.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

domingo, 2 de agosto de 2009

Master Casa de Petrópolis


Por onde andei, enqu
anto você me procurava.

(Castelo Barão de Itaipava-minhas fotos)





(Suas torres e uma lua incrível ao entardecer)


"Existe em Itaipava, um castelo (com torreão de canto, muralha flanqueada por torres e vigias, com seteiras, estando o todo coroado por ameias e mata-cães) construído em 1920 pelo Barão J. Smith de Vasconcellos. É famoso por ser uma reprodução de castelo renascentista, projetado pelo arquiteto Lúcio Costa e seu amigo Fernando Valentim, que fazem dele o único castelo em estilo medieval com um toque normando clássico, das Américas. Com esse projeto, Lucio Costa e Valentim ganharam a grande medalha de prata do salão da Escola de Belas-artes de 1924.
A construção foi realizada por vinte famílias trazidas da Europa, com material totalmente europeu: de Portugal vieram os blocos de pedras que foram talhadas por artesãos portugueses; da França o telhado de ardósia; da Itália, o mármore de Carrara, que compõe o piso de vários salões, inclusive o do famoso salão do Zodíaco. As portas e janelas são do mais puro jacarandá, com ferragens inglesas; os vitrais são austríacos e finalizando os principais detalhes, cada porta dos quartos de seus filhos tinha seus nomes gravados em ouro.

Esta construção levou em torno de 5 anos. São 42 cômodos distribuídos em 19 quartos, 7 banheiros, diversos salões, bibliotecas, sala de música, halls, duas torres, diversos terraços, dependências para hóspedes, ala dos serviçais e galerias que abrigam interessantes histórias que permeiam a vida dos Smith de Vasconcellos no Brasil. O hall com as escadarias e o teto de jacarandá é finamente trabalhado. Há vitrais com as armas da família, biblioteca com estantes esculpidas em relevo, livros raros e um vasto parque, cercando a mansão. Em outros detalhes, o Castelo Barão de Itaipava mantém uma torre onde está a cópia do batistério da Catedral de São Pedro.

Presenças importantes como Adhemar de Barros, Getúlio Vargas, Amaral Peixoto e várias pessoas da sociedade carioca e paulista freqüentavam o local."

(Fonte aqui)


Foi neste lindo lugar que estive neste final de semana para um evento de decoração que costumam fazer aqui na serra de Petrópolis. O lugar escolhido este ano para a mostra de arquitetura interior, design, iluminação e paisagismo, foi o Castelo de Itaipava que algumas pessoas já devem ter ouvido falar ultimamente com a festa que a atriz Débora Secco fez nele para o seu casamento. Essas grandes mansões hoje em dia acabaram virando locais para festas e eventos já que o custo de manutenção tornou-se praticamente inviável para as atuais famílias.

A cada ano os organizadores do Master Casa procuram uma bonita casa e, geralmente a recuperam para o evento, mostrando cada cômodo com uma decoração diferente e de extremo bom gosto.

Os artistas, arquitetos e designers são da região serrana e do estado do Rio de Janeiro e seus trabalhos são de grande competência como podem verificar nas fotos que fiz dos vários ambientes do interior e do lado de fora do Castelo, assim como admirar a beleza da natureza no entorno da construção começando por atravessar uma pontezinha sobre um bucólico rio que passa perto do Castelo.





17 comentários:

Isabela disse...

Ai, tão bom ver posts de decoração e novidades como essas!
Adorei ver uma casa medieval no trópico de capricórnio!

Achei que a amostra, porém, vai contra o novo conceito, que são grandes janelas para economizar energia e tal. Mas é compreensível, afinal é uma amostra de iluminação :p!
Mesmo assim, gostei muito, principalmente das florezinhos com as quais você posou na foto, e também os banquinhos externos.

Ah, e também a iluminação escondida com ferros que remetem a um galho com passarinhos! Que boa idéia!

Bem, é isso!

Continue com os belos posts!
beijos!

Lúcia Soares disse...

