.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sábado, 11 de junho de 2011

Ahhhhh, como eu gosto!

Petrópolis-RJ

Chegamos do Chile na segunda feira e a temperatura por lá estava bem baixa. No entanto, em Valle Nevado onde nevava e fazia perto de 2 graus positivos, sinceramente, não sentimos tanto frio quanto aqui na serra fluminense, onde as temperaturas à noite beiram os 8 graus positivos, mas com sensação térmica de muito menos. Nosso país, embora de clima tropical, nas regiões frias ou montanhosas, sentimos um frio úmido, penetrante nos ossos e quem não tem o conforto necessário numa hora dessas, sofre demais.
Aqui em casa a lareira aquece bem a sala e um vinho esquenta o corpo e a alma, fora isso temos um aquecedor elétrico para levar para qualquer ambiente e um lençol elétrico para deixar a cama aquecida antes de dormir.  Assim é gostoso e confortável curtir o frio, mas só de imaginar o que as pessoas que não têm o
mínimo disso que estou falando, como podem sofrer nesta estação, me faz sempre a cada ano, separar e doar roupas, meias, agasalhos e roupa de cama para quem mais necessita.  Nestes últimos dias dei bastante coisas e fiquei com minha consciência mais leve, podendo saborear o frio que gosto tanto, sabendo que pude, de alguma forma, aquecer outros corações também.

Quando esta nova estação chega, muitas pessoas reclamam muito e não conseguem desfrutar do que o inverno tem de melhor, mas o que é ruim no inverno são os dias chuvosos e cinzentos, tirando isso o friozinho é muito agradável, principalmente quando o dia é azul e o sol é ameno, mas brilhante.
Por isso, tirar as roupas de inverno dos armários e colocá-las ao sol para tirar o cheiro de guardadas, pois peças como casacos, meias, botas, calças, moletons, luvas, blusões de lã são indispensáveis para o frio, já que o inverno é a estação mais elegante do ano sem dúvida. Acontece, entretanto, que algumas pessoas colocam muitas roupas em cima do corpo, mas continuam sentindo frio, porque não sabem 'vedar' direitinho para que o frio não penetre sob as roupas, ou seja, tem que usar uma segunda pele, aquelas que são bem coladinhas ao corpo, claro que sempre por dentro da calça. Para quem não gosta de passar frio nos tornozelos é legal usar polainas por baixo ou por cima da calça. Quem quer aquecer as orelhas é interessante usar toucas ou gorros e não parece, mas um cachecol bem fofinho e colorido dá uma sensação prazerosa de aconchego.

 O inverno faz com que as pessoas fiquem mais tempo em casa e isso torna a estação mais família e aconchegante, pois o friozinho reúne as pessoas, e então um pote de pipocas para assistir um ótimo filme no DVD é uma grande pedida, assim como uma taça de vinho ou uma caneca de chocolate ou chá quentes, sopas como o missô que nosso amigo japonês levou-nos ontem, aquecem e são muito agradáveis nestas ocasiões e para uma reunião de bate papo com amigos queridos, nada melhor que um fondue diante da lareira.

A sabedoria oriental milenar nos ensina a abraçar dentro da gente cada nova temporada e esta, pelo menos para mim em especial, é a estação que mais gosto, a que me permite entregar o meu corpo e mente para um período de reflexão e descanso, assim como a terra dorme e se renova para uma nova estação.

Monte Nevado-Chile





16 comentários:

Pitanga Doce disse...

Oi Beth! Bem vinda ao Rio e seu Inverno tropical. No mesmo dia temos uma variação de temperaruras que nem dá para entender. Gosto desse tempo mas nunca, eu disse nunca consigo aquecer os meus pés como deve ser. Nem com meias, botas, bolsa de água quente na cama. Oh sim! Sabe quando eles aquecem? Quando está na hora de levantar e deixar a cama. Pode??

Beijos e feliz Dia dos Namorados aí na serra! Uau!

Celia disse...

Que bom q vc está de volta. Espero q a viagem tenha sido muito boa. Realmente o inverno é uma estacao linda, mas dificil pra muitas pessoas que nao tem condicoes de ter tudo que a estacao exige. Ai no Brasil nao ter calefacao dentro das casas é uma coisa dificil mesmo.
Muito bonito seu pensamento em doar roupas pra os que precisam.
Um bom domingo. Bj

chica disse...

Lindo post e dicas e também acho que ficamos mais leves ao dora nossas roupas e saber que não somos apenas nós que estamos quentinhos... Aqui tenho uma norma, desde sempre: Uma coisa entra nova, outra sai e é dada. Sempre assim, e dá certo!Faz um bem danado! U um ia vou escrever uma história de qdo, por essa mania, quase entrei numa fria, daquelas de arrepiar.rsrs.Mas foi a única vez que não deu certo, aliás, deu pois estou aqui,srsr)


um lindo dia dos namorados,beijos,chica

Bia Jubiart disse...

