.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Lua, oh Lua!

(Fases da Lua)


Neste dia 20 de julho há 40 anos o que será que todos faziam? Se você era um jovem de 16 anos como eu deve se lembrar com certeza, pois o dia foi tão marcante quanto o dia em que os loucos fanáticos explodiram as duas torres em Nova York. Foi um dia marcante sim, mas pelo significado científico que este episódio emocionante revelou para mais de 500 milhões de pessoas no mundo. O que tinha lá, naquela que tanto nos instiga e inspira sentimentos de paixão ou nostalgia até hoje?

Foi na Lua que os três astronautas americanos fincaram sua bandeira nacional, tremulando ao vento. Mas, peraí! Como tremulava ao vento se não tem atmosfera na lua e se não há, como pode ter vento? Esta é uma pergunta que sempre me intrigou e que acabei por buscar respostas nos vários sites da Net para esclarecer hoje, dia em que comemoramos 40 anos da chegada do homem em seu solo. Achei muitas respostas aqui neste site.
Mas, sei lá, prefiro continuar acreditando que Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins deram o tal "pequeno passo para o homem, mas grande para a humanidade".

A verdade é que naqueles idos de 1969 eu e toda minha família nos reunimos boquiabertos diante da TV e acreditamos em tudo que vimos, maravilhados com aquele feito espetacular dos corajosos astronautas e, como a mídia não era tão aberta, tão esclarecedora, nem tínhamos esta maravilha de Internet para ajudar-nos nas pesquisas, acreditamos, ficamos felizes pela conquista do homem em mais outro espaço e não questionávamos se a briguinha entre Russia e EUA poderia gerar uma fraude ou não.

Bem, se foi verdade ou mentira, isso agora não me interessa e tampouco a Lua, sempre majestosa e inspiradora, irá mudar suas fases por causa disso. Ela continua lá, distante, brilhante e enfeitiçando nossos corações nas noites banhadas pelo seu olhar.


15 comentários:

mônica lidizzia disse...

1. Imagem magnífica;
2. Tb não sei se acredito: parece montagem, mas pode ser apenas edição deficiente;
3. Já que ninguém acredita em quem não acredita, tb fiz um post homenageando o fato.

bjnhs

PS: a Lua é encantadora, mesmo de longe!

Mírian Mondon disse...

Oi Beth! Feliz dia do amigo pra voce tambem! Voce merece tudo de bom!

Que linda a foto dessa postagem! Parabens!

Lembro-me sim desse dia e da emoção diante da TV :)

Otima semana Beth!
beijos

Lu Vaz disse...

agora eu confirmei ima coisa da qual desconfiava: vc dorme no formol tambem, na mesma prateleira que eu, potinho ao lado. rss... como assim, 40 +16??? nao entendi. nao é possivel, moça. faz essa matematica de novo.eu chego lá e quero ser igualzinha a você.

Camila Hareide disse...

Beth, gostei da sua iniciativa de homenagear o fato... Apesar de um que de anti-americanismo em mim, nisso devemos dar a eles toda a glória merecida. E pra quem duvida, ou acredita na teoria de fraude, recomendo assistir ao documentário "In the Shadow of the Moon", onde os 24 homens que puseram seus pezinhos na lua - ou quase, caso de Jim Lovell e os outros dois da Apollo 13 - dão seus relatos, que chegam a arrancar lágrimas...

Se você curte o assunto, assista. Ao menos garanto que emociona!

Puxa, e você viu ao vivo... Que inveja!

Camila Hareide disse...

Esqueci de mandar um link pra ti...

http://www.youtube.com/watch?v=Q8qtjId-oIo&feature=fvsr

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Feliz dia do amigo!!!

Foi sim, um grande passo para a humanidade!!
Quando fui aos EUA, fui no museum aero spacial e toquei num pedaço da lua, tenho fotos, inclusive com a apollo13, que emoção!!!
No domingo o fantástico tirou muitas dúvidas, e muitas da que vc colocou aqui!!
um grande beijo, minha querida!

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Beth , eu lembro desse dia , era uma criança de oito anos, mas não tem como não lembrar da data .
Ontem foi o dia do amigo, não consegui visitar todas por isso meu beijo e feliz dia do amigo atrasado, hehehhe

Lúcia Soares disse...

Se existe uma turma do "eu não acredito", tô dentro. Nem me interessei no dia, a TV estava ligada mas não acompanhei. Já tive discussões homéricas com pessoas que me taxam de ignorante por não acreditar...A descida, agora já se sabe amplamente, foi falsa, sim, foi feita em estúdio, mesmo porque eles não tinham parafernália pra transmitir direto de lá...Pensa bem...
Não acredito mesmo! rsrsrsr

RoCosta disse...

Minha filha quando era criança adora ver a lua... e cantava: 'lua luar vem pra cá pega essa criança e ajuda criar'... era muito engraçado ;-)
beijão!

Lucia disse...

Foi so o que passava na TV no canal da Discovery e History ontem! E ainda nao consigo entender como existe gente que nao acredita que demos esse passo tao importante...

Ah! Feliz niver pro seu maridao! Muito amor e saude pra ele!!!

bjos, com carinho, Lu

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Eu lembro bem o que estava fazendo, no momento em que os primeiros homens "chegaram à lua". Estava cuidando do meu filho mais velho, que na ocasião tinha 8 meses, e com o olho na TV. Não queria perder nada, mas o garotinho me solicitava a todo o instante.
Que foto maravilhosa essa que ilustrou seu post.
Beijos.

aminhapele disse...

Bem,minha amiga.
Há 40 anos,já era pai e já tinha feito a guerra em Angola!
Se os pés assentaram na Lua,ou não,parece-me pouco importante.
Segui a emissão,a preto e branco,e fiquei entusiasmado e comovido.
Imagine os passos que o nosso Planeta deu,daí para cá!
Alguém gostaria de regressar ao passado?!
Um abraço.

Elianne Goff disse...

Linda imagem !!! chega a ser poetica !!! Gostei !!!
Eu sempre brincava qdo na escola um professor perguntava qual foi um fato importante que aconteceu 1969 referindo -se a chegada do homem na lua , claro !!!, e eu pensava o ano em que eu nasci !!! ( hehehe) mas nunca tive coragem de levantar a mao para responder . Ficava so nos meus pensamentos e nas estorias em familia !!! Gerava boas risadas.....coisas de adolescentes ,mesmo .

Bjs,

Eduardo disse...

Foi um acontecimento grandioso pois o grande objetivo estabelecido por JFK foi alcancado. Muito mais importante do que ir a Lua foi o desenvolvimento tecnologico que resultou desse esforco.
Se voces nao sabem, ocorreram graves problemas; dentre eles a rota de descida foi alterada e eles tiveram de voar mais que o previsto para nao cair em crateras e conseguiram descer quando so havia 15 segundos de combustivel. Alem disso o computador de bordo do modulo lunar sofreu pane e parou de funcionar na descida. dados como velocidade, distancia, combustivel e muitas outras coisas desapareceram e o Neil Armstrong desceu no comando manual olhando pela janela. Foi uma facanha incrivel.
Quanto a bandeira ela foi afixada num suporte horizontal, o que da a impressao de tremular ao vento.
Nota: a Lua foi criada como resultado da colisao de um planetoide com a Terra e ela se afasta da terra uns 4 cm por ano.
Um abraco
Eduardo

Luciana disse...

Beth, se não fosse por aqui eu não saberia do dia do amigo, obrigada pela mensagem que você me enviou, e muitas felicidades pra você também.
Menina, nem sabia dos 40 anos do homem na lua, agora entendo a imagem no google.
Beijo