.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Minha Páscoa paulista

(Estação da LUZ)

Sempre fiz a mão contrária nos feriadões, ou seja, vou para onde poucos querem ir, porque a maioria quer mesmo é sair, pegar a estrada rumo às praias ou lugares distantes das grandes cidades.  Mas, as grandes cidades são cheias de atrativos e belezas que só podem ser vistas e desfrutadas numa ocasião como esta, de um grande feriado, ainda por cima ensolarado, com ares de veranito.

Fomos pra São Paulo, eu e maridex.

"É sempre lindo andar na cidade de São Paulo,de São Paulo

O clima engana, a vida é grana em São Paulo

A japonesa loura, a nordestina moura de São Paulo

Gatinhas punks, um jeito yankee de São Paulo, de São Paulo"


E é assim mesmo como diz neste pequeno trecho da música São Paulo, São Paulo.  Uma cidade sempre surpreendente a cada esquina, a cada estação de metrô, nas manifestações artísticas de rua, de museus, teatros, comércio, comidas, restaurantes, uma variação tão grande, tão rica, que temos impressão que viajamos para fora do Brasil.  Mas quando chegamos na muvuca que é o centrão ou a 25 de Março enlouquecida pelo enxame humano e 'os mano e as mina' com suas roupas coloridas sem combinar com nada, bonés falsificados e a fauna oriental que predomina nas milhares de lojinhas daquele comércio pulsante, aí sim, vemos a cara do Brasil e sua capacidade de se envolver com tantos outros povos num só lugar.

Começamos visitando o Museu da Língua Portuguesa, indicação perfeita que a amiga Silvia Masc nos deu e que vale a pena conhecer de perto, pois é algo de primeiríssimo mundo que mostra a grandiosidade de nossa língua e as diferentes formas, aspectos, neologismos, sotaques, literatura e complexidade que a língua portuguesa insere. O museu fica na antiga Estação da Luz, totalmente reformada e reluzente à espera de milhares de pessoas que se dirigem para vários pontos desta super cidade, orgulho do Brasil.

(Museu da Língua Portuguesa)

Segui algumas dicas de minha querida amiga paulistinha Lu Souza e fui assistir o maravilhoso canto gregoriano no sábado de páscoa pelos freis do antigo Mosteiro de São Bento, coisa linda. Uma pausa para o relax antes de mergulhar na confusão histriônica da 25 de Março.  Não sem antes, tomar um delicioso café com torta no tradicional Café Girondino ali em frente.

(Mosteiro de São Bento-SP)

(Café Girondino)


Caimos na 25 de Março como dois ETs, não sabíamos se olhávamos as vitrines ou a fauna humana, os carros e camelôs misturados nas ruas, uma confusão de tirar o fôlego e não deixar raciocinar direito sobre o que estávamos fazendo ali.  Mas, logo em frente, numa rua lateral, a cúpula do Grande Mercadão de São Paulo nos atraia, nos chamava para as gostosuras que tem ali dentro e rumamos pra lá, ávidos pelo pastel de bacalhau e sanduiches indecentes, recheados de frios, queijos e sabores.  Uma multidão nos esperava também naquele sábado de aleluia, mesclado com pimentas, frutas exóticas, queijos, bacalhau importado, vinhos e toda a sorte de maravilhas gastronômicas.  Comemos o pastel de bacalhau que é simplesmente o máximo, regado a azeite espanhol e cerveja gelada. De sobremesa, doces portugueses que me entreguei de corpo e alma.

(Grande Mercado de S.Paulo)

Nestes três dias, vimos e revimos aquilo que gostamos sempre e que é a essência de S.Paulo.  Os japoneses, chineses, todos os orientais da Liberdade e suas comidas deliciosas.

(Um grupo de japoneses em papo animado numa praça da Liberdade)


Passeamos pela Paulista e admiramos sua arquitetura e o céu azul que nos brindou estes dias.


