.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sábado, 7 de agosto de 2010

Banho e frio (só porque sou limpinha)



Tomar banho diariamente, faça frio ou calor, é um hábito brasileiro de muito tempo, herança dos nossos índigenas que já amanhecem se banhando nas águas dos rios perto de suas aldeias.

"No livro “Histórias e Rituais do Banho”, que traz curiosidades deste ritual sobre os quatro mil anos de história do hábito de lavar o corpo, as autoras Renata Ashcar e Roberta Faria afirmam que os portugueses, que aqui chegaram na época da colonização, ficaram assustados com a mania de limpeza dos índios, que mergulhavam em rios e no mar até 12 vezes ao dia. Como mostramos na primeira matéria da história da higiene pessoal, em 1500 vivíamos o apogeu da era cristã e o banho era considerado um ato libidinoso.
O escrivão da esquadra de Cabral, Pero Vaz Caminha, segundo as autoras, chegou a escrever: “São tão limpos e tão gordos e tão formosos que não podem ser mais”.





Quando os primeiros descobridores aqui estiveram, chegaram pelo norte e claro, a turma estava no calorzinho e banhar-se era um verdadeiro prazer naquelas temperaturas.
Mas eu queria saber se eles estivessem numa serra friazinha como a que estou hoje, com temperatura média pela manhã de 12 graus e à noite beirando os 5 ou 7 graus se eles davam esta de limpinhos.  Não é mole!  Um verdadeiro aparato tem que ser feito para não virar picolé no banheiro gélido.  O aquecedor é colocado por uns 10 minutos antes no banheiro fechado e aí pode-se tirar a roupa e entrar no banho bem quentinho.  Fica tudo enevoado e delicioso, quase uma sauna.  Depois de um banho assim, mesmo com algum trabalho, sentimo-nos revigorados e felizes, pois um banho refresca não só o corpo como também a alma.

Na Idade Média o Papa Gregório I repudiou o banho, alegando que o contato com a pele era via mais próxima do pecado, assim o banho tornou-se anual, mas a higiene diária era feita com pedaços de panos úmidos.  Conseguem imaginar uma coisa dessas?   




Ainda bem que os Iluministas resgataram este bendito hábito, propagando a idéia de que banhos diários serviam para afastar doenças e um excelente meio para se obter saúde.  Mas, o hábito arraigado por tanto tempo nessa  cultura avessa ao contato direto com o corpo, fez com que algumas pessoas doentes fossem arrastadas ao banho mesmo contra sua vontade.

E lá vou eu, aquecer o banheiro e preparar-me para meu banho revitalizador e saudável.  
Mas, brrrrrrrrrrr, que friooooooooo!








24 comentários:

Lúcia Soares disse...

Imagino, Beth. Imagino! Mas já que dá pra esquentar um pouquinho o banheiro e a água deve ser quentinha (haja conta de luz nas alturas no inverno!) até que podemos encarar.
Odeeeiiioooo frio!
Bom domingo!

pensandoemfamilia disse...

Beth, para mim é um verdadeiro suplício os banhos em locais como as serra. Só tomo banho frio. Pode imaginar, mas não consigo ficar sem o banho.
Bom domingo.
bjs

Unknown disse...

Sinceramente ninguém merece!! kkk... Tomar banho quente vá lá, mas sair de dentro do chuveiro, putz... kkkk. Mas eu tb sou limpinha!!!!

beijocas

Anônimo disse...

É Beth, nós somos cariocas e estas temperaturas são mt baixas, aí já viu... É realmente difícil se despir no frio, antes do banho.

Eu tb passo um frio danado no inverno daqui. Mas ficar sem tomar banho, jamais! Bom hábito que herdei do meu país.

Bjs

Nilce disse...

Quando li o título do post, lembrei do marido.
Semana passada quando tivemos temperaturas abaixo de zero por aqui, ele comentou: Será que eu morro se ficar um dia sem banho? rsrsrsrs
-Não, só pode ficar fedidinho...

Tá difícil, Beth.
Dizem que em alguns países europeus (não sei de nada), até hoje não tomam banho diariamente.
Mas, que é uma marotona é.

Bjs no coração!

Nilce

lolipop disse...

Minha querida:
Eu não consigo passar sem meu banho de manhã, seja Inverno ou Verão...se não tomar, nem funciono bem...rsrs
Mas é verdade que custa mais de Inverno, especialmente se a casa não for toda aquecida...
Que loucura essa dos panos húmidos!
Vim deixar um beijo ...vou explicar hoje no Banzai porque vou para fora um tempinho...passa lá depois para saber.
Até breve!
BEIJOSSSSSSSS
E BANHOS QUENTINHOS!!!

chica disse...

Aqui, levamos o aquecedor para o banheiro,pois não dá pra encarar sem ele, nos dias como andaram fazendo...beijos,lindo domingo,chica

Misturação - Ana Karla disse...

Beth, concordo com você, o banho revigora mesmo. Eu pelo menos, fico até com o astral melhor. rs
Mas o ritual do banho, eu acho um saco!
Gosto de estar limpa, mas o processo...kkkkkkkkkk

Eu também queria ver se esses índios aguentariam esse friooo.

Desejo que você fique bem aquecida.

Xeros e bom domingo

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Dá para imaginar.
Mas depois que se aquece o banheiro, o banho fica bem gostoso, não?
Quando em São Paulo, e em Campos do Jordão, muitas vezes usei desse recurso.
Brrrr, que friooooo!
Beijo.

Liza Souza disse...

Beth,
tomo banho todos os dias faca frio ou calor, mesmo por que se fosse olhar o frio só tomaria banho em julho e agosto. Já pensou? hahahahaha
Beijos

Unknown disse...