O Castelo deve ser mesmo maravilhoso. Quanto à mostra, é tipo uma Casa Cor, né? Gosto muito de ir conhecer as novidades, mas não acho muito prático pra "vida real". (Pelo menos não a minha realidade). Aproveito mais nos complementos, tipo almofadas, arranjos florais, disposição de móveis...mas os próprios têm sempre um preço "salgado". Enfim, como diversão é bom demais.

Fernanda disse...

Que lindo!

Mírian Mondon disse...

Oi Beth! Que bom que teve boas férias e se divertiu.

Show de postagem! Gostei muito e tive saudades. Já morei em Petropolis e sou fã dessa adoravel cidade que não vejo há muitos anos.

Lindas fotos no seu slideshow!

Voce conhece meu blog de decoração?
confira e me diga o que acha (essa é uma das minhas paixões)

http://montbluedesigner.blogspot.com

beijos e otima semana!

Elianne Goff disse...

Que lindo passeio Beth, o Brasil tem mesmo construcoes belissimas... e muita historia, sem duvida !!!

beijos,

Elianne Goff disse...

O slide e um show a parte !!!

bjs

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Nossa Beth que coisa linda que post maravilhoso. O slide tá show.

Eu conheco Itaipava quando por lá se vendia muita cerâmica. Eu tinha amigas que viajavam para lá para comprá-las e revendê-las no RJ. Nao sabia desse castelo. Que lindo!

Aqui, eles tb aproveitam esses casaroes antigos para fazer essas exposicoes. Mas elas sao permanentes, nos finais de semana tb ficam abertas para visita.

Uma linda semana

Um beijao

Anônimo disse...

eu amo castelos...
lindo esse...
beijos!

Wilma disse...

Lindo lugar mesmo, essas amostras são bem interessantes pra ver e tirar idéias, dps voltarei pra ver nos detalhes. Uma ótima semana procê!!!

ML disse...

Cara, este post ficou maravilhoso!
E eles deixaram fotografar, que progresso!
Você gerencia super bem o tempo: viaja pra caramba e posta muito e bem!
Eu nunca visitei este castelo.
Vamos ver se consigo esta semana.
bjnhs

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Oi Beth , vc sempre me trazendo lindas recordações de Petropolis. Eu não cheguei a conhecer esse castelo, tenho lindas fotos que meu marido tirou lá pra ue ver quando ainda estavamos longe, mas não houve uma ocasião que eu estivesse ai e fosse possivel visitar, um dia quem sabe. Sinto uma um agrande saudade de voltar ai, faz tres anos que não vou. EStou querendo ir em janeiro, quem sabe, vamso tentar programar , bjs

Anônimo disse...

Tenho muita vontade de conhecer essas belas paisagens. São lugares aparentemente maravilhosos. Visitar o Rio e Petrópolis estão na lista de desejos.

Dani dutch disse...

OI Beth, tudo bem?
Que interessante, não sabia da existência desse castelo. E nunca estive em um ainda.
Estou meio sumida, voltei de viagem ontem, mas essa semana eu coloco a casa em ordem.
Bjusss

gabriela disse...

Olá amiga Beth em primeiro lugar quero te agradeçer as palavras amigas que deixas no meu cantinho bem haja.
Amiga que lindo castelo as fotos estão lindas deve de ser um sitio maravilhoso,beijinhos e boa semana

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Que programão.
Já passei por Itaipava e nem fiquei sabendo do Castelo. Para uma próxima vez, ficarei atenta.
E o show de slides está mesmo um show. Seu blog cada vez mais lindo.
Beijos.

Cristiane A. Fetter disse...

AMo Petrópolis
Amo Itaipava
Amo Itaipava
Amo Itaipava
Amo Itaipava
Já falei o quanto gosto de Itaipava?
Não?
Amo Itaipava
Amo Itaipava
Amo Itaipava
Amo Itaipava
Também amo Correas
Amo Correas
Amo Correas
etc, etc, etc.
bjks

Ciça Donner disse...

Caramba... mana estou de boca aberta... essas fotos sao da Europa??? Que LINDO esse castelo! Nunca tinha ouvido falar nele... é maravilhoso