.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sábado, 3 de maio de 2008

Mania de coleções












Sempre tive atração por objetos antigos, principalmente aqueles que remetem uma idéia de tempos calmos, tardes compridas, casas aquecidas pelo cheiro do chá ou café e da gentileza humana. Os "tempos da delicadeza" como dizia Chico Buarque.

Por isso os Bules com seus designs elegantes me chamavam atenção, então comecei uma pequena coleção dos mesmos. Não podia ver um, esquecido numa feirinha ou no fundo de alguma loja de velharias que comprava, levava para casa e limpava-os em todos os seus meandros, deixandoos com ar de novinhos.

Dessa mania, apaixonei-me, logo em seguida, pelas xícarazinhas - delicadas, coloridas e atraentes. Comprei montes delas e curtia tanto que comprei um móvel só para sua exposição e só de olhá-las já me fazia feliz. Vez ou outra eu as uso para servir pessoas que estimo e que valorizem um cafezinho servido numa dessas belezinhas.




Na mudança para outra cidade, tive que dividi-las, levando um pouco delas para o apartamento. Mas numa cidade onde o mar e a temperatura pedem mais uma cerveja ou refrigerante gelados, "xicrinhas" de café são pouco usáveis.

Mas eu continuo a olhá-las com paixão e estão em outro móvel destinado a isso.


Aliás, descobri que tenho uma atração fatal por xícaras, antigas ou novas. Adoro peças em porcelana e, se entrar numa loja onde estejam expostas, sou capaz de passar muito tempo por ali, pegando, olhando e muitas vezes não comprando nada. Cada doido com sua mania, né!


Já colecionei também caixinhas de jóias de porcelanas, pinguins e ultimamente (não se espantem) - galinhas - sim, mas enfeites em forma dessas aves.

Minha cozinha tem uma prateleira que mais parece um poleiro e só eu é que limpo minhas galináceas, senão, com certeza, já estariam quebradas pelas mãos delicadas de minha faxineira.


E você, tem coleção de algo ou alguma mania meio doida como eu?

3 comentários:

Sylvia Regina Marin disse...

Lindas as suas coleções, Beth. Delicadas e charmosas como você.
Beijos.
Sylvia

Beth Galiazi disse...

Olá
Beth, sou a sua xará.
Amei o seu blog, inteligente,
criativo,aconchegante.
Já coloquei nos meus favoritos.
Obrigada pelo recadinho,
fiquei feliz!!
beijos amiga e xará..rsrs
Beth

Unknown disse...

Amei esse tópico!!!
O café servido nessas xícaras tem outro sabor.
Essa coleção, em especial, é de extremo encanto e delicadeza.
Muito linda!...
beijinhos amiga!