.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

domingo, 18 de maio de 2008

Explode Coração já ao amanhecer

É domingo de manhã, café na mesa, pão quentinho, dia meio friozinho, porém ensolarado na terra de D.Pedro-Petrópolis. E na minha cozinha aconchegante, ligo a tv e nos deparamos com um programa na TV Cultura que combinou muito bem com este amanhecer tranquilo de galos cantando na serra. O programa era de Inesita Barros (ícone da música sertaneja paulista e do interior do Brasil nas décadas de 40/50). Eu era criancinha e ouvia minha mãe cantarolar alguma dessas musiquinhas que ela cantou no programa, como Mula Preta, com aquele estilo sertanejo de raiz, nada a ver com o sertanejo moderninho das duplinhas de hoje.
Era uma imagem forte, sem vergonha do close escancarado, evidenciando suas marcas de uma vida bem vivida. Ela é a sua história.


Eu já tinha me esquecido de como é bom acordar e tomar café ouvindo essas melodias. Lembrou-me meus tempos de criança com as músicas de rádio.

A seguir veio Rolando Boldrin, simpático, bonachão e apresentando dois convidados muito interessantes.

O primeiro foi Germano Mathias, ótimo sambista que interpretou algumas músicas de um antigo sambista chamado Gordurinha. Estes artistas, além de músicos tinham uma faceta de cômicos em suas letras, como esta abaixo que Germano apresentou e morremos de rir:Orora analfabeta
(Gordurinha e Nascimento Gomes)

Eu conheci uma dona boa lá em cascadura Grande criatura mas não sabe ler... E nem tampouco escrever... Ela é bonitona, bem feita de corpo E cheia da nota mas escreve gato com j Escreve saudade com c- ( pra você ver ) -Ela me disse outro dia que estava doenteSofrendo do "estrombo’’ eu levei um tomboCaí durinho pra trás- ( isso assim já é demais ) -Lê "aribú","arioplano"e "motocicréta" E diz que adora "fejoada compréta’’- ( ela é errada demais ) -Ví uma letra oBordada em sua blusa, eu disse:É agora... Perguntei seu nome, ela me disse:- óróra... E sou filha do arinêu. O azar é todo meu.

O outro convidado e o mais inusitado - fiho de Gonzaguinha: Daniel Gonzaga - igualzinho ao pai no timbre de voz e na humildade, entoando músicas com lembranças significativas, acompanhado de músicos fantásticos no banjo, viola, violão, bandolim e surdo. Sua imagem esconde a preciosidade do legado que carrega do avô e do pai. De Você Merece à Explode Coração, simplesmente um show!

Que presentão este amanhecer!

Nenhum comentário: