.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Não dá pra ficar calado

(Foto O Globo-sábado)

Neste final de semana o PT, sob a batuta de José Dirceu, se reuniu para fazer calar, controlar a imprensa, a livre opinião, a mídia em geral, regular o tal 'jornalismo marrom' que, segundo eles, distorcem os fatos, caluniam o governo e insistem em relembrar os fatos como o tal mensalão que foi, segundo eles, os petistas, uma invenção.  Não existiu e não existirá principalmente se esta lei de mordaça for aprovada.

Minha amiga Glorinha fala hoje sobre corrupção e eu endosso por aqui as palavras dela, aproveitando os últimos momentos
de liberdade de expressão que ainda temos pela rede.

Como meu blog é direcionado para assuntos ligados à Mãe Gaia, nosso planeta amado, fui buscar inspiração no que disse noutro dia, o jornalista André Trigueiro da CBN, sobre a relação da corrupção com a sustentabilidade e as influências sobre nosso dia a dia, referenciando-se especialmente ao Brasil e os últimos acontecimentos de denúncias dentro de alguns ministérios. 

E para se ver como esta relação da corrupção com a sustentabilidade é uma coisa incrustada na política brasileira, o profundo efeito que sofremos com ela sobre nossas vidas, mas agora, quem sabe temos uma oportunidade histórica, fazermos uma faxina geral se unirmos a opinião pública com o poder público já que alguns ministérios estão sendo salpicados pelas denúncias de corrupção.  Qual seria então, a postura desses novos ministros, o que poderia ser feito de bom e concreto, para transportes, agricultura e turismo nesses novos tempos?

Uma visão inteligente e sustentável poderia ser feita de maneira a fazer crescer estes novos ministérios, se por exemplo,  o ministério de transportes, com um bom ministro e gente que quisesse trabalhar com vontade para fazer coisas melhores e não encher os bolsos de grandes empreiteiros ou os próprios bolsos para enriquecimento ilícito.  Já imaginaram se fossem criadas formas para utilizarmos meios de transportes mais limpos, o uso de bicicletas ao invés de tantos carros como estamos vendo hoje em todas as cidades do país, parar de encher as ruas de carros, investir em trens a fim de escorrer nossa produção ao invés de construirem mais estradas que acabam sendo pra encher os bolsos dessa gente corrupta que está ligada aos governos.

Na agricultura, o tal agro-negócio se na hora de licenciar agro-tóxicos, fiscalizassem de verdade as substâncias nocivas aos seres humanos, abrissem a um custo acessível a produção de alimentos sadios, produtos orgânicos a preços justos e de fácil acesso a todos, sem agro-tóxicos, alimentos fiscalizados sobre substâncias perigosas e que são ainda utilizadas no país. Alguém que se interessasse de verdade pela saúde do nosso povo, coisa que iria refletir lá na frente, diminuindo o número de pessoas doentes. 

E no turismo, já imaginaram o Brasil de dimensões continentais, com belezas diversas em todas as regiões, o grande potencial para o eco-turismo que é o que mais cresce no mundo em procura, se tivéssemos infra-estrutura para fazer tudo isso com gente que fosse do ramo, gente que tenha energia para andar de norte a sul e ver os pontos necessários para expandir o turismo, gente que venda lá fora com determinação a indústria do turismo, uma indústria limpa e que não agride o meio ambiente.   O Brasil tem, por natureza, uma vocação para ser o principal polo turístico em nosso continente.

Mas, infelizmente não é o que vemos nestes últimos tempos, a corrupção toma tudo, engole nossos ideais, nossa esperança.  
A presidente Dilma parece empenhada em lutar contra estes desmandos, por isso, neste momento, temos que apoiá-la e não deixar que a sociedade democrática seja cada vez mais atingida em sua honra, deixando que malditos riam pelas nossas costas.