(MASP)

Visitar o MASP é sempre um prazer cultural, ainda por cima com a exposição da existência humana que reunia 78 países, com temas como família, amor, religião, guerra, sentimentos e olhares que o ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand montou com o nome de 6 Bilhões de Outros e que se você quiser conhecer um pouco sobre este magnífico trabalho entre aqui neste site. Simplesmente, incrível!
E no segundo andar, centenas de quadros dos maiores expoentes das artes como: Van Gogh, Manet, Cézanne, Toulouse Loutrec, Renoir, Modigliani, Henry Matisse, Picasso e esculturas de Auguste Rodin e Degas. Meu Deus, que país rico o nosso, pensei!  Só nos falta mesmo educação, pois não é qualquer país que possui e pode expor um acervo como este. Saimos de lá maravilhados com tanta beleza desfrutada por tão pouco a pagar.  Imperdível!

Mas, este passeio a Sampa não poderia ficar perfeito se não tivesse o contato humano que sempre prezei na minha vida. E foi assim que encontrei-me com duas antigas amigas aqui do Mãe Gaia, desde o princípio, pessoas queridas e que eu teria que um dia vê-las pessoalmente, abraçá-las e transmitir meu apreço, carinho e toda a admiração que sinto por elas.

(Um jantar maravilhoso com Barbrinha, marido e filhote)

A Bárbara escreve o Blog Uma Mãe das Arábias e é mesmo uma mãe sensacional, atenta, carinhosa e que junto com seu maridex, como ela o chama, criam esta belezinha de menino, esperto, inteligente e fofo, o tempo todo interagindo conosco e comendo todas as delícias árabes que nos foram servidos num dos melhores restaurantes típicos da cidade. Foi emocionante vê-la, abraçá-la e passar horas tão agradáveis com sua linda família. Ficamos honrados e felizes com nosso encontro.

Na noite de sábado fomos convidados a comer uma pizza na casa da Somnia, querida borbletinha que eu acompanho desde a Suécia e que escreve o Blog Borboleta Pequenina na Suécia.
 

Foi uma noite encantadora, na companhia dela, seu marido Renato, sua cunhada Adriana e do pequeno e lindo Ângelo.  E o mais interessante é que parecia que já a conhecia pessoalmente, era exatamente como eu a idealizava; engraçada, bem humorada, bonita, sem frescuras, descalça e de cabelos molhados. Uma pessoa de verdade, simples e inteligente no ambiente colorido de seu apartamento com suas telas vibrantes e que uma delas eu comprei há tempos e só pude pegar agora nesta viagem. Um encontro alto astral e carinhoso.

E no domingo, tomei café da manhã com a minha amiga querida e que já conhecia pessoalmente, a
Silvia Masc que escreve o Blog Longevidade. Um encontro cheio de carinho e de emoção. Sílvia é uma pessoa de respeito, grandeza e luta, muito a admiro e torço por ela. 

Ahh, São Paulo, querida cidade que guarda pessoas igualmente queridas e fantásticas!

Adorei estar por lá esses dias e com estes seres humanos tão intensos,cheios de nuances, tradições, filosofias de vida, histórias e sentimentos tão multi quanto esta multi e mega cidade.








37 comentários:

chica disse...

Puxa que lindo feriadão fizestre,heim?
Além de ver ,rever as coisas da cidade, esses encontros reais que deixam tudo bem legal!

Um beijo à todas e que fiquem essas lindas lembranças bem marcadinhas.

Legal!

beijos,chica

Tina disse...

Ai que delicia de post, viajei com vcs nas fotos e conheci cada lugar rsrs.
Na verdade estive em São Paulo uma única vez mas nem de longe andei por esse lugares lindos que vc foi.

Belo passeio de Páscoa.
Adorei conhecer São Paulo pelas suas lentes.
Bjss

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Que bom Beth, que você pôde desfrutar de dias assim!

Só lamento não estar em SP nesses dias para poder recebe-la também. Adoraria te-la conhecido, e a seu marido. Que pena, menina!... Mas outras oportunidades hão de vir.

Beijos e boa semana

Somnia Carvalho disse...

Super Lilas,

pra ser sincera foi meio indescritivel a coisa boa que eu senti vendo voce e seu o Valmir aqui na minha sala... o seu jeitao brasileiro, seu sorriso e sotaque deliciosos, aquele olhar apaixonaderrimo dele por voce e o jeito calmo...

foi um encontro memoravel! inesquecivel amiga... e se ninguem me perguntasse de onde e que conhece essa tal Lilas, essa Beth? eu nao me lembraria direito que a gente se conheceu ali na esquina da internet... e nunca nem mesmo tinha estado juntas pessoalmente.

o amor, a amizade ultrapassam barreiras!

um beijo enorme! alias o seu post sobre sao paulo estao lindo, tem um olhar estrangeiro nele lindo, de quem vem tudo de fora e consegue se maravilhar... as fotos muito boas, a do mercadao demais!

inte

Glorinha L de Lion disse...

