.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Porque Mãe Gaia?

Algumas pessoas não entendem bem o título do meu blog - Mãe Gaia - então vou dar uma pequena explicação sobre ele.

Há muito tempo atrás, li um livro que abriu minha mente e me fez ter um olhar atento e carinhoso sobre o planeta que vivemos.
Assim, quando resolvi criar um blog, depois de alguns anos lendo ótimas blogueiras pela rede, tais como Denise Arcoverde, Cora Rónai, Rosana Hermann, etc..., numa noite de inspiração fui com a cara e coragem para o computador e criei o Mãe Gaia, título dado em homenagem ao livro "Saber Cuidar-Ética do Humano-compaixão pela Terra" de Leonardo Boff que me inspirou totalmente.


Leonardo Boff é um teólogo brasileiro, escritor e professor universitário Adjunto de Ética, Filsosofia da Religião e Ecologia da UERJ, aposentado e viaja o Brasil dando palestras sobre os temas abordados em seus livros. Vive em Petrópolis (RJ) com a educadora Márcia Miranda.

Em um de seus livros de sucesso - SABER CUIDAR - o qual me despertou para uma nova consciência ecológica e a noção da Terra como grande mãe e a quem devemos retribuir com bondade amorosa ao nosso Planeta Vivo, Gaia.

Gaia é o nome da mitologia grega para expressar a Terra como um ser vivo.

Então, aí está a tradução do título: Mãe Gaia = Mãe Terra

Este é um blog em homenagem à Terra.

(Aproveite e leia essa notícia fresquinha de hoje no Yahoo sobre o planeta)


11 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do nome. Confesso que assim que acessei o blog fiquei curioso com o nome. Muito interessante. O livro parece ser bastante interessante também. Abraços

Michelle Dangeli disse...

Eu sabia, hehehe. Nossa, será que é esse o tratamento que as mães da humanidade estão recebendo. Agora me deu medo... Filhinhos cretinos.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

heheheheheheh!!!

Foi eu, foi eu quem a perguntou, hahahahahah!!!!


A curiosidade matou a pau!!!!


Valeu!!!

Beijao querida

Kálita disse...

Oi Lilás,saudades...
o nome do blog e tudo que vc escreve nele é de uma delizadeza enorme,demonstra a Alma poetica E A ALEGRIA DE VIVER QUE VOCE TEM...
menina, lendo sobre alingua do pê , acredita que não sei brincar apesar de ter escutado muito na infancia...
rs

beijos e bom dia pra vc!

Beth/Lilás disse...

Oi, pessoal!
Se vocês puderem comprar este livro, tenho certeza que irão entender o que falo e vão adorar também o modo como escreve e descreve sobre o planeta.
bjs
...................................

Lucia disse...

Acho que ja tinha lido sobre o nome do seu blog em algum outro post que fez.

Mas vc me deixou curiosa sobre esse livro. Vou procura-lo por aqui, pois fiquei com vontade de le-lo. Bjos

Wilma disse...

Também tinha curiosidade sobre o nome, mas tinha essa idéia mesmo sobre ele. Sou admiradora do teólogo Leonardo Boff e fazia tempo que não o via e ele apareceu para apoiar o Gabeira e falou como sempre lindamente.

Anônimo disse...

Meus professores na faculdade sempre citaram muito os textos de Leonardo Boff em suas aulas. Ele é fantástico mesmo! :) Bjs.

Somnia Carvalho disse...

Sempre amei o Boff! O Leonardo! rs...
até hoje me lembro de um livrinho maravilhoso que eu usava para dar o Crisma pros alunos "símbolos" algo assim.. .e acho que continuo usando as idéias até hoje, mesmo sem perceber!

adoro gente de coragem e inteligente como esse homem! e você é esperta por encontrá-lo do mesmo modo! beijocas

Anônimo disse...

Eh isso ai minha carioca sangue bom....hehhehehe

Beijos e fiquem com Deus

Barbrinha

ML disse...

Gaia: um nome lindo com uma história linda.

Muito bom gosto, Beth, parabéns!

bjnhs