"A diplomacia americana considera que a corrupção durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva era 'generalizada e persistente' e atingia todos os Três Poderes. A avaliação foi revelada em uma carta enviada há um ano e meio pelo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, ao procurador-geral americano, Eric Holder.
Na carta, que servia como uma preparação para a visita de Holder ao Brasil, Shannon fez ainda um raio X da Justiça brasileira, acusando-a de 'despreparada' e 'disfuncional'. O documento foi revelado esta semana pelo WikiLeaks.
Essa não é a primeira revelação sobre os comentários da diplomacia americana sobre a corrupção no Brasil. Documentos de 2004 e 2005 revelaram a mesma preocupação e mesmo o risco de os escândalos do mensalão acabarem imobilizando o governo.
Mas o que fica claro é que, mesmo no último ano do governo Lula, a percepção americana não havia mudado sobre a presença da corrupção na administração. E o fenômeno não se limitaria aos Três Poderes. Segundo Shannon, as forças de ordem também seriam prejudicadas por 'falta de treinamento, rivalidades burocráticas, corrupção em algumas agências e uma força policial muito pequena para cobrir um país com 200 milhões de habitantes'.
Outra constatação da diplomacia americana foi sobre os problemas enfrentados pela Justiça no Brasil. 'Apesar de muitos juristas serem de alto nível, o sistema judiciário brasileiro é frequentemente descrito como sendo disfuncional, permeado por jurisdições que se acumulam, falta de treinamento, burocracia e atrasos', escreveu o embaixador."   (fonte MSN)







18 comentários:

Luma Rosa disse...

Dilma está fazendo a faxina? Ela não teve outra saída, pq a polícia federal lhe mostra relatórios que em geral, vem à público e ela precisa tomar medidas. Todo o mérito é da polícia federal. Repare que todas as vezes que aparece uma denúncia de corrupção, outras veem atrás e consequentemente tentam denegrir a polícia federal.
Esta foto foi de matar! Este José Dirceu está parecendo o capeta!! A piadinha machista que corre em Brasília é: Se Dilma faz a faxina, quem será o patrão?
Lembra quando estourou a crise americana e que aqui no Brasil foi lançado um pacote pelo governo Lula, facilitando a compra de automóveis? Na verdade, o índice de crescimento do país se mede pelo seu poder de compra e, carros e imóveis são os bens que impulsionam este mercado. Agora se a crise chegar no Brasil, quem tinha dinheiro para comprar carro, comprou e os imóveis, por conta dos eventos esportivos encareceram demais nos locais onde serão realizados os jogos e justo onde há o maior poder de compra. Se o mercado fechou e as pessoas perderam o poder de compra, a inflação chegará e teremos que produzir para vender, ao invés de consumir. Isto quer dizer que a sustentabilidade só combina com estabilidade. Uma empresa só investe em sustentabilidade quando sobra $$$$. E não é que ouvi o Ministro da Agricultura dizendo que o Brasil está se preparando para alimentar a China?
Boa semana! Beijus,

Celina Dutra disse...

Beth,

vou quase repetir o que escrevi lá na Glorinha.

Parabéns pelo texto.
Não temos vergonha de roubar o País, não temos nenhum valor ético, há 500 anos! Não temos amor à Pátria, porque isso aqui não é Pátria, isto é um amontoado de gente cada um dando um jeitinho pra se dar bem. Elegemos (?) legisladores para descobrirem formas de roubar o País. Isso eles sabem fazer bem. O judiciário sabe fazer cumprir bem e com agilidade as leis que lhes são favoráveis, mas quando um pobre infeliz questiona judicialmente um direito legal, o processo fica lá 10, 20, 30 anos. O Executivo para se manter não pensa em planejar um País, pensa em como comprará parceiros para se manter no poder nas proximas eleiçoes. Depois de conhecer outros povos, depois de tomar conhecimento da educaçao e respeito no Japão, só posso dizer o Brasil está mais para o Burundi, Congo, Rwanda, do que até para Portugal. Há necessidade de no mínimo 3 geraçoes com educaçao em valores éticos para consertar isto aqui.

Girassóis nos seus dias.
Beijos

Mery disse...

