.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Búzios - Saint Tropez brasileira

A Região dos Lagos no Rio de Janeiro é uma das mais bonitas do Brasil e podem até conferir o que digo com as fotos belíssimas aqui da amiga Luma que esteve por Cabo Frio neste feriadão. Os municípios que formam esta região são os seguintes:
As praias são de águas cristalinas e o principal acesso rodoviário, partindo do Rio de Janeiro, é pela estrada Via Lagos, muito atraente com suas vistas montanhosas, plantações de laranjas, bananas e a produção de sal e minerais alcalinos. Podemos avistar também muitas fazendas com gado bovino pastando e enfeitando a paisagem verdejante entremeada de planícies e montanhas.


A Armação dos Búzios, onde estive mais uma vez, realmente é uma beleza da natureza e as pequenas praias que compõem este cenário, 23 ao todo, recebem água das correntes marinhas do Equador e do pólo Sul, por isso tem praias de águas mornas e outras mais frias.

Em meados dos anos 40/50, as elites carioca e paulista, fizeram as primeiras casas de veraneio e com isso atraiu muitos turistas estrangeiros ao local e foi assim que a francesa Brigitte Bardot que na ocasião namorava Bob Zaguri, um marroquino que vivia no Brasil, e com ele se hospedou na casa do russo André Mouriaev, então representante da ONU no Rio de Janeiro. Este fato foi em 1964, sendo considerado um grande marco para a cidade. Naquele momento toda a imprensa mundial direcionou atenção para a isolada vila de pescadores, acompanhando todos os passos da atriz através de um informante lá instalado. O impacto foi tamanho que até hoje existem referências à celebridade em qualquer ponto da cidade, na divulgação turística e na vida local.
(Fonte Wikipédia)


(Escultura da BB na Armação-foto Wikipédia)


E aí, os argentinos invadiram nossa praia nos finais dos anos 70, fugindo da crise instalada em seu país e com o muito dinheiro que trouxeram, compraram terrenos, fizeram casas, pousadas, hotéis, comércio e todo tipo de negócio. Hoje, vemos poucos turistas argentinos, devido à nova crise em seu país, mas muitos que ali moram, já integrados ao local e ao ritmo dos habitantes locais, parecem mais brasileiros que muitos de nós e com leve sotaque chamam os turistas para passeios em saveiros ou aluguel de bugres que é um meio de transporte excelente para conhecer todas estas prainhas.

Infelizmente, no Brasil, as cidades crescem, enchem de gente, mas sem estrutura adequada e o que vemos em termos de degradação do meio ambiente é de cortar o coração e entra e sai governo, o interesse é sempre o mesmo, ou seja, beneficiam-se da situação caótica da ocupação e da especulação imobiliária. Você poderá ver hotéis gigantescos em áreas que agridem o visual da natureza local, assim como ocupação desordenada de pobres e carentes sem a devida orientação do poder público.

Outra observação que faço e pode parecer "chatismo" de minha parte é o modo como o povo que se desloca para estes locais em feriados ou finais de semana, atrás do sol e de suas casas de veraneio nestes locais, dirigem como loucos, não respeitando o acostamento e, na volta, com a estrada cheia, não vi nenhuma ação da polícia rodoviária, assim fazem a bandalha que querem pelo acostamento ou ultrapassagens perigosas. E vou lhes dizer, meu povo, não é gente dura ou pobrezinha com carro velho, não! São Volvos, jipes enormes, caminhonetes poderosas tipo Hi-Lux como a de uma mulher bonita, com dois filhotes atrás na maior bagunça e soltos e ela falando ao celular, pegando o acostamento para ultrapassar todo mundo. Uma vergonha esta postura da classe média brasileira!

E já que tô metendo o malho um pouquinho, deixa eu complementar com as dicas financeiras, pois fui agora em setembro que é um mês considerado fora da grande estação de veraneio, mas o comércio local precisa ganhar dinheiro, afinal são poucos os meses que os comerciantes teem para lucrarem e poderem manter-se, então saibam que dois cafezinhos e um docinho pequeno em qualquer lanchonete charmosinha poderá sair por 12 reais no mínimo e as pousadas, mesmo as simples, também são carinhas e não teem muito interesse em te agradar, portanto só o café da manhã é incluído e não espere muito das pessoas que trabalham nestes lugares, já morei nesta região e sei bem como é a mão de obra nestes locais, geralmente são caiçaras e assim que terminam seu expediente, ainda querem pegar uma prainha pelas redondezas, mas também, fala sério, quem resistiria à visões tão paradisíacas! Restaurantes muito transadinhos, com iluminação estilo balada, caiam fora, geralmente são ciladas para turistas desavisados. Prefira aqueles onde você poderá ver famílias inteiras juntas ou gente esperando na porta. E esta época é mesmo a melhor para curtir essas praias, pois tem menos gente e consequentemente menos tráfego e o calor mais suportável do que as altas temperaturas do nosso verão tropical.