Amar-te é decifrar humildemente um enigma que não tem decifração porque a todo o momento as águas passam e bebê-las e banhar-me nelas é bom e não há mais nada.

Casimiro Brito .

Beijo e bom domingo.

Glorinha L de Lion disse...

Betita, bom dia, a gente não tem casas prearadas pro frio né? Na Europa e nos Eua as casas tem aquecimento, então ninguém passa frio na hora do banho, mas banho lá não é muito comum até hj né ( na Europa) e isso é cultural mesmo...mas eu não fico sem banho de jeito e nenhum e meu banheiro é gelaaaddddooo...brrrr....aqui tb tá um frio de lascar...me lembrei agora de um amigo do Sul, que contava que a mãe passava a cama à ferro antes dele e dos irmãos deitarem...uinão consigo nem imaginar...E olha que eu adoro um friozinho...bjs.

Laura disse...

Aqui se for depender do calor pra tomar banho, viveriamos de toalhinhas umidas mesmo, kkkkkkkkkkkkkkk faça frio ou calor, se eu num tomar banho eu não consigo me sentir bem.
Beijossss

Lu Vaz disse...

tomar banho na Serra tem de ser quentinho com todas as frestas de janelas e portas fechadinhas!! bjao querida!!

Bia disse...

Está ai uma coisa que nem que eu more num lugar que se -20C eu deixarei de fazer... tomar banho!

Aqui em Salvador, pq é muito quente claro, eu tomo no minimo 2 banhos por dia! Na maioria dos dias 3.

bjs

Astrid Annabelle disse...

Achei graça nessa história..imagina ficar sem banho..nem dá!
Mas que é fogo, para não dizer outra coisa,(rss) isso é. Aqui em Ubatuba o frio está demais...
mas nem sei como é não tomar banho...cruzes.
Será que foi por isso que os franceses inventaram os perfumes????heehehe
Beijo gostoso
Astrid Ananbelle

Manuela Freitas disse...

Olá amiga Beth,
Sou portuguesinha, mas limpinha, ie tomo banho, agora com o calorão que estamos a ter, vários!
No Inverno tem mesmo que ser com aquecedor.
Essa abordagem histórica da higiene, já uma ocasião a fizeste e eu considero, que não é bem assim como dizes, é preciso equacionar vários factores, para justificar a «porcalhice» que se vivia na Europa! rsrsrsrs
Uma boa semana para ti,
Beijinhos,
Manú

Luma Rosa disse...

Banho melhora até a auto estima, que dirá a saúde!! Ah, quer dizer que paninho podia? Uai, para passar os paninhos não precisava das mãozinhas? (rs*) O povo antigamente deveria ser muito devasso para enxergar maldade em tudo. Imaginou o cheirinho na corte? Quando você lembrou dos ilusionistas, eu lembrei que Jean-Paul Marat morreu esfaqueado em uma banheira, local onde escrevia e articulava o lado mais violento e medonho da Revolução Francesa. Ele passava metade do dia de molho na banheira por recomendação médica. Quando ele morreu foi levado ao posto de Santo, já que a essa altura, todos os padres católicos tinham sido expulsos ou mortos a mando dele. Talvez daí venha o ditado "Depois de morto, todo mundo vira santo" e também por ele tomar banhos medicinais, o hábito tenha voltado.
Lembrei de uma cena do Filme "A rainha, Margot" que eles comentam do cheiro das partes íntimas! (rs*)
Banho é tudo de bom! Relaxa, revigora, aquece... dizem que Napoleão não era muito de banho, né? hehehehe que horror!!
Boa semana! Beijus,

gabriela disse...

Oi Beth
Minha querida amiga tenho andado fugida, mas não pense que me esqueci de você, não não.
Quanto ao banho bem tenho tomado 3 banhos diarios o calor é tanto, mas tanto que só dentro de água fria, temos tido dias de 40 graus chi nem á rua podemos sair, e vocês aí com frio, as noites são de morrer de calor as paredes escaldam, tirando o calor o meu banho diario logo pela manhã ninguém mo tira não consigo vestir-me sem tomar banho.

Um abraço e mil beijinhos desta amiga que nunca se esqueçe de você

ML disse...

Conclusão: "religião" "faz mal à saúde". É sério!

God save the "Iluministas"!

bjnhs e ótima semana

Andreia Inoue disse...

Eu gosto do frio,ficar em baixo dos cobertores assistindo um filminho com o aquecedor ligado,nao tem melhor.Agora tomar banho é um terro, tambem tenho que deixar um bom tempo o banheiro aquecendo para encarar tirar a roupa e me jogar na agua,aahha....
e que papa mais porquinho esse heim?
:D
beijaooo e muito obrigada pela visita e com certeza virei bastante no seu espaco.

ManDrag disse...

Sim, não fosse uma temperatura média rondando os 29ºC e tivessem eles que trabalhar para sobreviver e esses encantadores índios não se dedicariam a 12 banhos de mar ou rio por dia. O ócio é uma coisa maravilhosa!... rsrsrs

Conheço bem essa terrivelmente desconfortável sensação de tomar banho nos píncaros gelados do inverno. Passei 41 anos da minha vida a sujeitar-me a essa tortura. rsrsrs

Salutas!

Mari Weigert disse...

Te garanto que não resgataram muito este hábito, amiga.
Estive fora num país da Europa estudando no inverno e pude perceber que os hábitos ainda continuam em algumas pessoas. Terrível!
Adorei a matéria porque precisava de informações até para entender porque o europeu foge em disparada do banho.
bjs

Dani dutch disse...

E também banho é revigorante, me sinto com as energias renovadas depois de um bom banho. E sem esquecer das toalhas verdes.
bjuss