Olá,amiga.
Depois de ler teu texto, e eu já estava nervosa quando vc disse que a Dona Dilma "estava fazendo a faxina",
aí vim aos comentários e li esse da Luma, concordo com tudo que ela diz, não aceito corrupção, ganho pouco e não deixo de contribuir, pago os meus impostos, ai de mim se eu não pagar. Pra quê, pra eles fazerem a festa lá em cima com meu dinheiro suado... Me envergonho de ser brasileira e ver essa foto aí, nos jornais.
Por acaso, eu postei sobre honestidade, e gostaria que desse sua opinião, meu post é mais fato real, mas tem a ver com toda a roubalheira que existe na política ... Beijos.

Lúcia Soares disse...

Beth, o que eu sei é que tem que haver uma mobilização por parte da sociedade.
Como sempre, os muito ricos não estão sendo prejudicados e os pobres estão sendo enganados com um dinheirinho que entra e lhes sacia a fome. O mais, deixam pra lá.
Então, cabe à classe intermediária "botar a boca no trombone", porque vai sobrar é pra ela mesma!
Sempre enfatizo que sou contra guerra, violência, uso de armas.
Na paz, com passeatas pacíficas, com protestos simples, podemos coibir muita coisa.
Por ex.: todo mundo "chia" com o preço da gasolina, mas quem deixa de abastecer o carro por uma semana? Mais: saem sôfregos pela cidade, procurando um posto que venda a gasolina 1 décimo mais barata que o outro...
Paga-se impostos abusivos e não se cobra resultado de nada...
Não somos pacíficos, sabe? Somos acomodados! E só abrimos o olho quando aperta pro nosso lado!
Estou com você e com a Glorinha e quantos mais quiserem falar. O caminho é esse: vamos nos unir!
Beijo!

Glorinha L de Lion disse...

Betita assino embaixo. Seu post complementa o meu. Agora, eles não riem da gente pelas costas não! É pela frente mesmo, esses filhos do demo!
A Luma deve saber mais que eu, mas acho que pelo menos a Dilma ESTÁ fazendo alguma coisa...melhor que o ex presidente que não via, não sabia e não ouvia...coitado...inocente total...outro canalha que se faz de pobretão e só toma vinho de milhares de reais!!

pensandoemfamilia disse...

Os descalabros nos entristeçem e ao mesmo tempo nos revoltam. Quantas ações poderiam ser realizadas em prol do bem estar e do desenvolvimento social...
Muito bom post...
bjs

Beth/Lilás disse...

PESSOAL!

Prestem atenção ao que eu disse no último parágrafo, ou seja;
"A presidente Dilma PARECE empenhada..."

Eu não afirmei que ela está, mas que parece, vejam lá.
beijos

======================================================================

Paloma disse...

BETH, fico triste e revoltada com essa cambada de políticos corruptos. Nada funciona por causa desses malditos. E, quanta falta de vergonha!!! As vezes, fico imaginando como essa gente tem coragem de olhar nos olhos dos filhos e netos, promovendo tanta sujeira.
Meus Deus, há corrupção em tudo que botam a mão!!! Estou enojada.
O povo tinha que se unir e os colocar para fora.

Beijos, carioca revoltada.

Toninho disse...

Pois é Beth, alguns jornalistas sérios creem que a Dilma esta no empenho de algo novo e ainda não desacreditam e eu vou por esta linha. Bem sei que neste país as coisas sempre tomam rumos diferentes do que pensamos e cremos. Eu bem que queria uma revolução de ideias e pensamentos para fazer valer uma faxina na politica, mas o modo como ela se processa com o poder do dinheiro, ainda vai permitir que estas antas sobrevivam(conto todo respeito ao animal).
Mas não podemos perder dde vez a fé, na varredura e daí sonahr uma país sustentavel pra valer.
Boa semana amiga.
Meu terno abraço de paz e luz.

Wanderley Elian Lima disse...

Infelizmente as coisas só vão mudar do Brasil quando o povo sair da letargia em que se encontra e participar efetivamente do processo. Governante nenhum consegue fazer a faxina se não contar com o apoio popular.
Bjux

Menina no Sotão disse...