No mais, vale a pena conhecer Búzios pelo menos uma vez na vida. Você se sentirá numa daquelas vilas de pescadores como uma Saint-Tropez ao estilo brasileiro, cheia de gente bonita, alegre, colorida e festiva.

Praia João Fernandes

Praia João Fernandinho e suas conchas

Linda área de Restinga próxima à Praia dos Ossos

Meio de locomoção para visitar várias praias no dia - táxi de barquinho

Entardecer na Praia dos Ossos - Porquê Praia dos Ossos?

Pier da Praia dos Ossos - veja porque abaixo

Praia dos Ossos onde enterravam os ossos das baleias caçadas no final do Séc.XIX e que serviam para iluminação pública

Complexo hoteleiro e praias João Fernandes e João Fernandinho

A ocupação imobiliária desenfreada dos anos 80 - rede hoteleira na divisão entre as duas praias

Eu, tirando casquinha da paisagem

Oceano Atlântico - Praia Brava



Praia Brava e rede hoteleira

Barquinhos de pescadores na Armação

Em todo lugar, uma vista paradisíaca

Escultor de areia

Barquinhos, pier, gente, casas e pousadas ao longe

Pessoal embarcando nos saveiros de passeio

Eu e a jangada do pescador Brigitte

Debaixo da Amendoeira anã na Praia dos Ossos




30 comentários:

Camila Hareide disse...

Você está me deixando lilás de inveja!!! Que feriado fantástico! E ótimas fotos... Só passei pra dizer que ainda tô naativa, um pouquinho recolhida, mas volto logo!

beijo

Anônimo disse...

Lindo, lindo lindo.....como diria vovozinha: "coisa bonita faz bem pra vista".

Beijos e fiquem com Deus

Barbrinha e Bebejinho

gabriela disse...

Olá Bethi como deve de ser lindo o seu Brasil, cada vez tenho mais vontade de conhecer, quem sabe para o ano, amei as fotos lindas e você amiga está uma gata, beijinhos

Lu Vaz disse...

olha vc aqui pertinho de novo!!! quero te dar o meu telefone, Bethinha, da aí quem sabe eu vou te encontrar??? fica com o email pra gente fazer contato lucianavazsilva@gmail.com

beijooo!

Sonho Meu disse...

Paraíso sim...tudo isso é lindo demais. Já estamos planejando um dia voltar pro Brasil, quando marido se aposentar claro. Entre praias tao lindas qual escolher?
bjs

Lúcia Soares disse...

Um pedacinho do paraíso, Beth. As fotos estão lindas e nota-se o przer que tem em clicar (no caso, deve te sido maridex...)cada detalhe interessante. Claro que quem comandou foi você. Muito linda, fresca, solta. Adorei! Bj

Ivana disse...

Beth, lindo lugar, lindas fotos, linda vc!
E muito do que escrevestes também se aplica à Floripa: foi "invadida" pelos argentinos, é explorada pela volúpia imobiliária, sem o menor respeito às belezas naturais ou planejamento. Mão de obra extremamente fraca e despreparada. No entanto, ainda acho que tenho muita sorte de morar aqui. A Ilha resiste, e continua linda. Só não sei por quanto tempo ainda...
Beijos!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Ai Beth, que saudades me deu agora.
Vc tem toda razao entra governo e sai governo...a populacao cada vez maior e despreparada para tantas coisas...

Esse lugar é o paraíso, pertinho do RJ, mas tb tem muitos problemas de infra estrutura embora Buzios seja a melhor de todas a meu ver. Mas no verao mesmo isso ai fica uma lata de sardinha, uma loucura.

Lindas as fotos.
Você como sempre lindíssima!

Um grande beijo

Dani dutch disse...

Beth tudo bem?
Que lugar lindo .... nossa !!!!!!! e valeu pela dica, quero levar o Chris pra conhecer o Rio, mas vou me programar certinho e depois trocamos figurinhas dos lugares. E tu tá muito bonita viu..
Bjinhos

Luciana disse...

Beth, que fotos maravilhosas, fiquei morrendo de vontade de sair por aqui fazendo fotos, mas chove muito por aqui, tá dificil.
Essa ultima ficou um charme, que árvore graciosa. Amei essa viagem através das suas fotos. E ainda volto mais tarde pra ver de novo.
Beijo

Unknown disse...