Oi Linda! Saudades...

Vou te enviar um pouco do calorão daqui, p/ aquecer o coração e o resto também rsrsrss

Adoro o frio! (Já senti até 6 graus) aqui no máximo refresca. aí aproveitamos p/ o vinho tinto, queijos e o amor de sempre.

Viajar é ótimo! Temos planos de conhecer as Cordilheiras dos Andes, mas antes queremos descer a foz do Amazonas, seguindo o curso do rio...

Um domingo recheado de amor p/ vocês!

Beijosssss

ML disse...

Chegaste do Chile, que delícia!
Eu amo frio de paixão, e aqui tá frio mesmo...

bjnhs e adorei as dicas de "aquecimento" ; > )

Beth/Lilás disse...

CHICAAAAAAA!
É justamente isso que eu faço, ou seja, se entra uma nova a gente dá o que tem, mesmo semi nova. E já percebi que este processo cria abundância, pois quanto mais damos, mais ganhamos.
Adorei seu comentário porque ele veio ao encontro das ações que pratico na vida.
beijos

======================================================================

Ro Costa disse...

Beth como você bem sabe: eu detesto frio!!! E sinto uma inveja imensa dos ursos que hibernam no inverno kkkkk
Beijos, muitos!

Márcia Cobar disse...

que delícia Beth, o friozinho realmente é delicioso, é tempo de ficar mais introspectiva, ler mais, passar tempo em casa com as velinhas acesas... Mas inverno de 3 meses já é mais complicado... o sol não aparece, as pessoas ficam mau humoradas... Mas como tudo na vida, o inverno também passa!
Curta o friozinho querida!
Abs
Márcia

Calu Barros disse...

Anotei tudinho, Betinha.Preciosas receitas para desfrutar bem o friozinho que chega.Particularmente eu gosto do outono/inverno e já usava alguns dos truques que vc indicou(segunda-pele,meia-calça mais grossa...) Aqui em Niterói o frio chega mais forte ao entardecer, por isso os cuidados com a casa e o vestuário.
Faço tbém como vc, a cada estação, dou uma busca no armário e faço doação das peças em bom estado.
Gosto de saber aproveitar o que cada ocasião oferece de melhor.
Bem-vinda, amiga.
Bjos,
Calu

Palavras Vagabundas disse...

Beth, descanso é sempre muito bom. Eu particulamente não gosto de frio, mas não sofro com ele. Aproveito o que vem de bom, vinho, chocolate, cobertor quentinho!
Feliz Domingo dos Namorados!
bj
Jussara

pensandoemfamilia disse...

Ceja bem vinda
Senti sua ausência preciosa no Amor no ar, mas foi por bonsd motivos e isto me deixa feliz.
Abrir espaços para o novo e saber apreciar é uma bela sabedoria.
Um domingo belo e amoroso.
bjs

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Bethinha, imagino que vc tenha lindas fotos e muita coisa para nos contar. Estamos esperando tudo com muita calma. Eu acho que na Seerinha faz mais frio porque o ar é úmido. Sei bem o que é isso. O Brasil já deveria ter um sistema de aquecimento, sao poucos os que podem ter algo assim em casa. Ajuda bastante.
Tb concordo que o inverno deixa tudo muito mais aconchegante.

Bjao e uma linda semana prá você.

Lúcia Soares disse...

Beth, frio não é comigo, não, sabe disso! Mas sei curtí-lo, mesmo porque o jeito é nos adaptar ao momento. Não adianta reclamar, temos que passar pelas estações e encontrar o melhor delas.
Com o que, então, acertei no seu lugar de férias, heim? rsrs Chile foi uma das minhas opções, né?
Que bom que esteja de volta!
beijo!

Glorinha L de Lion disse...

Eu amo o frio Betita! Também gosto de tudo que o inverno traz: os agasalhos, as roupas mais chics, os vinhos, os fondues...hum...delícia...já estou pensando na raclete que vamos fazer qq dia desses...e degustando aquele tinto...será chileno? rsrs beijitos,

Nina disse...

Um friozinho de vez em qd, sem exagero ,é mesmo mt bom Beth, mt bom! Parece um oasis, uma pausa, no calorao e stress que sentimos às vezes, em cidades mt quentes.

Vc tem razao, é gostoso demais.
ps. chapeuzinho fofo :-)

Wilma disse...

Oi Beth vi seu mosaico com as fotos do Chile, ficou bacana. O frio de lá não tira nossa disposição, não dói, penso que é seco, e vamos nos preparar que parece que ele vem com vontade nessa estação!!