Beth, que post lindo! Fiquei emocionada, sabia? Que saudade me deu dessa megalópole que eu visitava no mínimo duas vezes por ano....visitava não, ia para trabalhar, mas sempre fazia tanta coisa boa ao mesmo tempo, que pra mim, mesmo com todo o cansaço do trabalho, era sempre um prazer enorme! Tanta coisa legal pra fazer, amigos queridos reencontrar. E vc foi mesmo privilegiada ao se encontrar com tanta gente amiga e bacana, como a Sílvia e a Borboleta Somnia, que tenho o prazer de conhecer através dos blogs e da Barbrinha que vi na Tv, com seu filhote levado e fofo. Foi um feriadão maravilhosos esse teu! Adorei rever Sampa sob a sua ótica! beijão,

Anônimo disse...

Web-Mamy!!!

Foi tao bom conhecer vcs!!!

Espero que muito em breve possamos repetir esse dia tao bom!

Vcs sao pessoas especias!

Sao Paulo esta sempre de braços abertos!

Beijos e fiquem com Deus

Barbrinha

Silvia Masc disse...

Beth querida, foi muito bom revê-la, é maravilhoso sentir o poder da “internet do bem”.
Usando bons filtros, nos aproximamos de pessoas incríveis, que nos enriquecem com afeto e tanto carinho.
Quanto ao post, como sempre muito bem escrito e ilustrado.
Glorinha, venha sim, seria ótimo abraçá-la também.
Beijinho
Silvia

Somnia Carvalho disse...

oooooops!!! lendo agora o comentario vi que digitei valmir e nal vilmar! hahaha... sorry!
amiga pancada da cabeca!

Ângela disse...

Beth, que pena, se eu soubesse que virias a SP me colocaria na lista de encontros para poder ter o imenso prazer de te conhecer pessoalmente.
Sou suspeita em falar dessa cidade, você esteve em um dos lugares que eu mais gosto, o largo São Bento, trabalhei na rua São Bento por varios anos em um dos edifícios histórios dessa cidade maluca que eu tanto adoro, o edifício Martinelli, Estarei esperando por sua próxima visita, e que não demore muito a acontecer.
beijos e carinhos

Ana Paula Soldi disse...

Que viagem gostosa e quantos encontros!!!!!!Que legal quando o virtual se torna real, eu estou na fila Beth quero te conhecer também, beijos

ML disse...

Beth, vc fez essa maratona cultural e existencial em 3 dias - e ainda levou o "maridex" a tiracolo: PARABÉNS!
Eu conheço pouco, mas amo SPaulo de paixão, e mesmo assim não conseguiria ter feito nem a metade, nem visitado tanta gente.

Feriado nota 10!

bjnhs e ótima semana

Bel Alves disse...

Fiz um tour por São Paulo, pois conheço somente o Aeroporto..hehehe
Mas esse passeio valeu muito mais que um trânsito deste feriado, com filas e muitos acidentes...
Paz e bem

Beatriz disse...

Ei querida Beth!
Que belo feriadão, sem dúvida nenhuma, muito mais agitado que o meu!!! Só de ler teu post, já me deu saudade da "Liberdade", um lugar que eu amo e lá estive há muitos anos atrás....Bom lembrar, pois agora eu quero voltar!
Beijocas
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Márcia Cobar disse...

Oi Beth, que passeio mais delicioso por São Paulo! Adorei sua contra-mão, a cidade provavelmente estava mais vazia e disponível pra vocês...
lindas as fotos, os passeios, os encontros!
Bjs
Márcia

lolipop disse...

Querida Beth,
Depois dessa descrição tão rica em pormenores e que conseguiu passar tão bem essa imagem duma metrópole com toda aquela urbanidade que eu aprecio -diversidade, cultura, arquitectura, calor humano, cheiros e sabores-, até eu fiquei com vontade de conhecer São Paulo.

Fiquei curiosa, perdoa...que doces Portugueses comeu?

MIL BEIJINHOS

Bordados e Retalhos disse...