Olá!Seu blog é maravilhoso.Sempre dou uma olhadinha.Em 2004 estive em Buzios (Tucuns),onde passei 15 dias.Fiquei com muita saudade,ao ver suas fotos.Todos os dias,eu pegava um ônibus em Tucuns e explorava todos os cantinhos de Búzios.Era verão e tirei fotos maravilhosas.Voltei para o Rio com a alma em festa e coração a gargalhar.
Bjs

Kálita disse...

Beth, todas as fotos é voce quem tira? todas tem um quê diferente, uma poesia na imagem... fui passando o olhar por cada foto e uma musica suave tocando em meus ouvidos e me lembrei do conto da boneca de sal, meu preferido sobre o mar:

Boneca de sal
A boneca de sal vagueou pela terra até chegar ao mar, onde ficou absorta a comtemplar aquela massa imensa de água inquieta que ela nunca vira.

Quem é você? pergunta, então, ao mar. Pois entre e veja, diz o mar sorrindo.

Dito e feito, ela entrou dentro do mar e quanto mais entrava, mas se dissolvia até que só restasse um pouco do seu corpo.

Antes de derreter-se totalmente, exclamou a Boneca admirada: Agora, sei quem eu sou!
(Anthony de Mello)
:)

Isabel disse...

Beth, se eu um dia for ao Brasil vou querer conhecer pessoalmente essa cidade encantadora que é Búzios. As fotos estão lindíssimas.
Bjs

Unknown disse...

Eu simplesmente AMO este lugar e não vejo a hora de poder voltar!
Buzios é a minha paz!

aminhapele disse...

No Pedecabra,deixo-lhe a indicação sobre o melhor sítio,para peixe e marisco,em Búzios.

Ciça Donner disse...

Égua mas essa do servico, mata! Eu sou mimada Beth, e gosto de ser mimada. Nao reclamo, nem fico pedindo para ser, mas nunca mais volto a um local onde nao sou muitissimo bem tratada, nem mesmo aqui na Europa. Nao é o caso de "eu estou pagando" é simplesmente a questao de "se propos a fazer, entao faca direito".

Eu sim, sou MUITO chata!

Beth/Lilás disse...

Camila,
E você me deixa roxa de inveja quando mostra aquele mar maravilhoso e cheio de bacalhau aí na Noruega.
Elas por elas, então.
beijos
------------------------------------

Barbrinha,
Quando quiser conhecer as maravilhas do Rio vem pra cá que te mostro tudo.
beijão
----------------------------------------

Gabriela querida,
Infelizmente não consigo comentar em seu blog e tô chateada, veja lá porque.
Quando quiser conhecer estas paragens, estou aqui mesmo para lhe servir de cicerone.
beijinhos

---------------------------------------

Lu olhinhos de mar,
Você é uma felizarda de morar aí bem pertinho dessa maravilha da natureza.
Aproveite bem.
beijão
------------------------------------------

Elena, grande amante de jacas e coisas brasileiras!
Quando chegar a aposentadoria do maridão venha sim, mas já sabe de antemão que a beleza dos lugares estão lá intactas, mas o povo que bagunça e suja também estão. Considere tudo isso, viu!
beijocas

---------------------------------------------------

Lúcia querida,
Pois saiba que quem faz as fotos em sua maoria sou eu mesma. Adoro fotografar tudo e maridex não tem muita paciência, mas tirar da minha carinha até que ele tem.
Bonzinho ele, né!
beijos

-----------------------------------------------------

Ivana queridoca,
Obrigada pelas lindas todas.
Impressionante como estes lugares como o que você mora e onde estive são belos, mas impressionante também como chama gente que só quer explorar e ganhar dinheiro fácil.
Desde os argentinos até os brasucas safados.
beijos cariocas
-------------------------------------------------

Georgia,
Você como boa carioca que é, conhece muito bem as mazelas de nosso estado. Não podemos esconder o sol com a peneira e só mostrar a beleza do lugar, só falar coisas boas. A realidade é bem outra quando chegamos lá.
Mas, o que Deus criou é simplesmente maravilhoso e as fotos estão aí para comprovar.
beijos cariocas

------------------------------------------------

Dani Dutch, querida!
Pode trazer o Cris sim, ele vai adorar. Gringos simplesmente amam estes lugares. Tinham muitos francesinhos jovens passeando em grupo pela Rua das Pedras à noite e tem que ver como riem e falam alto quando estão por aqui. Não sei se isso é porque aí na Europa não é muito natural de se ver, mas eles ficam soltinhos e falantes. haha
beijos
--------------------------------------------

Lu querida,
Veja as fotos sim, mas não esqueça de ler o meu texto, pois não mostro somente a beleza do lugar, falo da realidade em que vivemos neste país bananeira tão querido.
beijocas

--------------------------------------------

Oi, Osinete!
Claro que te conheço também de leituras por aí!
Deve ter sido muito bom este teu verão andando pra lá e pra cá em Búzios e fotografando tudo.
Repete, mas agora no inverno, é melhor!
beijão

------------------------------------------

Kálita, queridinha!

