.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

segunda-feira, 17 de março de 2008

Apesar de..............se deve ler

Já estamos em março e devo confessar que ainda não encarei nenhum livro até o fim. Prá dizer a verdade até já tenho dois engatilhados, um deles de um amigo blogueiro, grande escritor e roteirista de peças inteligentes em Sampa que eu comprei há duas semanas, via-internet. O outro não conseguiu me cativar ainda, aí coloquei-o de lado, mas prometo retornar a lê-lo, pois não sou de deixar coisas inacabadas.

Entro nas livrarias e me perco olhando os títulos. Tenho vontade de comprar um monte de coisas, mas freio os impulsos, lembrando desses dois ainda à minha espera. Ontem mesmo, compramos o ingresso para o cinema e ficamos fazendo hora nas livrarias do Shopping. Pena que o mercado literário é caro e a saída, muitas vezes, é comprar pela internet bem mais em conta!

Reparo que tem poucos jovens dentro de livrarias, quando lá estão é sempre em busca de revistas, CDs ou folheando algo, mas quase sempre não são os livros que adultos compram ou gostam.

Uma coisa boa que tenho observado são os livros infantis ou para os "teens", pois para eles foi criado ultimamente muita literatura atraente com textos que acompanham o linguajar dos mesmos em seus cotidianos.

O jornalista Ronaldo Nezo, âncora da CBN Maringá e professor da Faculdade Maringá escreveu hoje em seu blog que, segundo o comScore: "Quanto mais velho um leitor, maior a probabilidade de ler diariamente jornais, enquanto, entre camadas mais jovens da sociedade, as edições impressas chegam a ser ignoradas por uma fatia substancial - O estudo aponta que os jovens consomem informações praticamente só pela internet."

É típico em jovens atualmente só se informarem pela internet e dizerem que como o tempo hoje em dia é curto para fazer tantas coisas e tendo que estudar e ler suas matérias, fica cansativo para ler um livro ou textos muito grandes.

Os jovens preferem ler na internet porque, talvez seja uma leitura mais dinâmica e compacta.

Deixo aqui um trecho de Clarice Lispector para finalizar:


"Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de: Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de, que nos empurra pra frente."


Nenhum comentário: