.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Cheiro de Infância




Com vocês também já deve ter ocorrido o mesmo.

De repente, lá nas gavetinhas da nossa memória, num daqueles arquivos fechados, empoeirados pelo tempo, adormecidos e que pareciam eternamente esquecidos, abre-se repentinamente e faz daquele instante um momento mágico.

Foi assim que o cheiro do pão-doce fresquinho me atraiu para dentro de uma padaria. E lá estava ele, redondinho, aromático, com aquele creminho por cima e pedindo-me para que eu o levasse para casa.
Mas antes de tudo eu fiquei só aspirando aquele cheirinho delicioso.
Sabem por quê? Ora, porque simplesmente era o cheirinho da minha merendeira (malinha de lanches) no Jardim de Infância. Era exatamente este o aroma, às vezes misturado com outro, como o de café-com-leite que minha mãe colocava numa garrafinha térmica e juntava ao pão-doce.

Uma lembrança olfativa como esta, na altura da minha vida deixa-me muito contente, porque marcou um tempo de cheiro de vida boa, de vida ainda começando e no qual aquela hora de comer o lanche , compartilhado com outros coleguinhas, era assim uma festa todos os dias. Gente, era bom demais!
Lembram disso, vocês também?


Falando nisso, que cheiro lembra a sua infância? Você seria capaz de lembrar disso, mesmo sem senti-lo ao vivo como eu senti hoje à tarde?

12 comentários:

Anônimo disse...

Ai, esta foi maldade comigo. Eu sou apaixonada por pães doces, especialmente aqueles mais simples (só com creme e o açúcar em cima)! É um cheiro de infância pra mim também...
Mas o meu cheiro de infância mais presente é o de feijão. Minha avozinha sempre fazia um feijão fresquinho quando eu estava na casa dela e isso me lembra dela, da minha infância... Ai, me lembra tanta coisa boa! :) Bjs.

O Profeta disse...

Ai quem me dera agitar o tempo
Atirar a mágoa à voragem da noite
Arrancar as raízes ao pensamento
Sentir a paz que uma lagoa acolhe


Boa férias


Mágico beijo

Anônimo disse...

ahhhhhhh...

Beth Q...eu ví os coments, e como estou corrida no trabalho eu lí e confundi vc com a Beth barbalho...teve um dia que eu lí e pensei: nossa a beth (barbalho) escreveu como se fosse a primeira vez que viesse aqui...kkkkkkkkkk

Voce em perdoa???

Já lí os coments todos, obrigada por aparecer, achei que vc estava tendo problema no acesso, tenho amigas que não conseguem acessar meu blog , pensei que vc nao estava conseguindo também ...

beijos e tenha um bom dia:)

Kálita disse...

siimmmmmmmmmmmmm....

o cheiro que me remete a infancia é o cheiro de macarronada, onde se misturam o cheiro do molho de tomate com queijo e azeitona...sou louca por queijos e azeitona desde criança...esse cheirinho me lembra os dias de domingo, eu em volta da minha mãe esperando ela abrir o vidro de azeitona pra me dar uma...
hummmmmmm...até salivei :)

Outro cheiro que lembra a infancia é cheiro da flor dama da noite, me lembra as brincadeiras de pique esconde a noite na rua da casa da minha avó, onde tinha um pé de dama da noite ...:)

Laura disse...

Nossa, o cheirinho que me lembra escolinha e infancia e o de pao com mortadela e quaranà.
Logico que o menu era esse em dias especiais, mas coisa mais boa era abrir a malinha de lanches e descobrir o que minha mae tinha colocado la pra mim. normalmente era algum pao ou rosca com leite na garrafinha!!
Que saudade!!!

Beijossss

PS. Gostei da nova carinha do blog!!!!
+ beijossss

Lúcia Soares disse...

Cheiros...cheiros...Engraçado, não estou me lembrando de nenhum, em particular...Ou pq minha memória olfativa não existe, ou pq não fizeram diferença pra mim. Não sei...(Ah, talvez o cheiro do café coado cedinho, hábito que minha Mãe tem até hj, com seus quase 83 anos de vida.)

Kenia Mello disse...

Ah, lilás, de vez em quando esses cheiros da infância também me assaltam e me enchem de nostalgia.

Quando estava procurando escola pra Mariana, três anos atrás, fiquei em dúvida entre duas muito boas, que preenchiam os requisitos que eu julgo essenciais. Decidi-me por uma delas pelo simples motivo: tinha o cheiro que me levou de volta à escola que estudei durante toda a minha vida. :)

Beijos,

As aventuras de uma brasileira no Egito disse...

Eu ate hj tenho paladar infantil, amo guloseimas de criancas, de danoninho a bolachas diferentes....mas o que mais me lembra a minha infancia eh o cheiro de chiclete.....hehhehehhehe

Beijos e fiquem com Deus

Beth/Lilás disse...

Oi pessoal!
Eu sabia que quando vocês abrissem a gavetinha do cérebro que mostrasse qual era o cheiro da infância, iriam ficar nostálgicos e também felizes.
Muito bom isso, né!
bjks a todos

Lucia disse...

Tenho certeza de que sao varios... os que me lembro sao os seguintes:

Creme nivea de potinho redondo de metal. Desde que me conheco por gente, minha mae usou esse creme todo santo dia nao so nela, mas em nos meninas tb. Os que compro agora (sim, os uso tb ate hoje) vem numa garrafinha de plastico, mas comprei o de latinha pra ter guardado aqui comigo so por causa do cheiro e de me lembrar da minha mae.

Cheiro de cafe com leite e pao bisnaga quentinho dos lanches da tarde (principalmente quando minha avo vinha visitar, pois era a unica que tomava cafe). Apesar de eu nao tomar, ainda gosto muito do cheirinho.

E da praia... nossa, nao tem cheiro melhor (terra molhada de chuva tb e' uma maravilha). Mas cheiro de sal/bronzeador/areia na pele e' uma delicia. Sinto mt falta disso, pois cresci praticamente na praia.

E me lembro de certos cheiros de shampoos/condicionadores que nao tem aqui, que me fazem voltar no tempo... bjos

Anônimo disse...

Minha queridinhaaaaaaaaa!!!
Me lembro de ter passado por uma experiência de "regressão olfativa", qdo comprei o primeiro material escolar do Thiaguinho. Cheguei em casa e fui abrindo os pacotes, peguei a caixinha de lápis cera e não sei pq cheirei, nossaaaaaaaaa era exatamente o cheiro da minha sala do pré-escolar.
Fiquei ali pensando em como o tempo havia passado e da responsabilidade de a partir daquele momento, ter um filho na escola.
Muito bom né mesmo?
Agora tem um cheiro que me APAVORA...cheiro de hospital...arghhhhhhhhhhhhh.
Mil beijinhos!!!

Sonho Meu disse...

Leite de Rosas que minha mae usava, quando saia do banho e passava-o no rosto. Ainda existe Leite de Rosas??? Belo post amiga !
bjs,
me