Sim, sou eu quem faço as fotos.
Adoro observar detalhes e paro toda hora para ver a paisagem, a luz do sol sobre o mar e as gentes.
Gosto muito de fotografar lá pelas 5 da tarde, fica uma luz muito bonita nas fotos.
Amei a poesia, combinou com todas as minhas fotos.
beijos cariocas

----------------------------------------------

Isabel querida,
Tu tens que vir sim, ficarás maravilhada com nossas belezas naturais. Mas, prepara-te, pois aqui não tem a infra-estrutura que já conheces aí de Portugal.
Venhas sabendo disso e com o coração aberto para o que ver e conhecer.
beijos criocas

---------------------------------------------

Milinha,
Ahhhhhhhh, você é carioquinha da gema, deve ter ido toda a sua vida para estas paragens, que nem eu.
Mas, é adorável mesmo aquele lugar!
beijos grandes

--------------------------------------------------------

Beth/Lilás disse...

Ciça queridona!
Tás coberta de razão! Não aceito serviço mal feito, com pouco interesse no cliente.
Mas, é isso aí!
O povo precisa de educação também para fazer o serviço mais básico que existe, né mesmo!
beijos cariocas

-------------------------------------------------

Beth/Lilás disse...

Rui amigão,

Vou lá ver onde é que tem esses preços bons em Búzios.
Afinal, tudo lá é bem carinho!
abração

----------------------------------------------------------

Anônimo disse...

você vive deixando a gente, que vive aqui no interior, morrendo de inveja... ô vida!

belo passeio. lindas paisagens.

Beth/Lilás disse...

Ronaldo, amigão paranaense!

Mas, vocês aí debaixo só querem saber de ir pra S.Catarina!
Não sobem mais um pouco para ver e conferir tudo isso!
Estamos aqui para ciceronear se preciso.

abração

------------------------------------------------------------------

Anônimo disse...

Mas você assusta a gente só de falar dos preços e do atendimento dos caiçaras.

Ah... gostei do pop-up nos comentários. Espero que os demais frequentadores da "casa" também aprovem.

Beth/Lilás disse...

Ronaldo,

Mas, você pensa que os caiçaras daqui são difeerentes das demais cidades de praia deste país!?
Tudo igual.
Mas é o que eu disse, com aquele visual paradisíaco alguém pode trabalhar com vontade. hahaha
abraço e obrigada pela dica do pop-up.

-------------------------------------------------------

Meu Infinito Particular... disse...

Lindas fotos!!! não sabia que Macaé fazia parte da Região dos Lagos... Maricá não faz parte e muita gente pensa que sim, mas é interiorrrrr, se não me engano.

Beth/Lilás disse...

Oi, Meu Infinito!

Que bom você gostou das fotos também.
Eu vi esses dados na Wikipédia, também não sabia disso.
Pensando bem, Macaé tem praias bonitas e lagoa também.
Faz parte sim.
abração

------------------------------------------------

Laura disse...

Nossa AMEI as fotos!!!!!!!

ML disse...

Mas que fotografias profissionais, Beth!
Dignas da National Geografic.
Parabéns!

bjnhs

Lu Souza disse...

Oi Beth...
Como uma "semi-caiçara" (nasci em Minas, mas passei a minha vida toda no litoral paulista, eu fico encantada com estas paisagens. Lembra muito a Ilha. Os dados também se assemelham, principalmente no quesito crescimento desordenado, aumento da violencia, despreparo dos atendentes (em alguns casos) e preços elevadíssimos.

Você em seus momentos Turista - Turismológa é perfeita. A forma como descreve a cidade é fantástica. Bom, nem preciso falar das fotos né. Como alguém já comentou...tem poesia, tem sei lá, um convite embutido em cada foto, em cada frase.
Ah, e eu AINDA não conheço Buzios, mas depois dessa, passa pra listinha de "proximos destinos", ahahaha.

Mega Beijo.
Lu

Renata Lopes Costa disse...

Ufa! Consegui vir te ver...
Que lugar maravilhosooo, está linda nas fotos Beth!

Tudo bem com vcs? Saudades...venha me visitar, Maringá te espera!!

Um beijo!

Ana disse...

Que beleza!!
Adorei as tuas fotos!