Beth, acho que de feriado em feriado vc vai conhecer as blogueiras do Brasil. Me avise quandi vier a Vitória. Adorei esse post, porque eu adoro São Paulo. Mas, para min ha tristeza nunca fui a 25 de março, pois sempre vou a SP para estudar, fazer curso de especialização...MAs ainda vou lá. Bjs

William Garibaldi disse...

Beth , que passeio bom vc fez! Feliz escolha!
Eu morei 4 anos em sampa e ainda vou semanalmente lá, ( não há melhor lugar no Brasil pra se estudar )
E minha segunda casa era este museu, o museu da Lingua Portuguesa é uma paixão minha, esta Estação da Luz, é poesia pura...

Sampa tem suas belezas!
É torturante o ritmo deles... são uns yankees mesmo ^.^mas no doce tom da garoa!

Aprendi a amar São Paulo, mesmo sendo carioca de alma e mineiro de nascimento. ^.^

pensandoemfamilia disse...

Que passeio! recheado de cultura, gastronomia e amigos. Seu roteiro foi 100% e o maridão dando mostras do seu companheirismo.
Adorei vc ter compartilhado essas experiência.
Bjs.

Wilma disse...

Beth, que sensacional!! já pensei mil vezes em fazer isso, conhecer mais São Paulo num feriadão que penso deve está menos cheia, mas a coragem me faltou...fico feliz por você,quem sabe no próximo me animo. Tem tanta coisa bacana!!! Voltarei pra ler tudinho, nos mínimos detalhes.

welze disse...

bonitão e eu tb gostamos de andar sempre "nessa" contramão. é mais tranquilo. realmente SP é demais da conta. adoro e vou muito ao mercadão da Cantareira, como chamamos. é lindo . boa semana linda.

Lúcia Soares disse...

Nem preciso dizer que gostaria muito de estar nesses encontro, mesmo não sendo SP minha cidade.
Conhecer a Sônia estava nos nossos planos, heim? Acho que falamos que um dia iríamos a Sampa nos encontrar com ela...rsrsr Mas não faz mal, um dia vamos mesmo!
A Barbrinha e a Sílvia também são pessoas com as quais gostaria de bater um longo papo. Um dia se combina um encontro de blogueiros por lá.
Lindas as fotos.
Beijo!

Nane Cabral disse...

Olá, é a primeira vez que visito seu blog e já virei seguidora. É bom demais viajar e amei seu post! Tenho um blog, qdo puder me faça uma visitinha, aproveita o sorteio que está tendo por lá. Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com.br

Palavras Vagabundas disse...

Aí, aí...que saudades de São Paulo!
bjs
Jussara

Tati disse...

Oi Betita, adorei viajar com você nesta Páscoa! Rsrs que delícia. Sou louca para conhecer o museu da lingua portuguesa. Deve ser mesmo mágico. A Liberdade é, sem dúvidas, meu lugar favorito de SP. Ah, e a gastronomia... Nossa!! Como come-se bem por lá! E conhecer tantos amigos pessoalmente. Que delicia! Adorei tudo.
Beijos.

Calu Barros disse...

Beth,
que passeio adorável este teu. De tudo na medida,muito viveu, né?São ocasiões assim que nos enchem a alma de alegria,renovam as energias, encantam os olhos e o coração.
Na essência de tuas andanças encontra-se o coração pulsante da cidade e das gentes.Amei, "viajar" em teus olhos e me alegrar com tantas descobertas.
Esse post merece fazer parte do caderno Viagem, viu?
Até amanhã, lindona,
Bjo grande,
Calu

Celia disse...

Vc está certissima; o melhor pra se visitar uma cidade é qdo ela está vazia. Se ver muito mais, se aprecia coisas que nao vemos no dia a dia. Seu encontro com amigos foi tb muito legal. Valeu o passeio e as fotos estao lindas. Bj

Sônia Cristina disse...

Oi Beth, então esteve por aqui??

Eu adoro andar nos pontos turisticos de São Paulo nos feriados, é no vazio que percebemos e real beleza dessa cidade que vivo e que adoro.

beijo

Manuela Freitas disse...