Eu ando tão cansada com esse cenário político que nada me surpreende mais. É aqui, em Portugal, na Itália. É mando e desmando por todos os lados. Será que há salvação para esse cenário caótico que vive o mundo. Mio nono diria nessa hora "pior que está é impossível ficar". Mas eu já me pergunto "será?"...

bacio

Márcia Cobar disse...

Beth, estou morando num país com uma realidade política tão diferente que, quando leio algo sobre a corrupção no Brasil, me assusto. Não me surpreendo, mas me assusto porque isto simplesmente não é normal. É uma podridão tão imensa que me entristece... E não sei se temos jeito viu... É uma lástima que não possamos, como vc bem mencionou, oferecer um turismo de qualidade com infra-estrutura bem pensada, com agentes de turismo falando inglês fluente, assistência séria, segurança e etc. Porque não é por falta de lugares bonitos que o Brasil não recebe mais turistas! Escolhi o turismo pra comentar, mas há vários pontos mencionados por ti que merecem destaque. E nossa educação? E a nossa saúde? Em muitos aspectos, o país é uma vergonha pública. E este merda rindo de coisa séria.
Bjim
Márcia

Pitanga Doce disse...

"Uma andorinha só não faz Verão". Nós sabemos a força de opinão que a mídia tem, haja visto o Criança Esperança ( o qual ainda tenho minhas dúvidas, mas enfim)o fato é que deveria ser a partir daí a convocação para uma demonstração ostensiva de como nos sentimos diante de tamanha canalhice. Se o povo se manifestasse, acabava também com a fama de "bons moços" que o Pt tem lá fora de terem "salvo" o país!

Estão agora em estudos para aumentarem os salários do Judiciário. Até o final do ano vai ser "a farra do boi" para gastarem o que não foi usado em viagens e o raio! Este "senhor" que aparece na foto, já deveria ter ido lavar banheiro na Penitenciária Estadual há muito tempo! Mas está imune pela estrela vermelha que tem ao peito. Será que sabe quais sao as cores da nossa bandeira?

Beijos Beth!

Bia Jubiart disse...

Boa noite Beth!

Acho que a impunidade das leis que existem mas não são cumpridas ou fiscalizadas é um dos condutores que alimentam a corrupção em nosso país, é lamentável!

Um ótimo feriado p/ vc amiga!

Ah! Excelente post, é muito bom ver os amigos se posicionando diante da realidade nada virtual e que afeta diretamente o nosso bolso e a nossa dignidade.

Beijoooo

Pitanga Doce disse...

Alguém acreditou no discurso dela ontem????

Nina disse...

Ohh Beth, esse tema me dá até coceira... acho que essa mobilizacao é importante, alguém aqui falou do quao fundamental é o povo mostrar sua indignacao. É isso, a gente nao pode se calar. É mt canalhice Beth!! Lembra a época que a galera saiu às ruas contra o Collor. Funcionou né?

Mas sabe Beth, fico mt triste tbm com parte do povo brasileiro que acha normal tudo o que acontece e mts que lucram sobre isso tudo. Soube de alguém que conheco, que tava ganhando um salário relativamente alto, que vinha do governo, mas que nao fazia absolutamente nada pra ganhar. Daí esse salário foi suspenso por alguma razao, e agora, a pessoa tá tentando receber de volta... e parece que vai dar certo. Daí ela disse que tá sem trabalho, que nao tem coo ganhar dinheiro... que essa graninha vem do céu. Eu me pergunto, meu Deus, depois ela fica reclamando dos dirigentes do país, mas ta ganhando dinheiro sujo. Meu Deus, que povo! A gente merece Beth, infelizmente, os nossos dirigentes :-(

eu tenho nojo desse dirceu...

Wilma disse...

Essa cara do Dirceu repetiu tudo do que eu penso desses políticos!! É um deboche. Essa careta que fez é o seu mais fiel autoretrato!!

Somnia Carvalho disse...

cansaco...