nunca é comoa casa da gente, nao é mesmo?
Portugal é o meu Brasil na Europa. Quando eu ponho os pés por lá, me sinto em casa.sem contar que tenho amigos portugueses amravilhosos.Amigos estes que nem tchum para a Maitê.

bjs e daisf elzies

Ah...a AMB é muito querida em Portugal. Esperoq ue nao seja a proxima a dar com os burros nágua...
graceolsson.com/blog

Luciana disse...

Beth, li tudinho, e não faco leitura dinâmica não. Obrigada por responder, foi bom saber a visão de uma pessoa que tava lá em Portugal, uma brasileira.
Respondendo a Lúcia, acredito que a repercussão se deu muito tempo depois 'gracas' ao You Tube, afinal, ao meu ver, o You Tube está dominando mais que a TV, na TV passa e pronto, quem viu viu, mas no You Tube fica lá, podemos acessar a qualquer hora, ver e rever, e isso no mundo todo, por isso se espalha.
Menina, flagrou Ana Maria Braga, hein?!!! Será que está lá fazendo o programa?
Amei suas fotos, você fez com câmera comum digital ou profissional?

Beijo

Dani dutch disse...

OI Beth, tudo bem?
Que super post, e quanta coisa aprendi também, e a comida aqui da Holanda não é lá das mais apetitosas, e quando estava na fila para entra no avião em julho (qunado fui ao Brasil) eu só escutava assim das pessoas, eu emagreci 8 kilos aqui, outro jogador de futebol emagreceu 12, mas acho que é só aqui mesmo.
Estou por fora desse caso da Maitê, vou ver o video.
Bjusss

Isabel disse...

Adorei seu post! Lá está a Ana Maria Braga como você me falou! Que engraçado vir a Portugal e encontrar uma celebridade brasileira nos Pastéis de Belém!!
Coincidência mesmo :)
Já esquecemos a Maitê, já passou!Está tudo bem entre Portugueses e Brasileiros.
Bjs

Cláudia Marques disse...

Beth,
só hoje tive oportunidade de ver e ler os seus textos e fotos da viagem a Portugal, adorei! E fico feliz por ver o quanto você aproveitou e amou essa estadia aqui. A viagem a Coimbra deve ter sido óptima, é uma cidade adorável.
Que pecado eu não ter podido te encontrar, mas qdo a minha irmã conseguiu falar comigo, ela já estava à sua espera lá no hotel, já não dava! Mas eu tenho quase certeza que vc vai voltar, não é? Espero que sim, e aí combinamos com mais antecedência...

tb adorei as fotos de Londres, cidade que não conheço. Tudo muito bonito, e as suas explicações foram óptimas.

bjs

Anônimo disse...

Web-Mamys

Que legal esse post, gostei de ver a Ana Maria Braga, que mundo pequeno!!!

Estamos esperando o post de Londres....heheheh

Beijos nossos e fiquem com Deus

Barbrinha e Bebejinho

Lucia disse...

Web-mae, posso adicionar uma pergunta meio atrasada? O que seu marido acha dessa tiracao toda de fotos? Falo isso, pois sou igualzinha, Al ja ate desistiu de reclamar e ate entra na danca! Haha

Bjos

Vivi disse...

Ainda conseguiu ver a Ana Maria, vc tá chic demais Beth :)
Bjokas