Olá querida Beth,

Que maravilha o que revelas aqui em texto e fotografias, não esquecendo os afectos. Esse «mundo» por onde andaste é de facto de um grande cosmopolitismo! Grande Páscoa!
Beijinhos,
Manu

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Que delícia essa sua viagem. E como rendeu, não?
Em três dias você conseguiu visitar lugares de destaque, e ainda encontrar três amigas blogueiras.
Maravilha!
Beijo.

CHIKITA BAKANA disse...

Pelas andanças na net ( blogueira procura blogueira ), encontrei você e seu blog interessantíssimo! Você escreve com inteligência e humor. Adorei os posts que consegui ler, pois são muitos. Voltarei com certeza!!!

Beijo grande...

Rita Barroso

http://blogdachickitabakana.blogspot.com

Misturação - Ana Karla disse...

Beth, vim correndo ver o post.
Como você disse, temos tanto para ver e ouvir. Não consigo entender como é que a nossa música, que é rica por demais, se deixa cair dessa forma deprimente?
Mas voltando ao post, que passeio maravilhoso esse seu. Acabei por passear aqui também.
Esses encontros.
Que maravilha!
Acho que meus medos estão passando e logo vou conhecer o Rio e São Paulo.
Xerossss

Socorro Melo disse...

Beth

Que belo relato! Conheço alguns desses lugares citados por você, em São Paulo, mas, em suas palavras se tornaram mais interessantes.
Lendo seu texto, viajei... Excelente.

Beijos :o)
Socorro Melo

Macá disse...

Beth
desculpe, só agora estou lendo sobre o seu feriado aqui em São Paulo. Que pena eu não estar aqui. Adoraria revê-la. Mas pelo que vi, você curtiu tudo de São Paulo, muito mais do que nós que moramos aqui. Acredita que eu não fui no Museu da Língua Portuguesa?
Bom, no mais adorei conhecer todas vocês que participaram do encontro.
um beijo

Lucia disse...

Web-mae,

o que falar sobre SP? Metade da minha familia eh de la e a coisa que mais lembro das minhas visitas a cidade eh chuva e frio! Detestava ir pra la, rs.

O engracado eh que eu devo conhecer quase todos os restaurantes bons e finos da cidade, pois era o passatempo preferido do meu tio (que ja faleceu) e ele nos levava sempre a todos eles. Eu me lembro de comer ate nao aguentar mais quando ia pra la.

Conhecer os pontos legais como voce indicou, eu nao conheco, ou pelo menos nao lembro de ter visitado, mas um dia gostaria de remediar isso. Conheco mt pouco do meu proprio pais e ate mesmo minha propria cidade e talvez deva ter que fazer turismo com o Al quando o levar pra conhecer o Brasil.

bjos

Valéria disse...

Oi Beth!
Que feriado maravilhoso! Adoro São Paulo! E você fez de tudo um pouco, desfrutando de tudo que ela tem de bom e bonito até mesmo com o calor humano encontrado por trás da blogosfera. Foi fantástico! Bjo

Teredecorando disse...

Ah!!!
Que delícia!!!
Eu adoro Sampa...25 de março...Pessoas...Etc.
Muito bacana sua viagem!!
Bjs mil

Lu Souza Brito disse...

Oi Beth,

Ahhh, seu feriadão foi mesmo muito bem aproveitado. Foi assistir a Missa com Canto Gregoriano? É lindo demais não é? Só nao vou com muita frequencia porque sempre saio de lá mais pobre, porque nunca me contento em comprar só um bolo.

Você encarou a 25 de Março? Corajosa. Eu vou umas 3 x por ano só, mas já com destino certo e antes do retorno, almoço no mercadão, claro.
Eu porque só fiquei sabendo que viria de véspera e ja tinha passagem comprada para Ilhabela, caso contrario, adiaria a viagem parao dia seguinte para que pudesse nos encontrar.

Agora deixa eu falar uma coisa: tá poderosa com a maquina super mega blaster hein? Suas fotos estão cada vez mais lindas. E a cidade de São Paulo ficou até mais bonita no seu modo de escrever!

Sabe que também adoro passear pela capital em dias assim. Fazia muito isso quando morava na praia. Mas agora, sao sempre estes feriados malucos que me permite estar mais proxima daqueles que amo, pois eles nem sempre podem vir, então me jogo na muvuca. Pra chegar lá foram mais de 5 horas de viagem!

Querida, um super beijo!