.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

domingo, 3 de agosto de 2008

Olimchina 2008

As Olímpiadas têm, desde sempre o objetivo de juntar os povos para competições desportivas de união, paz e amizade.

Faltam poucos dias para a abertura dos Jogos Olímpicos na China e muita coisa vai rolar, não só nos esportes e atletas com suas fantásticas performances, mas os protestos que já começam a pipocar daqui e dali. A Alemanha mesmo já deu a largada, numa revista do jornal alemão "Sueddeutsche Zeltung" onde mostra em suas páginas nove atletas, vestidos com uniformes oficiais, segurando fotografias de dissidentes chineses na frente de seus rostos, numa denúncia contra a violação dos direitos humanos do país.

E a poluição que parece ser a maior vilã sobre os atletas estrangeiros!? Sim, porque de nada adiantou convocar seu relações públicas mais importante para tentar despoluir o ambiente só com palavras. Vários atletas já reclamaram que a poluição chinesa poderá atrapalhar seu desempenho nas Olimpíadas, e até mesmo os espectadores devem se preocupar.
(clique na foto para ampliar)

E a censura a sites da internet que são contrários ao regime chinês?

E a repressão ao Tibete?
E as mulatas brasileiras que já tiveram seus requebrados censurados? (Bem, mas quem mandou ir prá terra de Mao com penas nas cabeças e biquinis fios dental?)

Ainda bem que o governo chines proibiu a venda de carne de cachorro durante os jogos, pois nunca me esquecerei as fotos que a Denise fez lá no Vietnam(outro país oriental) das bancas de feiras com cachorros mortos como podem ver aí ao lado.

A Denise também fez excelente reportagem em sua viagem ainda este ano à China e que vocês poderão conferir aqui.

Mas, voltando às Olimpíadas, não entendo como um país que enfrenta tantas pressões internacionais por sua postura em assuntos polêmicos como estes e muitos outros, conseguiu a aprovação do COI para esta Olímpiada! Ou será que estes jogos serão de cartas marcadas como insinua o Jornal O Globo de sábado!

O fato é que estas Olimpíadas vão dar o que falar, mas tenho certeza absoluta que darão um show nas coreografias sincronizadas, nos estádios hiper-modernos e no esforço que farão para mostrar ao mundo o nascimento da mais nova potência mundial. A tv coreana fez um vídeo, que já foi retirado do you-tube a pedido do governo chinês, sobre a incrível abertura que será transmitida para o mundo em 8 de agosto. Se quiserem conferir também, vejam neste site aqui.
Eu vi e garanto que, mesmo em apenas 2 minutos, já dá prá sentir a grandiosidade e beleza do evento que eles estão preparando.

Enquanto isso, o país se prepara para possíveis ataques terroristas durante este período com um treinamento de guerra - veja aqui.

Pelo jeito, o assunto do momento no mundo globalizado só será Olimpíadas e a gente vai ter muito o que falar por aqui também.

4 comentários:

As aventuras de uma brasileira no Egito disse...

Uauuuuuuuuu...qta informacao boa.....valeu!!!!!!!!

beijos e fiquem com Deus

Anônimo disse...

Sabe o que eu achei interessante nisso tudo? Eles aprovaram o fato de a Olimpíada ser na China e agora querem quebrar as barreiras. Ora, se já sabiam que era assim, por que a aprovação então, né? Tem gente que gosta mesmo de confusão! Bjs, querida.

Beth/Lilás disse...

Paty querida,
E fácil entender - grana muita grana.
beijos para minhas duas odaliscas preferidas.

Beth/Lilás disse...

Doeu muito ver ainda há pouco no Jornal Nacional uma reportagem feita na área de Sichuan onde teve o terrível terremoto. Lá as pessoas nem sabem o que possa ser uma medalha de ouro, prata ou bronze, estão mais preocupados com a subsistência em meio aos destroços.
Quanto sofrimento por este mundo mundo de meu Deus!